A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema nervoso Conceito:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema nervoso Conceito:"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema nervoso Conceito:
As funções orgânicas, bem como a integração do animal no meio ambiente estão na dependência de um sistema especial denominado sistema nervoso. Isto significa que este sistema controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo.

2 Vesículas primordias O SNC origina-se do tubo neural que,
na sua extremidade cranial, apresenta três dilatações denominadas vesículas primordiais: Prosencéfalo, mesencéfalo e o rombencéfalo. O restante do tubo é a medula primitiva.

3 Telencéfalo O Prosencéfalo Diencéfalo O mensencéfalo Mesencéfalo Metencéfalo O Rombencéfalo Mielencéfalo

4 Telencéfalo Diencéfalo Cérebro Mesencéfalo Mesencéfalo Metencéfalo Cerebelo e ponte Bulbo Mielencéfalo

5

6

7 Ventrículo encefálicos e suas comunicações
Nas transformações sofridas pelas vesículas primordias, a luz do tubo neural primitivo permanece e apresenta-se dilatadas em algumas das subdivisões da aquelas vesículas, constituindo os chamados ventrículos que se comunicam entre si:

8 Forame interventricular
A luz do telencéfalo corresponde aos ventrículos laterais (direito e esquerdo). Forame interventricular A luz do diencéfalo corresponde ao terceiro ventrículo. Aqueduto cerebral A luz do rombencéfalo corresponde ao quarto ventrículo.

9

10

11 Divisão do sistema nervoso
Sistema Nervoso Central ( SNC ) Sistema Nervoso Periférico ( SNP ) Sistema Nervoso Autônomo (SNA) Meninges O encéfalo e a medula espinhal são envolvidos e protegidos por lâminas ou membranas de tecido conjuntivo chamados, em conjunto, meninges.

12 Estas lâminas são, de fora para dentro:
Meninges Estas lâminas são, de fora para dentro: Dura-máter É a mais espessa delas Partem fibras delicadas, constituindo uma rede semelhante a uma teia de aranha Aracnóide

13 É a mais fina, está intimamente aplicada ao encéfalo e à medula.
Pia-máter A aracnóide é separada da dura- máter por um espaço denominado espaço subdural e da pia-máter pelo espaço subaracnóide, onde circula o líquor.

14

15

16

17

18

19

20 Líquor No espaço subaracnóide e nos ventrículos circula um líquido de composição química pobre em protéinas, denominado líquido cérebro-espinhal ou líquor, sendo uma de suas mais importantes funções proteger o SNC, agindo como amortecedor de choques. O líquor pode ser retirado e o estudo de sua composição pode ser valioso para diagnóstico de doenças. É produzido no Plexo Coróides ( ventrículos laterais).

21

22

23 Divisão do Sistema Nervoso Central
Encéfalo e medula Cérebro Cerebelo Encéfalo Tronco Encefálico mesencéfalo Tronco Encefálico ponte bulbo

24 A maior parte do encéfalo corresponde ao cérebro
A maior parte do encéfalo corresponde ao cérebro. Na superfície dos dois hemisférios cerebrais apresentam-se sulcos que delimitam giros. O cérebro pode ser dividido em lobos, correspondendo cada um, ao osso do crânio com que guardam relação. Assim temos um lobo frontal, occipital, parietal e temporal.

25

26

27 Disposição da substâncias branca e cinzenta do SNC
A observação atenta de um corte de encéfalo e medula, permite reconhecer áreas claras e áreas escuras que representam, respectivamente, o que se chama de substância branca e substância cinzenta. A primeira está constituída de fibras mielínicas e a segunda de corpos de neurônios.

28 Cérebro Medula espinhal
No cérebro podemos visualizar uma massa de substância branca, revestida externamente por uma fina camada de substância cinzenta. O córtex. Medula espinhal Na medula, a substância cinzenta forma um eixo central contínuo ( H medular ) envolvido por uma substância branca.


Carregar ppt "Sistema nervoso Conceito:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google