A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Novembro de 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Novembro de 2006."— Transcrição da apresentação:

1 1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Novembro de 2006

2 2 Indicadores Mensais 2006 Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) ,4 23, ,6 8,6 23, ,7 10,0 27, ,7 9,3 26, ,3 10,5 28, ,8 10,1 25, ,4 10,7 27, ,4 11,1 28, ,3 10,7 29, ,2 11,3 29, ,7 11,5 24, ,7 14,5 26, ,6 127,6 27, ,6 JanFev Mar Abr Mai JulJun Ago Set OutDezNov TOTAL Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 2006 JanFev Mar Abr Mai JulJun Ago Set OutDezNov* TOTAL 141,3 24, ,1 12,0 27, ,7 10,9 26, ,1 12,4 24, ,7 11,7 26, ,8 13,0 24, ,1 O mês de outubro totalizou R$ 14 bilhões em transações, crescimento 23,4% superior ao mesmo período do ano passado. 12,7 26, ,8 13,4 25, ,6 13,7 23, ,3 13,0 21, ,5 14,0 23, ,7 14,5 26, ,1

3 3 O ano de 2006 e o Cartão de Crédito Novembro deverá movimentar R$ 14,5 bi Crescimento 26,2% superior a nov/2005 Dezembro deverá totalizar R$ 18,1 bi Crescimento 25,3% superior a dez/2005 Volume R$ em ,6 mi R$ 159,4 bi Crescimento de 25% em comparação com 2005 Cartões em 2006 Crescimento de 15% em comparação com 2005 Fonte: Pesquisas Credicard-Itaú 2006

4 4

5 5 A pesquisa de Hábitos e Atitudes Capitais (mesmas 11 cidades) + Interior de SP (Bauru + Rib Preto) + 12 cidades dos Interiores de diversos Estados Universo Idade de 18 a 75 anos / 30-39/ 40-49/ /57-75 Renda Pessoal Mínima de R$ 151,00 ou mais por mês / / / / / / Homens e Mulheres, bancarizados ou não Amostra: casos Trabalho de campo realizado entre junho e setembro de 2006

6 6 O Cartão de Crédito no BRasil A penetração de Cartões de Crédito no Brasil é de 33% do público com anos, urbano, com renda superior a R$ 151 Fonte: Pesquisas Credicard-Itaú 2006 Norte / Nordeste Penetração: 33% Possuidores BR: 19% Centro-Oeste Penetração: 35% Possuidores BR: 8% Sudeste Penetração: 34% Possuidores BR: 59% Sul Penetração: 31% Possuidores BR: 14%

7 7 O Cartão de Crédito no Brasil A média do brasileiro é de 1,43 cartão/portador Sudeste: mercado mais explorado, com mais pessoas tendo cartões em quantidades menores Centro Oeste: maior renda da população e menor quantidade de cartões por portador Norte/Nordeste: concentração de renda e maior carência de crédito Sul: menor penetração, mas com maior número de cartões/portador 1,39 cartão/portador 1,31 cartão/portador 1,56 cartão/portador 1,46 cartão/portador Fonte: Pesquisas Credicard-Itaú 2006

8 8 O perfil dos possuidores MasculinoFeminino Penetração de cartões por faixas de Renda Pessoal Mensal Quando maior a renda, maior a penetração; Entre a população que ganha R$ ou mais por mês, 8 em cada 10 possuem cartões 55% dos portadores de cartão de crédito são homens 45% dos portadores de cartão de crédito são mulheres Fonte: Pesquisas Credicard-Itaú 2006

9 9 Principais vantagens do Cartão de Crédito O principal motivo para posse de cartão é a adequação/controle de gastos O limite de crédito impacta no número de cartões: Quando satisfatório, não há necessidade de outro(s) cartão(ões) Serve como créditos compostos (combinação de limites) Quem tem MAIS de 1 cartãoQuem tem APENAS 1 cartão Fonte: Pesquisas Credicard-Itaú 2006

10 10 Utilização do cartão de crédito Do total de meios de pagamento, o cartão de crédito é o mais utilizado em 35% das compras/transações; Para pagamentos a prazo, 79% utilizam cartão de crédito. À vista A prazo Dinheiro: 91% Cartão de débito: 38% Cheque à vista: 19% Cartão de crédito: 79% Cartão de loja: 31% Cartão múltiplo: 24% Meios de Pagamento mais utilizados:Utilização dos meios de pagamento: Fonte: Pesquisas Credicard-Itaú 2006

11 11 Onde o Cartão de Crédito é mais utilizado Passagens aéreas, Decoração & Material de construção e Vestuário + Calçados + Acessórios são os ramos em que o cartão é mais utilizado Nestes 3 ramos, cartão de crédito é mais utilizado que Dinheiro Cartão de crédito também predomina em: Eletroeletrônicos & Eletrodomésticos e Hotel & Hospedagem Utilização do cartão de crédito na compra de produtos de cada ramo: Fonte: Pesquisas Credicard-Itaú 2006

12 12 Onde o Cartão de Crédito é mais utilizado Comparação entre compras pagas com cartão de crédito e sua participação no total de gastos Fonte: Pesquisas Credicard-Itaú 2006 Gastos com Alimentação são mais representativos por maiores freqüência e intensidade (valor da compra); Pagamentos com Cartão de Crédito são mais freqüentes em Vestuário, mas são mais esporádicos que Alimentação; Turismo e Entretenimento apresenta grande participação de pagamentos com Cartão de Crédito e soma 10% do total de gastos

13 13 O Cartão de Crédito como meio de financiamento Meios de financiamento utilizados: O cartão de crédito é o principal instrumento de crédito / financiamento: Financiamentos com cartão de crédito correspondem a 69% do total Fonte: Pesquisas Credicard-Itaú 2006

14 14 A fidelidade dos portadores com o Cartão de Crédito Em cada 10 portadores: 8 mostram interesse em renovar seus cartões de crédito 1 está indeciso Entre os 8% restantes, 36% alegam pouco uso 82% mostram intenção de renovação do cartão Fonte: Pesquisas Credicard-Itaú 2006

15 15 Em resumo O Cartão de crédito é um importante instrumento de acesso a crédito e consumo: Controle e adequação de gastos (limites e datas para pagamento) Parcelamentos sem juros (parcelado lojista) e meios de financiamento Compras a prazo É o meio de pagamento mais utilizado nos ramos: Passagens aéreas, Decoração & Material de construção e Vestuário + Calçados + Acessórios Eletroeletrônicos & Eletrodomésticos e Hotel & Hospedagem Em 2006, o Cartão de Crédito: movimentará 25% mais em comparação com 2005 – R$ 159,4 bilhões crescerá 15% em número de plásticos – 76,6 milhões Apresenta alta fidelidade (intenção de renovação de 82%) Fonte: Pesquisas Credicard-Itaú 2006


Carregar ppt "1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Novembro de 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google