A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecido Epitelial TECIDO = CONJUNTO DE CÉLULAS DE MESMA FUNÇÃO Dependendo do órgão aonde se localizam, o tecido epitelial desempenha várias funções no organismo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecido Epitelial TECIDO = CONJUNTO DE CÉLULAS DE MESMA FUNÇÃO Dependendo do órgão aonde se localizam, o tecido epitelial desempenha várias funções no organismo,"— Transcrição da apresentação:

1 Tecido Epitelial TECIDO = CONJUNTO DE CÉLULAS DE MESMA FUNÇÃO Dependendo do órgão aonde se localizam, o tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, como: -proteção do corpo (pele), -absorção de substâncias úteis (epitélio do intestino) -percepção de sensações (pele). Possuem células perfeitamente justapostas (unidas por pequena quantidade de material cimentante) com pouquíssimo espaço intercelular. NÃO são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados. VER PAG. 239

2 São classificados quanto ao número de células: - Epitélios simples ou uniestratificados: quando são formados por uma só camada de células; - Estratificados: epitélios formados por mais de uma camada de células - Pseudoestratificados: epitélios que, apesar de formados por uma única camada celular, têm os núcleos celulares de diferentes alturas, o que dá a impressão de serem estratificados. Quanto à forma das células, os epitélios podem ser classificados em: - Pavimentosos: quando as células são achatadas como ladrilhos; - Cúbicos: quando as células tem forma de cubo. - Prismáticos: quando as células são alongadas, em forma de coluna. - Epitélio de transição: No epitélio que reveste a bexiga, a forma das células é originalmente cúbica, mas elas se tornam achatadas quando submetidas ao estiramento causado pela dilatação do órgão. Os tecidos epiteliais, também chamados epitélios, são classificados em dois tipos principais: epitélios de revestimentoepitélios de revestimento e epitélios glandulares.epitélios glandulares Epitélios de Revestimento Funciona como uma membrana que isola e protege o organismo, ou parte dele. Está relacionado ao revestimento e proteção de superfícies externas (por exemplo, na pele) e internas (por exemplo, no estômago). Atua, também, na absorção de substâncias, na secreção de diversos produtos, na remoção de impurezas e pode conter vários tipos de receptores sensoriais (notadamente na pele).

3 Pele: Órgão de contato Nos vertebrados, a pele é importante órgão de contato com o meio. A conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados tornou-se possível, entre outras coisas, a partir do isolamento e proteção do corpo e de mecanismos de relação do ser vivo com o meio. O tato, a visão, a olfação, a gustação e a audição são úteis no relacionamento do animal com o ambiente. A pele, órgão responsável pelas sensações táteis, apresenta diferentes tipos de sensores, que registram e informam ao ser vivo variações de temperatura (calor ou frio) e pressão (toques, choques, pancadas). A pele é, ainda, importante órgão de defesa contra diversos tipos de agentes infecciosos. Tecido Epitelial Glandular Produzem substâncias chamadas secreções, que podem ser utilizadas e outras partes do corpo ou eliminadas do organismo.

4 - Glândulas exócrinas: apresentam a porção secretora associada a canais que lançam suas secreções para fora do corpo (como as glândulas sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas) ou para o interior de cavidades do corpo (como as glândulas salivares, fígado); - Glândulas endócrinas: não apresentam dutos associados à porção secretora. As secreções são denominadas hormônios e lançadas diretamente nos vasos sanguíneos e linfáticos. Exemplos, hipófise, glândulas da tireóide, glândulas paratireódeas e glândulas adrenais; - Glândulas mistas: são glândulas endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo. É o caso do pâncreas, cuja porção exócrina secreta enzimas digestivas que são lançadas no intestino, enquanto a porção endócrina é responsável pela secreção dos hormônios insulina e glucagon. Esses hormônios atuam, respectivamente, na redução e no aumento dos níveis de glicose no sangue.

5 TRABALHO valendo 1,0 ponto Para entregar na próxima aula: Faça o resumo EM TÓPICOS dos cap. 11 e 12; Escreva uma redação, de palavras próprias, utilizando no mínimo 1 folha e no máximo 2 folhas frente e verso, explicando quais são as células que compõem os tecidos epiteliais e conjuntivos, quais são suas funções e como se formam cada um destes tecidos.


Carregar ppt "Tecido Epitelial TECIDO = CONJUNTO DE CÉLULAS DE MESMA FUNÇÃO Dependendo do órgão aonde se localizam, o tecido epitelial desempenha várias funções no organismo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google