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Filosofia e filosofia da educação

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Apresentação em tema: "Filosofia e filosofia da educação"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia e filosofia da educação
ProfªMe. Edilena Sausen

2 “Filosofamos partindo do que sabemos para o que não sabemos, para o que parece que nunca poderemos saber totalmente; em muitas ocasiões filosofamos contra o que sabemos, ou melhor, repensando e questionando o que acreditávamos já saber. Então nunca podemos tirar nada a limpo? Sim, quando pelo menos conseguimos orientar melhor o alcance de nossas dúvidas ou de nossas convicções. Quanto ao mais, quem não for capaz de viver na incerteza fará bem em nunca se pôr a pensar” Fernando Savater

3 ProfªMe. Edilena Sausen
Diferentes olhares Mito Senso Comum A Ciência A Arte A Filosofia ProfªMe. Edilena Sausen

4 ProfªMe. Edilena Sausen
O Mito Compreensão intuitiva da realidade Dispensa argumentos e fundamentações Basta as acreditar Aceitos sem discussão Transmitidos pela tradição cultural ProfªMe. Edilena Sausen

5 ProfªMe. Edilena Sausen
Povos Tribais Estrutura Dominante Acreditam na atuação constante dos Deuses Características Mágicas: Instrumentos Úteis, Manifestações Artísticas, plantio, colheita, caça, guerra, relação entre indivíduos e a origem do universo ProfªMe. Edilena Sausen

6 ProfªMe. Edilena Sausen
Importante O Desenvolvimento do pensamento reflexivo não decreta a morte da consciência mítica, porque o mito, mesmo entre os povos ditos civilizados, ainda ocupa lugar de destaque como modo fundamental de todo viver humano. ProfªMe. Edilena Sausen

7 ProfªMe. Edilena Sausen
Senso Comum Conhecimento Herdado por um grupo social Fragmentário Ametódico Assistemático Não questionado ProfªMe. Edilena Sausen

8 Nossas crenças costumeiras
Nossa vida cotidiana Afirmações como: “Ele está sonhando” “Ela ficou maluca” “Onde há fumaça há fogo” “Não saia na chuva pra não se resfriar”

9 Exercendo nossa liberdade
Avaliações e comparações julgando por: - qualidades (bonito, feio, bom, ruim, jovem, velho, engraçado, triste, limpo, sujo) - Quantidades (muito, pouco, mais, menos, menor, grande pequeno, largo, estreito comprido, curto) Julgamos que as qualidades e quantidades podem nortear as nossas vidas.

10 Qual seu valor quando faz uma escolha?

11 Até mesmo uma simples pergunta pode trazer silenciosamente várias crenças, como:
“Que horas são?” ou “que dia é hoje?” Porque crenças? - Não questionamos - Ideias óbvias - Evidentes

12 ProfªMe. Edilena Sausen
Para Pensar Em sociedades que há dominação ou exploração de um grupo sobre o outro, o senso comum na verdade não passa de ideologia, de imposição de ideias e valores que garantem os interesse das classes. ProfªMe. Edilena Sausen

13 ProfªMe. Edilena Sausen
A Ciência Século XVII (Galileu) Estabelece bases de métodos científicos Transforma a Física e a Astronomia vividas da antiguidade grega em Ciências Modernas. ProfªMe. Edilena Sausen

14 ProfªMe. Edilena Sausen
Para Pensar O sucesso da ciência e da tecnologia porém, não justifica a supervalorização da ciência e a exclusão de outros tipos de conhecimento. ProfªMe. Edilena Sausen

15 A Arte Entendimento Intuitivo Sem conceitos lógicos
Por meio de objeto concreto o artista intui a realidade Mediação é mediadora entre o vivido e o pensado A arte alarga o campo do real

16  Michelangelo

17 Leonardo da Vinci

18 Michelangelo

19  Vincent van Gogh

20 Edvard Munch

21 Qual postura podemos tomar?
Momentos de crise Entre várias de nossas crenças ou entre nossas crenças e um saber estabelecido. Quando uma crença contradiz outra força de conhecimento. Qual postura podemos tomar? “tá tudo muito bem obrigado” ou indaga a origem, sentido e realidade das nossas crenças.

22 Minha vontade X regras da sociedade
Questões: Quando sou livre? Sou livre quando quero ou faço algo que contraria minha sociedade Ou Sou livre quando domino minha vontade e a obrigo a aceitar o que a minha sociedade determina

23 Para responder essas questões precisamos responder outras perguntas:
O que é liberdade? O que é vontade? O que é sociedade? O que é bem? O que é mal? O que é justo e injusto?

24 buscando a saída da caverna ou atitude filosófica
Vamos mudar a pergunta “Ele está sonhando” “Ela ficou maluca” “Onde há fumaça há fogo” o que é a quantidade e a qualidade

25 O que é um valor artístico?
E ainda vai além em vez de afirmar que gostamos de alguém porque possui as mesmas ideias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferisse analisar: O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? E o que é a liberdade?


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