A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Corpo Humano Turma 108 A Turma 108 B 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Corpo Humano Turma 108 A Turma 108 B 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Corpo Humano Turma 108 A Turma 108 B 2013
Turma 108 A Turma 108 B 2013

2 Corpo Humano Cada um de nós é fisicamente único, desde a forma de nossa pele até o tamanho e o formato dos nossos órgãos. O que temos em comum é um milagroso conjunto de sistemas internos, cada qual com sua própria e precisa regra de funcionamento.

3 O que é o corpo humano? Segundo Roy Clover: “ O corpo humano é a sede pulsante da vida biológica.” “O corpo humano é uma máquina intrincada e desenvolvida mais complexa e magnífica que todos os computadores e invenções que nos rodeiam. “ O corpo humano apresenta níveis de organização. Do nível mais complexo para o mais simples, temos: Corpo, sistemas, órgãos, tecidos e células. O corpo humano é formado por conjunto de sistemas internos, cada qual com sua própria e precisa regra de funcionamento que se somam nas ações para a manifestação da vida que o habita.

4

5 De que são formados os sistemas
De que são formados os sistemas? Cada sistema é formado por um conjunto de órgãos que se integram para executarem uma função específica. Exemplos Sistema Digestório, Sistema Urinário, Sistema Respiratório ...

6 Sistema Digestório

7 De que são formados os órgãos
De que são formados os órgãos? Cada órgão é formado por um conjunto de tecidos que se integram para executarem uma função. Coração – Tecido Muscular Estriado Cardíaco – Função: contrair s para bombear o sangue pelo corpo. Estômago – Tecidos epitelial, tecido muscular liso, tecido conjuntivo... Função: produzir suco gástrico e realizar a digestão

8 Tecidos, o que são? Tecido é um grupo de células integradas que desempenham uma determinada função. Tipos de tecidos: Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Exemplos: 1= Tecido conjuntivo sanguíneo 2=Tecido epitelial - Epiderme 1= 2=

9 Qual é a menor parte de nosso organismo capaz de se nutrir e realizar outras funções vitais? Célula, o que é? Unidade morfofisiológica do ser vivo.

10 Como tudo começou. Como é formado o corpo humano
Como tudo começou? Como é formado o corpo humano? Fecundação – união das células reprodutoras, espermatozoide e óvulo, resultando na primeira célula do corpo humano, a célula ovo ou zigoto. A fecundação ocorre na tuba uterina, no interior do sistema reprodutor feminino.

11 Da célula – ovo ao organismo. De 1 célula para 65 trilhões
Da célula – ovo ao organismo! De 1 célula para 65 trilhões. Isso é possível devido aos processos de multiplicação e diferenciação celular, que ocorrem a partir de sucessivas divisões do zigoto e durante a formação do embrião e depois do feto com a formação de mais de 215 tipos de células, seus tecidos , órgãos e sistemas, até formar o corpo humano.

12

13 Histologia Estudo dos tecidos no organismo humano que é pluricelular.
As células humanas estão organizadas em grupos chamados tecidos. Tipos de tecidos: Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Quais tecidos do corpo você conhece? Em que eles são diferentes uns dos outros?

14 Músculo - Tecido Muscular Características: as células desse tecido são capazes de se contrair, e assim diminuir de tamanho. São essas contrações que geram os movimentos do corpo. 1-Tecido muscular ESTRIADO ESQUELÉTICO: forma os músculos presos aos ossos, apresentam contração voluntária e as células musculares são chamadas fibras musculares e vistas ao microscópio elas apresentam estrias transversais e seus núcleos ficam situados na periferia do citoplasma, próximos a membrana plasmática.

15 2- Tecido Muscular Estriado Cardíaco
Encontrado formando o coração, apresenta contração involuntária e as células musculares são chamadas fibras musculares e vistas ao microscópio elas apresentam estrias transversais e seus núcleos ficam situados mais ao meio do citoplasma.

16 3-Tecido Muscular Liso É formado por células alongadas e afinadas nas pontas. Ele é encontrado em diversos órgãos do corpo como esôfago, intestinos, estômago, bexiga, brônquios, útero e outros. Sua contração involuntária.

17 Tecido Epitelial Epitélios de revestimento
Revestem a superfície externa do animal, formando a epiderme, e revestem as cavidades internas do tubo digestivo, sistema respiratório e vasos sanguíneos. Estes tecidos protegem as estruturas internas do corpo, permitindo as trocas gasosas ou de nutrientes. 

18 Tecidos Conjuntivos São aqueles que unem e sustentam outros tecidos, dando ao “conjunto” ao corpo; Todos os tecidos conjuntivos apresentam os mesmos componentes básicos: células que podem ser de diferentes tipos e que estão imersas em um material gelatinoso, rico em fibras de proteínas a substância fundamental ou matriz intercelular, secretada pelas próprias células do tecido. Estes materiais extracelulares são responsáveis pelas propriedades físicas dos tecidos conjuntivos e a sua presença é a principal característica deste tipo de tecido.      

19 Tipos de tecido conjuntivo:
Sanguíneo – Suas células estão mergulhas em uma substância intercelular líquida, o plasma. Função: transporte de substâncias, defesa e coagulação. Ósseo – Apresenta substância intercelular rica em sais de cálcio e em fibras de colágeno, o que torna o osso rígido e resistente. Cartilaginoso – A substância intercelular confere resistência e flexibilidade. A cartilagem reduz o atrito entre os ossos. Nos discos intervertebrais, ela dá flexibilidade à coluna e amortece os choques. Adiposo- Rico em células adiposas que armazenam gordura, por isso serve de reserva energética , também funciona como isolante térmico e protege contra choques o corpo.

20

21 Tecido Nervoso   Este tecido, fundamental na coordenação de todos os restantes, bem como na descodificação dos estímulos externos e internos, é formado, quase na totalidade, por células altamente especializadas designadas neurônios. Constitui o encéfalo, a medula espinhal e os nervos. Ele apresenta as células da gliais ou gliócitos entre os neurônios. Elas envolvem , protegem e nutrem os neurônios.

22 Navegar é preciso! http://www.youtube.com/watch?v=vIKYxeElwxI


Carregar ppt "Corpo Humano Turma 108 A Turma 108 B 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google