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Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito Leonel Andrade, Presidente Credicard Outubro de 2010.

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Apresentação em tema: "Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito Leonel Andrade, Presidente Credicard Outubro de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito Leonel Andrade, Presidente Credicard Outubro de 2010

2 A marca representa as empresas pertencentes ao conglomerado Citi no Brasil. 2 Cenário Macro-Econômico EUA e Japão: 180 % do PIB Inglaterra: 160% do PIB Itália e França: 90% do PIB Chile: 80% do PIB % DESEMPREGO % CRÉDITO / PIB RENDA TIPOS DE FINANCIAMENTO Melhoria do cenário econômico é acompanhada de crescimento do mercado de crédito em 2010 (26%), principalmente em função do financiamento de veículos e do consignado. Queda no Desemprego Aumento na Renda Source: Bacen 46%

3 A marca representa as empresas pertencentes ao conglomerado Citi no Brasil. 3 Mobilidade Social Positiva: Crescimento classes A, B e C D & E (<6K) C (6-20K) B2 (20-35K) A (>40K) CRESC classe Penetração Bancarizados Penetração Cartões Total B1 (35-40K) 55%47%2% %88%5% %88% 7% %75%10% %66%12% %40% (2%) PEA (MM) Source: IBGE – PNAD 2008 ABECS A B1 C B2 D/E - Crescimento das classes sociais com maior índice de bancarização

4 A marca representa as empresas pertencentes ao conglomerado Citi no Brasil. 4 Formação de um mercado de massas no Brasil De 2003 e 2008* –34 milhões de pessoas subiram para as classes A, B e C no Brasil De 2009 a 2014* –30 milhões de pessoas devem subir para as classes A, B e C Em 2020** –5 trilhões de reais deverá ser o consumo dos brasileiros – 130% mais do que atualmente –72% da população – um total de 144 milhões de pessoas – será, no mínimo, da classe média baixa Em maio de 2010***, o volume total de crédito para PF chegou a R$ 502 bilhões. Pela primeira vez esse valor supera o montante concedido a empresas Fonte: * Revista Exame e FGV – 28/7/2010, ** Revista Exame e LCA – 28/7/2010, *** BACEN

5 A marca representa as empresas pertencentes ao conglomerado Citi no Brasil. 5 Cartões de crédito Cresce o número de cartões e transações –Entre maio de 2009/10 * o número de cartões de crédito em operação no Brasil superou a marca de 143 milhões, 11% de crescimento, gerando mais de 243 milhões de transações Classes C e D: cartão de crédito pode ser uma porta de entrada para o mercado de consumo, acesso a produtos financeiros e inclusão bancária *Fonte: Febraban

6 A marca representa as empresas pertencentes ao conglomerado Citi no Brasil. 6 Engajamento Participação nas discussões e grupos de trabalho com foco em educação financeira e uso consciente do crédito –FEBRABAN Grupo de trabalho de educação financeira Comissão de Ouvidoria Autorregulação Bancária Participação na discussão do projeto de lei de superendividamento –ABECS Comissão de Comunicação –Lançamento de campanha de educação financeira com foco nos consumidores das classes B e C, órgão de defesa do consumidor e formadores de opinião

7 A marca representa as empresas pertencentes ao conglomerado Citi no Brasil. 7 Desafios do mercado Construir uma a agenda de transparência e uso consciente do crédito Orientar sobre orçamento familiar e riscos do superendividamento Aconselhar o tipo de crédito mais adequado para cada consumidor, considerando situação financeira, capacidade de pagamento e finalidade do crédito Analisar o crédito como um fator de responsabilidade e não de exclusão Aumentar capacidade dos canais para atendimento e solução dos problemas

8 A marca representa as empresas pertencentes ao conglomerado Citi no Brasil. 8 Desafios do mercado Papel das instituições financeiras na inserção de pessoas no mercado de trabalho –Contratação de pessoas de comunidades do entorno para trabalhar nas instituições financeiras –Capacitação de profissionais – inclusão social Ouvir e trocar mais informações com os consumidores Debate dá lugar ao diálogo –Cooperação entre diferentes setores contribuindo com os avanços das discussões sobre o consumo consciente de crédito Ascensão social de consumidores das classes D e E para a classe C –Maior vulnerabilidade na concessão do crédito

9 A marca representa as empresas pertencentes ao conglomerado Citi no Brasil. 9 Obrigado! Leonel Andrade


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