A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 São dois modos de individuação, dois modos de temporalidade muitos diferentes. De um lado, Cronos, o tempo da medida, que fixa as coisas e as pessoas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 São dois modos de individuação, dois modos de temporalidade muitos diferentes. De um lado, Cronos, o tempo da medida, que fixa as coisas e as pessoas,"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 São dois modos de individuação, dois modos de temporalidade muitos diferentes. De um lado, Cronos, o tempo da medida, que fixa as coisas e as pessoas, desenvolve uma forma e determina um sujeito, Cronos é o tempo que reina no pólo paranóico: é o tempo do relógio, do calendário, do compromisso; é o tempo da memória, que faz história. O outro tempo, o outro modo de temporalidade é Aion, o tempo do acontecimento puro e do devir, a linha flutuante que só conhece velocidades.... Entrar em Aion é cessar de ser sujeitos para devir acontecimentos... (Deleuze, G.; Guattari, F.)

2 Cérebro Sensação Percepção

3 1. O C é rebro

4 1.1 C é rebro ou C é rebros? Teoria Modular Korbinian Brodman (1909): divisão do cérebro em 52 áreas distintas. Sperry: funções diferenciadas dos hemisférios cerebrais, o que lhe valeu o Prêmio Nobel.

5 1.2 Processos cerebrais são localizados Experiências de Lashley: Córtex de animais Wilder Penfield: Estimulação de neurônios

6 1.3 Modelo Hologr á fico Karl Pribham Pribham e David Bohm: início integração entre Física e Biologia.

7 Enquanto nosso cérebro for um mistério, o Universo, reflexo da estrutura do cérebro, também será um mistério. (Santiago Ramón y Cajal)

8 2. Neurônios Neuro-transmissores; Neuro-hormônios que, transportados pelo sangue ou pelo líquido extra celular podem afetar uma outra célula próxima ou afastada; Neuro-moduladores que são substâncias neuro ativas que não agem por via sináptica.

9 3. Mente A mente é um sistema de órgãos de computação, desenhado, por seleção natural, para resolver os tipos de problemas que nossos ancestrais encaravam nas suas maneiras de viver. Pinkert (1998) Ao fazer uma autópsia, quantas memórias, sentimentos e emoções um médico descobre? Bacon & ODonnell (1999)

10 4. Sensa ç ão O organismo humano dispõe de cerca de um bilhão de receptores. De cada órgão dos sentidos se originam seqüências de impulsos que passam por vários milhões de condutos nervosos em direção ao sistema nervoso central.

11 Sensa ç ão ou Percep ç ão? Reconhecer-se em um lugar, uma música, uma sensação é mais do que reencontrar essa sensação: é reencontrar nela o nosso próprio ser (Georges Poulet - La Dialetique d´Être)

12

13 4.1 Sistema Visual

14 Percurso Ótico Tálamo Área onde são processadas as informações visuais para a percepção Radiaç ões Visuais Região Ótica Nervo Ótico Córtex Visual Primário

15 Sistema Auditivo

16 Sistema Olfativo Essa tarde era história brasileira que balançava as árvores passando e que cheirava a maresia quando do mar soprava e quando crescendo em jasmineiros a jasmim. (Ferreira Gullar - Na Vertigem do Dia)

17 Paladar

18 Tato

19 O sentido do tato resulta da estimulação de receptores localizados nas extremidades das fibras nervosas que terminam em nossa pele. Os numerosos receptores espalhados pela pele são especializados para as diversas sensações, tais como dor, frio, quente, toque, toque contínuo e pressão.

20 Percep ç ão A percepção é uma construção, um conjunto de informações selecionadas e estruturadas, em função da experiência anterior, das necessidades e das intenções do organismo implicado ativamente numa determinada situação. M. Reuchlin

21 Percepção

22

23 O ursinho Pooh olhou para suas duas patas. Ele sabia que uma delas era a direita, e sabia que quando você se decide sobre qual delas é a direita, aí a outra é a esquerda, mas ele nunca conseguia se lembrar de como começar. (Extraído de Pinkert)


Carregar ppt "Aula 2 São dois modos de individuação, dois modos de temporalidade muitos diferentes. De um lado, Cronos, o tempo da medida, que fixa as coisas e as pessoas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google