A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NERVOSO Silmara de Jesus Jorge. O corpo possui 2 centros de coordenação: o sistema endócrino que faz ajustes mais lentos através de glândulas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NERVOSO Silmara de Jesus Jorge. O corpo possui 2 centros de coordenação: o sistema endócrino que faz ajustes mais lentos através de glândulas."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NERVOSO Silmara de Jesus Jorge

2 O corpo possui 2 centros de coordenação: o sistema endócrino que faz ajustes mais lentos através de glândulas e hormônios e o sistema nervoso, responsável pelas respostas rápidas através dos impulsos nervosos. O sistema nervoso possui 3 funções básicas: 1. Função sensitiva: sente as alterações (estímulos) dentro do corpo (meio interno) e no ambiente (meio externo). 2. Função integradora: analisa a informação sensitiva, armazena uma parte dela, e toma decisões sobre os comportamentos apropriados. 3. Função motora: responde aos estímulos iniciando a ação em forma de contrações musculares ou secreções glandulares.

3 O sistema nervoso tem 2 divisões principais: cérebro Sistema Nervoso Central encéfalocerebelo SNCtronco encefálico medula espinhal Sistema nervoso perifériconervos cranianos SNP nervos espinhais

4 NEURÔNIOS Todo o sistema nervoso possui uma célula vital chamada neurônio. Os neurônios ou células nervosas, são células especializadas na capacidade de captar estímulos externos como dor, calor e frio e conduzi- los através do organismo, sob a forma de impulso nervoso. O neurônio é formado por corpo celular e prolongamentos (axônio e dendritos).

5 NEURÔNIO

6 SINAPSES As sinapses são articulações terminais estabelecidas entre: 1. Neurônio e neurônio: interneurais; 2. Neurônio e fibra muscular: neuromuscular; 3. Neurônio e célula glandular: neuroglandular. Um neurônio não se comunica diretamente com outro neurônio, nem com músculo ou glândula, existe entre eles um espaço denominado sinapse, onde um neurônio transmite um impulso para outro através de mediadores químicos ou neurormônios. Os neurormônios mais comuns são a adrenalina e acetilcolina.

7 SINAPSE

8 NEURÓGLIA Tecido nervoso diferenciado encontrado principalmente no sistema nervoso central que exerce a função de sustentação e reparação do tecido nervoso com eliminação de dendritos resultantes de lesões no sistema nervoso. È formado por células chamadas, astrócitos, oligodendócitos e micróglia.

9 NEURÓGLIA

10 SISTEMA NERVOSO CENTRAL O SNC é formado pelo encéfalo e medula espinhal. O encéfalo é composto de aproximadamente 100 bilhões de neurônios neuróglia. Tem forma de cogumelo e divide-se em 3 partes: 1. Cérebro 2. Cerebelo 3. Tronco do encéfalo

11 ENCÉFALO O encéfalo é protegido pelos ossos cranianos, pelas meninges e pelo líquido cerebroespinhal ou cefalorraquidiano (líquor). As meninges são 3 membranas que envolvem todo o SNC com a função de nutri-lo e protegê-lo. são elas: 1. Dura-máter: meninge externa em contato com o osso. 2. Aracnóide: meninge média. 3. Pia-máter: meninge interna em contato com órgãos do SNC.

12 MENINGES

13 CÉREBRO É o maior e mais volumoso órgão do encéfalo, ocupando quase que todo o crânio. É ovalado, com sua porção mais longa voltada para trás. Tem o peso de 1200gr no homem e 1050gr na mulher. O cérebro subdivide-se em: 1. Diencéfalo: tálamo e hipotálamo 2. Telencéfalo: córtex cerebral

14

15 DIENCÉFALO 1. TÁLAMO: câmara interna que serve como estação de transmissão para os impulsos sensitivos provenientes de outras partes do SNC até o córtex cerebral. 2. HIPOTÁLAMO: pequena porção abaixo do tálamo que coordena as funções vegetativas ( temperatura, fome, sede, liberação de hormônios pela hipófise).

16 TÁLAMO E HIPOTÁLAMO

17 TELENCÉFALO Sua superfície é composta por uma grande área de substância cinzenta (formada por corpos de neurônios), chamada CÓRTEX CEREBRAL. As funções do córtex são numerosas e pode ser divididas em 3 áreas: 1. Áreas sensitivas: recebem e interpretam os impulsos nervosos. 2. Áreas motoras: controlam o movimento muscular. 3. Áreas de associação: memória, emoção, raciocínio, vontade, julgamento, traços de personalidade e inteligência.

18 CÓRTEX CEREBRAL

19 Uma fissura longitudinal do cérebro separa o telencéfalo em metades direita e esquerda ou hemisférios cerebrais. Internamente, os hemisférios cerebrais são conectados por um grande feixe de fibras nervosas formadas por substância branca (prolongamentos de neurônios) denominado de CORPO CALOSO.

20

21 HEMISFÉRIOS CEREBRAIS Cada hemisfério é subdividido em 4 lobos que recebem o nome dos ossos do crânio abaixo do qual estão situados: 1. Lobo frontal: pensamentos, emoções 2. Lobo parietal: sensações e movimentos 3. Lobo temporal: audição, fala, gustação, olfato 4. Lobo occipital: visão

22 LOBOS CEREBRAIS

23 ÁREAS CEREBRAIS

24 CEREBELO O cerebelo possui 2 hemisférios cerebelares unidos pelo vérmix cerebelar A superfície do cerebelo é cinzenta denominada córtex cerebelar. Sob o córtex, há substância branca, que lembra ramos de uma árvore.

25 FUNÇÕES DO CEREBELO 1. O cerebelo coordena os músculos esqueléticos 2. Mantém o tônus muscular normal 3. Coordena o equilíbrio corporal

26 TRONCO DO ENCÉFALO O tronco encefálico consiste de : 1. Bulbo ou Medula Oblonga 2. Ponte 3. Mesencéfalo

27 BULBO Bulbo ou Medula Oblonga é uma continuação da medula espinhal e forma aparte inferior do encéfalo. O bulbo é responsável pelo centro cardiorespiratório (regula a força e ritmo dos batimentos cardíacos, freqüência respiratória), deglutição, vômito, tosse, espirro, soluço, salivação e lacrimação.

28 BULBO

29 PONTE E MESENCÉFALO A ponte liga a o bulbo ao restante do encéfalo e as partes do encéfalo umas com as outras. A ponte é responsável pelo controle dos músculos faciais e mastigadores e auxilia o bulbo a regular a respiração. O mesencéfalo conecta (liga) a ponte ao diencéfalo. Ele conduz impulsos motores do cérebro ao cerebelo e medula espinhal e impulsos sensitivos da medula espinhal ao tálamo. Também regula o movimento dos olhos e parte das sensações de equilíbrio.

30 BULBO, PONTE E MESENCÉFALO

31 MEDULA ESPINHAL A medula espinhal está localizada no canal vertebral. Além de protegida pelas vértebras, a medula é protegida pelas meninges, líquor e ligamentos vertebrais. O comprimento da medula espinhal varia entre 42 a 45 cm e consiste de 31 segmentos medulares, cada um originando 1 par de nervos espinhais. Tem sua origem em C1 e término em L2.

32 FUNÇÕES DA MEDULA ESPINHAL 1. Conduzir os impulsos nervosos sensitivos da periferia ao encéfalo, e os impulsos motores, do encéfalo para a periferia do corpo. 2. Servir como centro reflexo. Os reflexos são respostas automáticas, rápidas e previsíveis às alterações do meio.

33 SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO

34 O Sistema Nervoso Periférico é formado por 31 pares de nervos espinhais e 12 pares de nervos cranianos. Os nervos podem ser classificados em sensitivos, motores ou mistos. 1. Nervos sensitivos: são aqueles que conduzem ao cérebro a sensação sensitiva. 2. Nervos motores: são aqueles que conduzem à periferia do corpo as ordens de movimento, elaboradas pelo cérebro 3. Nervos mistos: são aqueles que possuem fibras nervosas sensitivas e motoras

35 NERVOS ESPINHAIS Os 31 pares de nervos espinhais são mistos, denominados e numerados de acordo com a região e nível da medula espinhal de que eles emergem. Existem: 8 pares de nervos cervicais 12 pares de nervos torácicos 5 pares de nervos lombares 5 pares de nervos sacrais 1 par de nervos coccígenos.

36 NERVOS ESPINHAIS

37

38 Os nervos espinhais estão unidos à medula espinhal por meio de uma raiz dorsal (posterior) sensitiva e uma raiz ventral (anterior) motora. Todos os nervos espinhais são mistos. O primeiro par de nervos cervical emerge entre a vértebra Atlas e o osso occipital. Todos os demais nervos espinhais saem do canal vertebral pelos correspondentes forames intervertebrais correspondentes.

39 MEDULA ESPINHAL

40 NERVOS CRANIANOS Os nervos cranianos saem do encéfalo, e constam de 12 pares que se dividem quanto a função em: sensitivos, motores e mistos.

41 PARNERVOTIPOFUNÇÃO 1ºOLFATÓRIOSENSITIVOOLFATO 2ºÓPTICOSENSITIVOVISÃO 3ºOCULOMOTORMOTORMOVE OS OLHOS 4ºTROCLEARMOTORMOVE OS OLHOS 5ºTRIGÊMEOMISTO 1. OFTÁLMICO: ROSTO 2. MAXILAR :DENTES SUP 3. MANDIBULAR: DENTES INF 6ºABDUCENTEMOTORMOVE OS OLHOS 7ºFACIALMISTOMÍMICA FACIAL 8º VESTIBULOCOCLEAR SENSITIVOAUDIÇÃO 9ºGLOSSOFARÍNGEOMISTOGUSTAÇÃO, SALIVAÇÃO 10ºVAGOMISTOCORAÇÃO, PULMÕES DIGESTÓRIO 11ºACESSÓRIOMOTORFONAÇÃO, NUCA 12ºHIPOGLOSSOMOTORMOVE A LÍNGUA

42


Carregar ppt "SISTEMA NERVOSO Silmara de Jesus Jorge. O corpo possui 2 centros de coordenação: o sistema endócrino que faz ajustes mais lentos através de glândulas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google