A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A coragem para escolher o que é certo”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A coragem para escolher o que é certo”"— Transcrição da apresentação:

1 “A coragem para escolher o que é certo”
Mulheres de Deus Jael “A coragem para escolher o que é certo” Estudo 3

2 Jael – “A coragem para escolher o que é certo”
Jael, esposa de Héber, pertencia à tribo dos queneus, seminômades do deserto que, desde o tempo de Moisés, tinham contato muito próximo com os israelitas. Eram agricultores e metalúrgicos, que possivelmente haviam aprendido esse ofício nas minas de cobre egípcias da Península do Sinai. Os israelitas eram parentes distantes dos queneus, identificados como “filhos de Hobabe, sogro de Moisés”. Héber (que significa “aliado) havia deixado seu próprio povo e acampado no extremo norte, próximo a Hazor. Aliou-se a Jabim, provavelmente ajudando-o a desenvolver poderosas carruagens. Assim, a decisão de Jael de tomar partido dos israelitas, não o dos cananeus, os aliados de seu marido, foi extremamente importante. Essas ações sugerem que ela colocava o compromisso de seu coração com Deus acima até mesmo de seu marido. Fica claro que Jael convidou Sísera e deu-lhe refúgio em sua tenda. Ela ofereceu-lhe leite ou iogurte (até hoje uma bebida preciosa para os beduínos) e, com perspicácia, levou-o a adormecer. Então, usando suas próprias ferramentas de trabalho, uma estaca e um martelo para armar tendas, Jael matou seu hóspede, o inimigo de Israel e de Javé.

3 Jael– “A coragem para escolher o que é certo”
É irônico que Sísera tenha buscado segurança na tenda de um amigo e acabou encontrando ali sua morte, pois, temeroso, fugiu dos guerreiros poderosos que o perseguiam, mas ao mesmo tempo confiou sua vida a uma humilde mulher. Sísera, o grande guerreiro, sofreu a maior de todas as humilhações ao morrer pelas mãos de uma mulher; Jael recebeu total louvor por seu ato heróico no cântico de Débora: “Bendita seja sobre as mulheres Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja sobre as mulheres que vivem em tendas.” (Jz 5:24) “Ela colocava o compromisso de seu coração com Deus acima até mesmo de seu marido”

4 TRÊS CARACTERÍSTICAS MARCANTES DE JAEL
A Lealdade Isto era algo intrínseco em seu caráter, mesmo sendo seu marido amigo do inimigo. Isso é uma lição para nós. Mesmo que todos a nossa volta sejam infiéis, nós devemos permanecer fiéis e leais ao Senhor. "Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Ap 2:10) A Coragem Outra coisa que sobressai nesta mulher é a coragem. Mesmo no meio da guerra, permitiu a entrada do inimigo para destruí-lo. É necessário desenvolvermos a coragem para lutar contra todos os nossos inimigos. Jael não era uma mulher violenta, mas ela sabia quem estava hospedado na sua casa. Ela não se importou com a brutalidade do seu ato ou da possível cena de horror que causaria, mas queria terminar com aquela guerra e, de alguma forma, ajudar o povo de Deus. A nossa luta hoje não contra pessoas, mas contra todas as forças malignas que se levantam diariamente para destruir o povo de Deus. Portanto devemos ser corajosas para revestir-nos de toda armadura de Deus e combatermos o bom combate. (Ef 6:12-18) A Sabedoria Além de corajosa, Jael foi sábia, pois esperou o momento certo para atacar o inimigo. Por ser um homem de guerra, provavelmente ela não ganharia na luta com espada ou corporal, mas esperou ele chegar na sua fraqueza, para atacá-lo e resolver um problema. Devemos buscar diariamente a sabedoria do Senhor antes de tomarmos qualquer decisão. (Pv 1:7)

5 Priscila – “A coragem para escolher o que é certo”
Não adianta ser somente corajosa ou somente sábia, pois você pode agir impetuosamente, mas na hora errada, ou saber quando e como fazer, mas não ter coragem de ir até o fim.


Carregar ppt "“A coragem para escolher o que é certo”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google