A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Porção mais desenvolvida e mais importante do encéfalo. 80% da cavidade craniana. Diencéfalo Telencéfalo Cérebro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Porção mais desenvolvida e mais importante do encéfalo. 80% da cavidade craniana. Diencéfalo Telencéfalo Cérebro."— Transcrição da apresentação:

1

2 Porção mais desenvolvida e mais importante do encéfalo. 80% da cavidade craniana. Diencéfalo Telencéfalo Cérebro

3 GIROS – Saliências SULCOS – Depressões rasas FISSURAS – Depressões profundas. TOPOGRAFIA

4 > 100 bilhões de neurônios. Várias funções

5

6 Coberto pelo telencéfalo, em situação ímpar e mediana, podendo ser visto apenas na face inferior do cérebro.

7 Regiões: Tálamo, Hipotálamo, Epitálamo (glândula pineal), Cavidade III ventrículo.

8 Medula espinhal Medula oblonga (Bulbo) Cerebelo Mesencéfalo Diencéfalo Hemisfério Cerebral Ponte

9 DIENCÉFALO

10 Tálamo - massas pares e ovais de substância cinzenta, organizada em núcleos, com tratos de substância branca intercalados. Seus núcleos são importantes estações de transmissão até o córtex cerebral.

11

12

13 TÁLAMO HIPOTÁLAMO

14 TÁLAMO E HIPOTÁLAMO TÁLAMO HIPOTÁLAMO

15 Tem papel essencial na consciência e na aquisição do conhecimento que é denominado de cognição. (cognitione=ato de conhecer)

16 Contribui para funções motoras, conectando o cerebelo e os núcleos da base com as áreas motoras do córtex cerebral. Auxilia também na manutenção das atividades autônomas.

17 Hipotálamo – é a pequena porção do diencéfalo que se localiza abaixo do tálamo e acima da hipófise. Controla as atividades corporais relacionadas à homeostase.

18 TÁLAMO HIPOTÁLAMO

19 DIENCÉFALO hipotálamo Tálamo ponte Epitálamo

20 Controle dos SNA – controla e integra as atividades do sistema nervoso autônomo tais como: Contração dos músculos liso e cardíaco; Secreções das glândulas. Ajuda a regular atividade como o ritmo cardíaco, peristaltismo e a contração da bexiga urinária.

21 Junto com o sistema límbico, regula comportamentos de: Raiva, Agressividade, Dor, Prazer, Comportamento relacionado à excitação sexual. Regulação dos padrões emocionais e comportamentais

22 Regulação da fome e sede Controle da Temperatura corporal Controle do sono e vigília (ritmo circadiano)

23 Núcleo paraventricular Núcleo posterior Núcleo dorsomedial

24

25 Epitálamo (glândula pineal) – Aproximadamente do tamanho de uma ervilha e projeta-se da linha média posterior do III ventrículo. Secreta o hormônio melatonina, que estimula a sonolência e contribui para o estabelecimento do relógio biológico.

26 TELENCÉFALO MAIOR PORÇÃO DO CÉREBRO DIVISÃO EM 2 HEMISFÉRIOS SEPARADOS PELA FISSURA LONGITUDINAL

27 Hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Fissura longitudinal separa os hemisférios Corpo caloso - principal meio de união entre os dois hemisférios. TELENCÉFALO

28 LOBOS: FRONTAL PARIETAL TEMPORAL OCCIPITAL

29

30 Área Motora Primária Esta localizada no giro pré-central do lobo frontal, anteriormente ao sulco central. Originando-se no giro pré-central existem fibras nervosas motoras denominadas tracto piramidal.

31 Área Sensitiva Primária Localizada posteriormente ao sulco central no giro pós-central do lobo parietal. Transporta informações de sensibilidade (temperatura, tato, pressão, dor, propriocepção,etc).

32 Áreas dos Sentidos Especiais A área visual primária está localizada na porção posterior do lobo occipital. Situada ao longo da margem superior do lobo temporal, está a área auditiva primária.

33 A área referente ao sentido do olfato, a área olfatória primária, fica na superfície medial do lobo temporal. A área gustativa primária está localizada no lobo parietal, próxima do giro pós-cental.

34 LOBOS CEREBRAIS LOBO FRONTAL: Pensamento, emoções ÁREA DE BROCA Parte motora da fala Área motora voluntária SULCO CENTRAL Tato e outras áreas sensoriais LOBO PARIETAL Área de interpretação LOBO OCCIPTAL Visão CEREBELO Equilíbrio PONTE e BULBO respiração e batimentos cardíacos LOBO TEMPORAL Audição

35 CÉREBRO- Corte Sagital CORPO CALOSO HIPÓFISE HIPOTÁLAMO Ventrículo lateral PONTE MEDULA CEREBELO TÁLAMO


Carregar ppt "Porção mais desenvolvida e mais importante do encéfalo. 80% da cavidade craniana. Diencéfalo Telencéfalo Cérebro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google