A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecidos Colégio Ari de Sá. Índice O que é tecido...? Tecido nervoso Tecido muscular Tecido epitelial Tecido conjuntivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecidos Colégio Ari de Sá. Índice O que é tecido...? Tecido nervoso Tecido muscular Tecido epitelial Tecido conjuntivo."— Transcrição da apresentação:

1 Tecidos Colégio Ari de Sá

2 Índice O que é tecido...? Tecido nervoso Tecido muscular Tecido epitelial Tecido conjuntivo

3 O que é Tecido...? Tecidos são conjuntos de células similares e das substâncias que a envolvem. A classificação dos tecidos baseia-se na estrutura das células; na composição das substancias não celulares que as envolvem, a matriz extracelular e nas funções das células

4 Tecido Nervoso Características: Encontra-se no cérebro, medula espinal, e nervos que percorrem o corpo. Em particular está em contacto com os músculos, regulando o seu movimento, e com os tecidos glandulares regulando a sua atividade secretora.

5 Composição: O tecido nervoso é formado por células excitáveis especializadas em transmitir estímulos ou impulsos nervosos graças a uma série muito complexa de atividades físico-químicas da sua membrana. As células que formam o tecido nervoso podem ter diversas formas, características, comprimentos e funções muito diversas, segundo o papel desempenhado por cada uma. ermagem/anatomia/tecidonervoso.htm

6 O sistema nervoso autônomo é dividido em sistema nervoso simpático, sistema nervoso parassimpático e sistema nervoso entérico. O sistema nervoso simpático responde ao perigo iminente ou stress, e é responsável pelo incremento do batimento cardíaco e da pressão arterial, entre outras mudanças fisiológicas, juntamente com a sensação de excitação que se sente devido ao incremento de adrenalina no sistema. O sistema nervoso parassimpático, por outro lado, torna-se evidente quando a pessoa está descansando e sente-se relaxada, e é responsável por coisas tais como a constrição pupilar, a redução dos batimentos cardíacos, a dilatação dos vasos sangüíneos e a estimulação dos sistemas digestivo e geniturinário. O papel do sistema nervoso entérico é gerenciar todos os aspectos da digestão, do esôfago ao estômago, intestino delgado e cólon.

7 Tecido muscular O tecido muscular é constituído por células alongadas, em forma de fibras, que se dispõe agrupadas em feixes. Essas células são capazes de se contrair e dão ao tecido muscular a capacidade de movimentar o corpo. Em nosso corpo existem três tipos de tecido: Tecido Muscular Liso Tecido Muscular estriado Tecido muscular cardíaco do Tecido Muscular Liso Tecido Muscular estriado

8 Tecido muscular estriado É capaz de contrações rápidas, com contrações voluntarias (sob o controle da vontade), denominado esquelético, por se prender aos ossos. Suas células são alongadas cilíndricas e multinucleadas. Apresentam estrias transversais típicas, formadas pela disposição paralela e regular das mio fibrilas no citoplasma. Essas mio fibrilas são constituídas por duas proteínas contráteis: a actina forma filamentos finos e a miosina filamentos mais grossos. Apresentam faixas transversais claras e escuras alternadas, o que lhes conferem o aspecto estriado. Outra característica da fibra estriada é a ocorrência dos túbulos transversos ( ou tubos T ), que são abertos para o exterior, e invadem o sarcoplasma sendo encarregados de levar os impulsos(potencial de ação) para o interior da fibra. Curiosidade: A camada do tecido conjuntivo que envolve todo o músculo é chamada epimísio; a que separa os feixes de fibras dentro do músculo é o perimísio a que fica entre as fibras é o endomísio.

9 Tecido muscular cardiaco Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária). No músculo cardíaco essa contração é vigorosa e rítmica. Essas células musculares são menores e ramificadas, intimamente unidas entre si por estruturas especializadas e típicas da musculatura cardíaca: os discos intercalares, que fazem a conexão elétrica entre todas as células do coração. Assim, se uma célula receber um estímulo suficientemente forte, ele é transmitido a todas as outras células e o coração como um todo se contrai. Curiosidade: Existem numerosas terminações nervosas no coração, mas o sistema nervoso atua apenas regulando o ritmo cardíaco às necessidades do organismo. As células musculares cardíacas são capazes de auto-estimulação, não dependendo de um estímulo nervoso para iniciar a contração. As contrações rítmicas do coração são geradas e conduzidas por uma rede de células musculares cardíacas modificadas que se localizam logo abaixo do endocárdio, tecido que reveste internamente o coração.

10 Tecido muscular liso As células musculares lisas não apresentam estriação transversal, característica das células musculares esqueléticas e cardíacas. A razão disso é que os filamentos de actina e miosina não se encontram alinhados ao longo do comprimento da célula. Nessas células a contração é involuntária e lenta. Você pode decidir quando lavar as suas mãos, mas não controla os movimentos de seu estômago ou a contração de seu coração. Ocorre nas artérias, sendo ela responsável por sua contração; ocorre também no esôfago, no estômago e nos intestinos, sendo responsável pelo peristaltismo nesses órgãos. Os movimentos peristálticos são contrações em ondas que deslocam o material alimentar dentro desses órgãos do sistema digestório.

11 É um tecido que é bem distribuído pelo nosso corpo, tendo várias funções, como: - sustentação - preenchimento - armazenamento - transporte - defesa - resistência - reparação

12 Tipos -TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO -> resistência e elasticidade (tem fibras) É o menos diferenciado e o que tem mais energia, ele preenche todos os espaços que os outros tecidos deixam, assim, eles está presente em todos os órgãos,e também embaixo da derme, estabelecendo ligação entre elas.

13 -TECIDO ADIPOSO Sua principal função é a reserva de energia, mas também atua como isolante térmico e como isolante mecânico, posicionando entre a pele e os órgãos internos. Embora tenha uma função biológica importante, esse tecido é indesejável em excesso, pois ele aumenta o peso e o volume corporal do ser. Bastante presente em animais que vivem em ambientes polares;

14 -TECIDO ÓSSEO -> substância intercelular rica em cálcio e colageno (RÍGIDO) -PRINCIPAIS FUNÇÕES: - sustentação do corpo - movimentação - proteger alguns órgãos - realizar a produção de elementos do sangue Ele é um tecido bem rígido, encontrado nos ossos dos esqueletos dos vertebrados, onde é o tecido mais abundante.

15 -TECIDO CARTILAGINOSO - flexível - resistente - branco ou acinzentado presente: - nariz, -orelha - e articulações Esse tecido reveste, protege, sustenta e dá forma a algumas partes do corpo, mas é menos rígido que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos.

16 -TECIDO SANGUÍNEO -> formação do sangue PLASMA + CÉLULA -----> glóbulos vermelhos - hemácias água / substâncias glóbulos brancos – leucócitos plaquetas ( coagulação ) É um tipo de tecido líquido, que tem como função a manutenção da vida do organismo pelo transporte de nutrientes, toxinas, oxigênio e gás carbônico.

17 Tecido epitelial: Características: - Várias camadas de células. - Possuem células justapostas - Elas forram a cavidade dos órgãos - Serve como barreira contar invasores Funções: - Protege - Impede a perda excessiva de água

18


Carregar ppt "Tecidos Colégio Ari de Sá. Índice O que é tecido...? Tecido nervoso Tecido muscular Tecido epitelial Tecido conjuntivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google