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Filosofia e filosofia da educação
ProfªMe. Edilena Sausen
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“Filosofamos partindo do que sabemos para o que não sabemos, para o que parece que nunca poderemos saber totalmente; em muitas ocasiões filosofamos contra o que sabemos, ou melhor, repensando e questionando o que acreditávamos já saber. Então nunca podemos tirar nada a limpo? Sim, quando pelo menos conseguimos orientar melhor o alcance de nossas dúvidas ou de nossas convicções. Quanto ao mais, quem não for capaz de viver na incerteza fará bem em nunca se pôr a pensar” Fernando Savater
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ProfªMe. Edilena Sausen
Diferentes olhares Mito Senso Comum A Ciência A Arte A Filosofia ProfªMe. Edilena Sausen
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ProfªMe. Edilena Sausen
O Mito Compreensão intuitiva da realidade Dispensa argumentos e fundamentações Basta as acreditar Aceitos sem discussão Transmitidos pela tradição cultural ProfªMe. Edilena Sausen
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ProfªMe. Edilena Sausen
Povos Tribais Estrutura Dominante Acreditam na atuação constante dos Deuses Características Mágicas: Instrumentos Úteis, Manifestações Artísticas, plantio, colheita, caça, guerra, relação entre indivíduos e a origem do universo ProfªMe. Edilena Sausen
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ProfªMe. Edilena Sausen
Importante O Desenvolvimento do pensamento reflexivo não decreta a morte da consciência mítica, porque o mito, mesmo entre os povos ditos civilizados, ainda ocupa lugar de destaque como modo fundamental de todo viver humano. ProfªMe. Edilena Sausen
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ProfªMe. Edilena Sausen
Senso Comum Conhecimento Herdado por um grupo social Fragmentário Ametódico Assistemático Não questionado ProfªMe. Edilena Sausen
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Nossas crenças costumeiras
Nossa vida cotidiana Afirmações como: “Ele está sonhando” “Ela ficou maluca” “Onde há fumaça há fogo” “Não saia na chuva pra não se resfriar”
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Exercendo nossa liberdade
Avaliações e comparações julgando por: - qualidades (bonito, feio, bom, ruim, jovem, velho, engraçado, triste, limpo, sujo) - Quantidades (muito, pouco, mais, menos, menor, grande pequeno, largo, estreito comprido, curto) Julgamos que as qualidades e quantidades podem nortear as nossas vidas.
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Qual seu valor quando faz uma escolha?
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Até mesmo uma simples pergunta pode trazer silenciosamente várias crenças, como:
“Que horas são?” ou “que dia é hoje?” Porque crenças? - Não questionamos - Ideias óbvias - Evidentes
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ProfªMe. Edilena Sausen
Para Pensar Em sociedades que há dominação ou exploração de um grupo sobre o outro, o senso comum na verdade não passa de ideologia, de imposição de ideias e valores que garantem os interesse das classes. ProfªMe. Edilena Sausen
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ProfªMe. Edilena Sausen
A Ciência Século XVII (Galileu) Estabelece bases de métodos científicos Transforma a Física e a Astronomia vividas da antiguidade grega em Ciências Modernas. ProfªMe. Edilena Sausen
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ProfªMe. Edilena Sausen
Para Pensar O sucesso da ciência e da tecnologia porém, não justifica a supervalorização da ciência e a exclusão de outros tipos de conhecimento. ProfªMe. Edilena Sausen
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A Arte Entendimento Intuitivo Sem conceitos lógicos
Por meio de objeto concreto o artista intui a realidade Mediação é mediadora entre o vivido e o pensado A arte alarga o campo do real
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Michelangelo
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Leonardo da Vinci
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Michelangelo
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Vincent van Gogh
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Edvard Munch
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Qual postura podemos tomar?
Momentos de crise Entre várias de nossas crenças ou entre nossas crenças e um saber estabelecido. Quando uma crença contradiz outra força de conhecimento. Qual postura podemos tomar? “tá tudo muito bem obrigado” ou indaga a origem, sentido e realidade das nossas crenças.
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Minha vontade X regras da sociedade
Questões: Quando sou livre? Sou livre quando quero ou faço algo que contraria minha sociedade Ou Sou livre quando domino minha vontade e a obrigo a aceitar o que a minha sociedade determina
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Para responder essas questões precisamos responder outras perguntas:
O que é liberdade? O que é vontade? O que é sociedade? O que é bem? O que é mal? O que é justo e injusto?
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buscando a saída da caverna ou atitude filosófica
Vamos mudar a pergunta “Ele está sonhando” “Ela ficou maluca” “Onde há fumaça há fogo” o que é a quantidade e a qualidade
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O que é um valor artístico?
E ainda vai além em vez de afirmar que gostamos de alguém porque possui as mesmas ideias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferisse analisar: O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? E o que é a liberdade?
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