A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO"— Transcrição da apresentação:

1 DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO

2 Tecido Muscular É um grupo de células musculares agrupadas com vasos sanguíneos e unidas com tecido conjuntivo. Células de formato alongadoFibras. Principal funçãoMovimento. Caracteriza-se pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair , e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de responder a um estímulo nervoso.

3 PRINCIPAIS FUNÇÕES Movimento do esqueleto. Batimentos cardíacos.
Circulação sanguínea. Movimento dos órgãos. Intestino. Pulmão. Rim. Outros.

4 Tecido Muscular Características: Estriações. Um ou mais de um núcleo.
Contração voluntária ou Involuntária.

5 Tecido Muscular

6 Músculo Esquelético É o tecido que se fixa ao esqueleto.
Células longas,cilíndricas, multinucleadas e bastante estriadas. Contração: forte, rápida e voluntária Durante a contração os mm.encurtam e as células ficam mais próximasVasoconstricção. A massagem tem efeitos diretos sobre a musculatura esquelética.

7

8 Músculo Liso Conhecido como Visceral.
Células não estriadas, afiladas das duas extremidades. Mononucleada Consegue manter contração por mais tempo. Contração lenta, fraca e involuntária.

9

10 Músculo Cardíaco Encontrado apenas na parede do coração.
Fibras musculares mononucleadas alongadas, ramificadas com estrias transversais. Contração: forte, rápida, contínua e involuntária.

11

12 Tecido Nervoso Estrutura Especializada que serve como via de comunicação para o controle das atividades no interior do corpo. Enviam Impulsos nervosos eletroquímicos para todo corpo para receber estímulos e desencadear respostas.

13 TECIDO NERVOSO É formado por dois tipos celulares básicos: • Neurônios: Células que não sofrem mitose. A função dos neurônios é processar, receber e enviar informações. • Células gliais ou neuroglia: São células que sofrem mitose. A função da neuroglia é sustentação, revestimento ou isolamento, defesa e modulação da atividade neuronal (entre os neurônios).

14 TECIDO NERVOSO As fibras nervosas compreendem um axônio e envoltórios gliais. O principal envoltório é a bainha de mielina, que funciona como um isolante elétrico. Classificadas em Mielínicas e Amielínicas.

15

16 Neurônios O neurônio tem três componentes principais: corpo celular , contendo núcleo e citoplasma ao redor; dendritos, prolongamentos com função de comunicação; axônio, prolongamento com função de comunicação. Os dendritos são prolongamentos que se bifurcam perto do corpo celular e são responsáveis pela recepção dos estímulos nervosos.

17 PERICÁRIO CORPO CELULAR ou PERICÁRIO: Representa o centro trófico da célula e que também é capaz de receber estímulos. Contém o núcleo e o citoplasma perinuclear, excluindo-se porém os prolongamentos.

18 DENDRITOS Os dendritos são prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estímulos, funcionando portanto, como "antenas" para o neurônio.

19 AXÔNIOS O axônio é um prolongamento único e longo, o qual se ramifica na sua ponta terminal. Essa ramificação é o responsável pelo contato sináptico - transmissão ou estímulos. Ele é sempre envolto por substâncias, chamadas células de Schwann e por uma bainha de mielina.

20 CÉLULAS DE SCHWANN Células de Schwann: São as células que circundam os axônios, formando a bainha de mielina. Estão relacionadas à regeneração de fibras nervosas.

21 Membranas São camadas delgadas de tecidos com características distintas e diferentes funções: Revestimento externo do corpo e órgãos. Revestimento para tubos e cavidades Âncora para órgãos. Separa estruturas. Reduz atrito entre estruturas.

22 Membranas Epiteliais Formada por um Epitélio integrado sob tecido conjuntivo. Tipos: Serosa Mucosa Cutânea

23 Membrana Serosa Camada de epitélio escamoso simples apoiado sobre uma camada de tecido conjuntivo areolar. Forram cavidades ventrais (folheto parietal) e revestem órgãos nelas contidas (folheto visceral). Secretam um líquido seroso,lubrificante que ↓ atrito. Tipos: Pleura-Pulmão Pericárdio-Coração Peritônio-Abdome

24 Membranas Mucosas Camada de epitélio simples e/ou estratificado que revestem tubos e espaços na parte externa do corpo. Revestem sistemas digestório, respiratório, reprodutor e urinário. Principal função: Secretar o muco para umedecer e proteger membranas. Ex:O Muco retém patógenos Ex: Evitam úlceras

25 Membrana Cutânea Conhecida como pele.
Camada de tecido epitelial escamoso estratificado sobre tecido conjuntivo. Protege o corpo do meio ambiente. Única membrana seca.

26 Membranas Conjuntivas
São membranas sem camada de tecido epitelial. Membranas: Sinoviais Meninges Sacos de tecido Conjuntivo Fáscia

27 Sinoviais Membranas que revestem as cápsulas articulares, bainhas tendíneas e as bolsas. Secretam líquido sinovial, substância viscosa e transparente(clara de ovo) em articulações, entre mm, entre lig. e tendão, entre mm e lig. Função: Reduz atrito Nutrição Lubrificação

28 Meninges Múltiplas camadas de membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Função de proteção e revestimento de estruturas complexas. Meninges: Dura-Máter Pia-Máter Aracnóide

29 Sacos de Tecido Conjuntivo
Pericárdio Periósteo Pericôndrio

30 Pericárdio

31

32 Pericôndrio

33 Fáscia Bainha do Tecido Conjuntivo
Faixa ou Lâmina de tecido fibroso que fornece sustentação e proteção aos órgãos. É composta por tecido conjuntivo adiposo entremeado com fibras colágenas e elásticas. Funções: Revestir mm. Separar mm. Proteger mm.

34 Fáscia

35 Fáscia Restrição ou aderência podem causar diversos danos:
↓ de Movimento Padrões de compensação ↓ de circulação Tensão Muscular Dor


Carregar ppt "DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google