A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os 5 sentidos do Corpo Humano Tato, Visão, Audição, Olfato e Paladar Ciências 8º ANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os 5 sentidos do Corpo Humano Tato, Visão, Audição, Olfato e Paladar Ciências 8º ANO."— Transcrição da apresentação:

1 Os 5 sentidos do Corpo Humano Tato, Visão, Audição, Olfato e Paladar Ciências 8º ANO

2 Professora Bárbara Lemos3

3 4 Tato Este sentido nos permite perceber as vibrações e toques. Para isso contamos com neurônios sensoriais em nossa pele: Estruturas encontradas em todas as regiões do corpo Corpúsculo de Vater-Pacini: percebe vibrações e movimentos rápidos dos tecidos;

4 Professora Bárbara Lemos5 Tato Discos de Merkel: percebem toques contínuos de objetos contra a pele. Percebem o tato e a pressão. Terminações nervosas livres: associadas a percepção de estímulos mecânicos, térmicos e pricipalmente de dor.

5 Professora Bárbara Lemos6 Estruturas encontradas em regiões sem pelo (lábios, mamilos, pontas dos dedos, etc): Corpúsculos de Meissner: identificam toques leves e vibrações; Corpúsculos de Krause: são receptores térmicos do frio. Ficam na região limite entre a pele e a membrana das mucosas. Corpúsculos de Ruffini: são receptores térmicos de calor. (encontrados SOMENTE em regiões SEM PELOS)

6 Professora Bárbara Lemos7

7 8 Visão É através dos olhos que conseguimos enxergar tudo o a nossa volta. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação. Os olhos ficam nas cavidades oculares e possuem as estruturas: retina, esclerótica, coróide, humor aquoso, humor vítreo, cristalino, pupila, íris e córnea.

8 Professora Bárbara Lemos9

9 10 Esclerótica: membrana que envolve e protege os globos oculares e onde se fixam os músculos que movimentam os olhos. (é a parte BRANCA do olho). Coróide: membrana que fica entre a esclerótica e a retina e tem a função de nutir e absorver a luz que chega a retina. Possui muitos vasos sanguíneos e melanina. Retina: membrana que fica na parte interna do olho, e onde são formadas as imagens. Lá encontramos as células bastonetes (percebem a luminosidade e forma dos objetos) e as células cones (distinguem as cores).

10 Professora Bárbara Lemos11 Humor Vítreo: líquido que preenche o globo ocular. É viscoso e transparente, mas com o passar dos anos pode perder sua transparência, o que chamamos de catarata. Humor Aquoso: líquido que fica entre o cristalino e a íris. Cristalino: é uma lente biconvexa que orienta a luz até a retina. Íris: estrutura muscular e de cor variável. (é a parte COLORIDA dos olhos).

11 Professora Bárbara Lemos12 Pupila: orifício que fica no meio da ÍRIS, e é por onde passa a luz. ÍRIS E PUPILA, juntas, REGULAM A QUANTIDADE DE LUZ QUE ENTRAM NOS OLHOS. Córnea: membrana transparente que fica na frente da íris, funciona como uma lente. Mácula e Fóvea: onde a imagem será formada na retina. Ponto cego: local onde não há células fotorreceptoras.

12 Professora Bárbara Lemos13

13 Professora Bárbara Lemos14 Órgãos Anexos dos Globos Oculares

14 Professora Bárbara Lemos15 Como a visão se forma

15 Professora Bárbara Lemos16 Doenças relacionadas a visão Hipermetropia: quando o globo ocular é curto e a imagem se forma depois da retina. Usa-se lentes convergentes (convexas) para acertar a visão

16 Professora Bárbara Lemos17 Miopia: quando o globo ocular é longo e a imagem se forma de antes da retina. Usa-se lentes divergentes (côncavas) para acertar a visão

17 Professora Bárbara Lemos18 Astigmatismo: é uma deficiência ocular, na qual a córnea possui um formato mais ovalado, ao invés de ser arredondado e liso. Isto faz com que a luz se caracteriza pela formação da imagem em vários focos, em eixos diferenciados. Usa-se lentes de contato ou óculos com lentes tóricas ou cilíndricas

18 Professora Bárbara Lemos19 Presbiopia: é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade. Pessoas com hipermetropia ou Diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente, ao redor dos 35 anos de idade.

19 Professora Bárbara Lemos20 Galucoma: é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico.

20 Professora Bárbara Lemos21 Catarata: é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino.

21 Professora Bárbara Lemos22 Daltonismo: Anomalia hereditária recessiva ligada ao cromossomo sexual X. É uma deficiência na visão que dificulta a percepção de uma ou de todas as cores. É assim que um daltônico vê um semáforo!

22 Professora Bárbara Lemos23 TESTE DE DETECÇÃO DO DALTONISMO: Que número você vê???

23 Professora Bárbara Lemos24 E agora, que número você vê?

24 Professora Bárbara Lemos25 Isso seria o certo!

25 Professora Bárbara Lemos26 Audição Este sentido é responsável pela percepção e interpretação das ondas sonoras. O som é produzido por ondas de compressão e descompressão alternadas do ar.

26 Professora Bárbara Lemos27

27 Professora Bárbara Lemos28 A captação do som até sua percepção e interpretação é uma seqüência de transformações de energia, iniciando pela sonora, passando pela mecânica, hidráulica e finalizando com a energia elétrica dos impulsos nervosos que chegam ao cérebro.

28 Professora Bárbara Lemos29 Energia Sonora – Orelha Externa: O pavilhão auditivo capta e canaliza as ondas para o canal auditivo e para o tímpano O canal auditivo serve como proteção e como amplificador de pressão Quando se choca com a membrana timpânica, a pressão e a descompressão alternadas do ar adjacente à membrana provocam o deslocamento do tímpano para trás e para frente.

29 Professora Bárbara Lemos30 Energia Mecânica – Orelha Média: O centro da membrana timpânica conecta-se com o cabo do martelo. Este, por sua vez, conecta-se com a bigorna, e a bigorna com o estribo. Essas estruturas, encontram-se suspensas através de ligamentos, razão pela qual oscilam para trás e para frente.

30 Professora Bárbara Lemos31 Energia Hidráulica – Orelha Interna: À medida que cada vibração sonora penetra na cóclea, a janela oval move-se para dentro, lançando o líquido da escala vestibular numa profundidade maior dentro da cóclea. A pressão aumentada na escala vestibular desloca a membrana basilar para dentro da escala timpânica; isso faz com que o líquido dessa câmara seja empurrado na direção da janela oval, provocando, por sua vez, o arqueamento dela para fora.

31 Professora Bárbara Lemos32 Assim, quando as vibrações sonoras provocam a movimentação do estribo para trás, o processo é invertido, e o líquido, então, move-se na direção oposta através do mesmo caminho, e a membrana basilar desloca-se para dentro da escala vestibular.

32 Professora Bárbara Lemos33 Paladar É a capacidade de reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. Na língua existem pequenas estruturas, chamadas papilas que vão perceber o alimento. As papilas táteis percebem a forma e volume, enquanto que as papilas gustativas distiguem os 4 sabores primários (azedo, doce, salgado e amargo). Das combinações das quatro sensações gustatórias, surgem centenas de outros sabores.

33 Professora Bárbara Lemos34 Paladar As dezenas de papilas linguais (táteis e gustativas) presentes na superfície da língua captam os quatro sabores primários, ou as quatro sensações gustatórias: doce, salgado, azedo ou ácido e amargo.

34 Professora Bárbara Lemos35

35 Professora Bárbara Lemos36

36 Professora Bárbara Lemos37

37 Professora Bárbara Lemos38 Olfato Por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores. O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pêlos sensoriais (um cachorro tem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada qual com pelo menos 100 pêlos sensoriais). Os receptores olfativos são neurônios genuínos, com receptores próprios que penetram no sistema nervoso central.

38 Professora Bárbara Lemos39 A cavidade nasal, que começa a partir das janelas do nariz, está situada em cima da boca e debaixo da caixa craniana. Contém os órgãos do sentido do olfato, e é forrada por um epitélio secretor de muco. Ao circular pela cavidade nasal, o ar se purifica, umedece e esquenta. O órgão olfativo é a mucosa que forra a parte superior das fossas nasais - chamada mucosa olfativa ou amarela, para distingui-la da vermelha - que cobre a parte inferior.

39 Professora Bárbara Lemos40 A mucosa vermelha é dessa cor por ser muito rica em vasos sangüíneos, e contém glândulas que secretam muco, que mantém úmida a região. Se os capilares se dilatam e o muco é secretado em excesso, o nariz fica obstruído, sintoma característico do resfriado. A mucosa amarela é muito rica em terminações nervosas do nervo olfativo. Os dendritos das células olfativas possuem prolongamentos sensíveis (pêlos olfativos), que ficam mergulhados na camada de muco que recobre as cavidades nasais. Os produtos voláteis ou de gases perfumados ou ainda de substâncias lipossolúveis que se desprendem das diversas substâncias, ao serem inspirados, entram nas fossas nasais e se dissolvem no muco que impregna a mucosa amarela, atingindo os prolongamentos sensoriais.

40 Professora Bárbara Lemos41

41 Professora Bárbara Lemos42

42 Professora Bárbara Lemos43

43 Professora Bárbara Lemos44 Olfato e Paladar Confundimos gostos e cheiros, isso porque as sensações olfativas e gustativas trabalham em parceria. Quando sentimos o cheiro de algum alimento que apreciamos, por exemplo, liberamos saliva como se estivéssemos degustando tal alimento. Outro exemplo clássico da co-relação entre o olfato e o paladar é o que ocorre ao nos alimentarmos quando estamos resfriados e a comida parece não ter gosto. Na verdade, o que não sentimos são os odores que os alimentos liberam assim que os colocamos na boca.

44 Professora Bárbara Lemos45

45 Professora Bárbara Lemos46

46 Professora Bárbara Lemos47 Referências Bibliográfica:


Carregar ppt "Os 5 sentidos do Corpo Humano Tato, Visão, Audição, Olfato e Paladar Ciências 8º ANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google