A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NERVOSO Responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Grande rede de comunicações, em que as mensagens têm a forma de sinais químicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NERVOSO Responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Grande rede de comunicações, em que as mensagens têm a forma de sinais químicos."— Transcrição da apresentação:

1

2 SISTEMA NERVOSO Responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Grande rede de comunicações, em que as mensagens têm a forma de sinais químicos e elétricos num movimento incessante pelo corpo. O nosso sistema nervoso se divide em duas partes:Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico(SNP).

3 ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO HUMANO

4 Divisão do Sistema Nervoso

5 SNC: Recebe, analisa, e integra informações. É aonde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. SNP: Carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores.

6 Sistema Nervoso Central Capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Constituído de: Encéfalo Medula Espinhal

7 Histologia Células da Glia: Astrócitos: participam no metabolismo de neurotransmissores e mantém o k+ para a geração de impulsos nervosos pelos neurônios do SNC, participam no desenvolvimento do encéfalo, auxiliam a formar a barreira hematoencefálica Oligodendrócitos: produzem a bainha de mielina em torno dos axônios dos neurônios do SNC

8

9 Histologia Microglia: células fagocitosas que englobam e destroem os restos celulares no SNC Células ependimárias: revestem os ventrículos do encéfalo e o canal central da medula espinal, forma o líquido cerebroespinhal e auxiliam na circulação do mesmo

10 O encéfalo e a medula são formados por células da neuroglia, que funcionam como isolante elétrico impedindo que o impulso nervoso se propague desordenadamente pelo sistema nervoso. Astrócitos: maiores células da glia, formam a barreira hematoencefálica, retira excessos de íons e de neurotransmissores do sistema Micróglia: células com capacidade de realizar fagocitose – células de defesa Oligodendrócitos: forma a bainha de mielina no SNC Células Ependimárias: revestem as cavidades do encéfalo e da medula ( líquido cefalorraquidiano)

11 Anatomia Gânglio cerebral (encéfalo) e da medula espinhal São rodeados por membranas das meninges, por ossos do crânio e vértebras.

12

13 Proteção do Sistema Nervoso Central Óssea: Caixa Craniana, Coluna Vertebral Conjuntiva: Meninges Líquida: Líquor

14 MENINGES: Camada de tecido conjuntivo que envolvem o Sistema Nervoso Central Dura – máter Aracnóide Pia - máter

15 O ENCÉFALO SE DIVIDE EM: Cérebro Cerebelo Tronco encefálico. Mesencéfalo. Ponte. Bulbo

16

17

18 CÉREBRO: É o principal órgão, mais volumoso e centro do sistema nervoso. O cérebro é um centro de controle do movimento do sono, fome, sede e quase todas as atividades vitais necessárias para a sobrevivência. Está encarregado ainda de receber e interpretar os inúmeros sinais enviados pelo organismo e pelo exterior. DIVISÕES DO ENCÉFALO:

19 Funções do Encéfalo

20 Córtex Cerebral Lobos: Frontal Parietal Temporal Occipital

21

22 Substância Cinzenta e Sustância Branca

23

24 Sistema Límbico Funções: Comportamento Emocional Memória Aprendizado Emoções

25 Sistema Límbico

26 Cérebro Controla os movimentos. Recebe e interpreta os estímulos sensitivos, Coordena os atos da inteligência,da memória,do raciocínio e da imaginação Composto por dois hemisférios conectados ao corpo caloso O interior do cérebro contém o gânglio basal, que está envolvido no controle do movimento, e o sistema límbico, que atua fazendo uma ligação entre as funções cognitivas superiores e as respostas emocionais primitivas

27 CEREBELO: É a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e pelo controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários.

28 O Tálamo é responsável pela condução dos impulsos ás regiões apropriadas do cérebro, onde eles devem ser processados. O hipotálamo é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, sendo um dos principais responsáveis pela homeostase corporal. Faz ligação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas. TÁLAMO E HIPOTÁLAMO

29 Mesencéfalo: está envolvido na recepção e coordenação de informações sobre o grau de contração dos músculos (tônus muscular) e sobre a postura corporal. TRONCO ENCEFÁLICO Faz a conexão entre o cérebro e a medula espinhal Se divide em 3 partes:

30 Tronco Encefálico

31 Bulbo

32 Mesencéfalo e Ponte

33

34 Ponte: É constituída principalmente por fibras nervosas que ligam ao córtex cerebral ao cerebelo. Tem um importante papel na condução de impulsos, fazendo a conexão entre o bulbo e os demais órgãos do encéfalo. Bulbo: É um órgão condutor de impulsos nervosos, relaciona -se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial e alguns tipos de reflexos.

35 BARREIRA HEMATOENCEFÁLICA É um conjunto complexo de defesa do cérebro que o protege de possíveis tóxicos. Os capilares no encéfalo são muito menos permeáveis que a maioria dos capilares do corpo, e eles excluem muitas moléculas que atravessam os outros vasos capilares. Estes capilares relativamente impermeáveis são conhecidos como barreira hematoencefálica.

36 É um cordão cilíndrico que parte da base do encéfalo e percorre quase toda a coluna vertebral. Atua como uma estação nervosa retransmissora. Possui dois sistemas de neurônios: o sistema descendente que controla funções motoras dos músculos, regula funções como pressão e temperatura e transporta sinais originados no cérebro até seu destino. O sistema ascendente transporta sinais sensoriais das extremidades do corpo até a medula e de lá para o cérebro. MEDULA ESPINHAL

37 Medula Espinhal Extensão do cérebro, estendendo-se da base do crânio até logo abaixo das costelas. É coberta por membranas Banhada pelo líquor. Cercada por um conjunto de ossos chamados vértebras que formam a coluna vertebral.

38 Medula

39

40 Na região mais profunda encontra a massa branca que é feita principalmente de axônio mielinizados com poucos corpos celulares dos neurônios. Na superfície do encéfalo se encontra a massa cinzenta,corpos de neurônios,região também chamada de córtex cerebral.Nela são armazenadas as informações,percebidos os sentidos,processados os dados de estímulos externos e estimuladas contrações musculares.

41 Acidente Vascular Cerebral O acidente vascular cerebral, ou acidente vascular encefálico, vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito, que pode ocorrer por dois motivos: isquemia (falta de suprimento sangüíneo para um tecido orgânico) ou hemorragia.

42 O ÁLCOOL NO CÉREBRO As pessoas quando bebem têm problemas com o equilíbrio, coordenação e juízo, além de reagirem mais lentamente a estímulos.Todos esses sinais físicos ocorrem devido à forma como o álcool afeta o cérebro e o sistema nervoso central. O álcool afeta a química do cérebro, alterando níveis de neurotransmissores.

43 O álcool aumenta os efeitos do neurotransmissor inibitório no cérebro causando os movimentos lentos e a fala enrolada que freqüentemente se observam nos alcoólatras. Ao mesmo tempo, o álcool inibe o neurotransmissor excitatório, suprimindo os efeitos estimulantes e levando a um tipo de retardamento fisiológico. O álcool aumenta a quantidade de dopamina no sistema nervoso central, que cria as sensações de prazer.

44 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DANGELO, J.G.; FATTINI, C.A. Anatomia humana básica. Rio de Janeiro: Atheneu,1988. SILVERTHON, D. Fisiologia Humana: Uma abordagem Integrada. 2 ed. São Paulo: Manole, SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Disponível em:


Carregar ppt "SISTEMA NERVOSO Responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Grande rede de comunicações, em que as mensagens têm a forma de sinais químicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google