A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS II. PALADAR E OLFATO NA FOTO, UMA MOÇA LEVA UM PEDAÇO DE LIMÃO À BOCA E VAI REAGIR AO SENTIR O SABOR AZEDO DO LIMÃO. O QUE PERMITE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÓRGÃOS DOS SENTIDOS II. PALADAR E OLFATO NA FOTO, UMA MOÇA LEVA UM PEDAÇO DE LIMÃO À BOCA E VAI REAGIR AO SENTIR O SABOR AZEDO DO LIMÃO. O QUE PERMITE."— Transcrição da apresentação:

1 ÓRGÃOS DOS SENTIDOS II

2 PALADAR E OLFATO

3 NA FOTO, UMA MOÇA LEVA UM PEDAÇO DE LIMÃO À BOCA E VAI REAGIR AO SENTIR O SABOR AZEDO DO LIMÃO. O QUE PERMITE ESSA PERCEPÇÃO SÃO OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS DO PALADAR E DO OLFATO.

4 PALADAR O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO SENTIDO DO PALADAR OU GUSTAÇÃO É A LÍNGUA, QUE É UM RECEPTOR EXTERNO.

5 PAPILAS GUSTATIVAS OU LINGUAIS NA SUPERFÍCIE DA LÍNGUA, HÁ NUMEROSAS ELEVAÇÕES MICROSCÓPICAS DENOMINADAS PAPILAS GUSTATIVAS OU PAPILAS LINGUAIS.

6 PAPILAS GUSTATIVAS OU LINGUAIS SÃO FORMADAS POR CÉLULAS QUE ESTÃO LIGADAS A TERMINAÇÕES NERVOSAS CHAMADAS CORPÚSCULOS GUSTATIVOS E SE COMUNICAM COM A SUPERFÍCIE DA LÍNGUA POR POROS.

7 PAPILAS GUSTATIVAS

8 AS CÉLULAS DAS PAPILAS PERCEBEM QUATRO SENSAÇÕES GUSTATIVAS: O DOCE, O AMARGO, O SALGADO E O AZEDO (ÁCIDO). OS OUTROS SABORES QUE PERCEBEMOS SÃO RESULTADOS DA COMBINAÇÃO DESSES QUATRO SABORES BÁSICOS.

9 PAPILAS TÁTEIS NA LÍNGUA HÁ TAMBÉM AS PAPILAS TÁTEIS, QUE CAPTAM AS SENSAÇÕES: FRIO, QUENTE, DURO, MOLE, ENTRE OUTRAS.

10

11 EM CONTATO COM A LÍNGUA, AS SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES ENTRAM PELOS POROS DAS PAPILAS GUSTATIVAS E ESTIMULAM OS CORPÚSCULOS. IDENTIFICAMOS O SABOR DO ALIMENTO QUANDO OS ESTÍMULOS SENSITIVOS SÃO ENVIADOS AO CÉREBRO (RECEPTOR INTERNO) ONDE SÃO INTERPRETADOS.

12 OS POROS PAPILARES SÓ CONSEGUEM CAPTAR AS SUBSTÂNCIAS QUANDO ESTÃO NA FORMA LÍQUIDA. LOGO O ALIMENTO SÓLIDO PRECISA SER DISSOLVIDO PELA SALIVA.

13 QUANDO DEGUSTAMOS UM ALIMENTO, PERCEBEMOS OS SABORES NAS PARTES DA LÍNGUA ONDE HAJA PAPILAS GUSTATIVAS. AO MESMO TEMPO EM QUE AS CÉLULAS GUSTATIVAS ENVIAM AS MENSAGENS DE SABOR AO CÉREBRO, O NARIZ TAMBÉM ENVIA PARA LÁ AS MENSAGENS DOS CHEIROS DOS ALIMENTOS.

14 OLFATO O NARIZ É O ÓRGÃO OLFATIVO. NAS CAVIDADES NASAIS ENCONTRAM-SE AS ESTRUTURAS CAPAZES DE CAPTAR OS ODORES OU CHEIROS. O CONTATO COM O AMBIENTE É FEITO POR MEIO DAS NARINAS.

15 OLFATO AS CÉLULAS OLFATIVAS, LOCALIZADAS NO ALTO DA CAVIDADE NASAL, DETECTAM AS MOLÉCULAS DE SUBSTÂNCIAS AROMÁTICAS QUE ESTÃO PRESENTES NO AR. AS CÉLULAS OLFATIVAS SE LIGAM AO NERVO OLFATIVO.

16

17 O AR INSPIRADO CHEGA ÀS CÉLULAS OLFATIVAS, QUE SÃO SENSÍVEIS A ODORES.

18 ESTAS CÉLULAS ESTIMULADAS PELAS MOLÉCULAS DE SUBSTÂNCIAS AROMÁTICAS ENVIAM IMPULSOS NERVOSOS – PELO NERVO OLFATIVO – AO CÉREBRO. NO CÉREBRO SÃO PRODUZIDAS AS SENSAÇÕES OLFATIVAS.

19


Carregar ppt "ÓRGÃOS DOS SENTIDOS II. PALADAR E OLFATO NA FOTO, UMA MOÇA LEVA UM PEDAÇO DE LIMÃO À BOCA E VAI REAGIR AO SENTIR O SABOR AZEDO DO LIMÃO. O QUE PERMITE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google