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Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos

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Apresentação em tema: "Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Profª. Eloise Helena Livramento Dellagnelo

2 UNIDADE 3 NOVAS TECNOLOGIAS DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO E A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

3 Tópicos a serem trabalhados:
Cenário de Mudanças: Reengenharia Downsizing Qualidade Total Terceirização Teletrabalho As Equipes Multidisciplinares e Autogerenciáveis Gestão do Conhecimento

4 Reengenharia Repensar a empresa a partir do zero e reestruturá-la em torno dos processos. Organizações viram o quão ineficientes eram e redesenharam seus processos para melhorá-los. Maior qualificação das pessoas Atividades mais variadas e complexas

5 Reengenharia Valorização das atividades que agregam valor ao produto ou serviço. Possível conseqüência: redução de pessoal que gera problemas com lealdade, identificação com a empresa e comprometimento.

6 Outplacement Busca melhorar a imagem da empresa com os “sobreviventes”, aumentando a lealdade e a confiança e a diminuição da probabilidade de que o demitido trabalhe para competidor, transferindo os conhecimentos adquiridos na empresa.

7 Downsizing Corte de pessoal para diminuir o número de níveis hierárquicos e tentar obter maior flexibilidade. Tende a criar vantagens de curto prazo, mas na maioria dos casos elas não se prolongam no longo prazo.

8 Downsizing Tem que ser bem planejado, e as pessoas com habilidades e competências importantes para a vantagem competitiva da empresa devem ser poupadas.

9 Reengenharia X Downsizing
Fazer mais com menos pessoas, reformulando os processos para otimizá-los. Downsizing Fazer menos com menos pessoas, adaptando a empresa a um volume menor de produção.

10 Quem decide se um produto é ou não de boa qualidade é o cliente.
Todas as propriedades ou características de um produto ou serviço relacionadas à sua capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas dos que o utilizam sem prejudicar os que são afetados pelo uso do produto ou serviço. Quem decide se um produto é ou não de boa qualidade é o cliente.

11 Qualidade Total Sistema de administração visando a obter qualidade em todas as áreas de atuação. Modo de gestão de uma organização, centrado na qualidade, baseado na participação de todos os seus membros, visando ao sucesso a longo prazo, por meio da satisfação do cliente e dos benefícios para os membros da organização e a sociedade

12 Terceirizar Transferir para outras empresas atividades não essenciais na organização.

13 Contratar empresa para gerenciar as atividades terceirizadas
Quarteirizar Contratar empresa para gerenciar as atividades terceirizadas

14 Levar o trabalho aos trabalhadores onde eles estiverem.
Teletrabalho Levar o trabalho aos trabalhadores onde eles estiverem. Exige autodisciplina e auto-motivação Requer providências: reuniões periódicas, metas bem estabelecidas, responsabilidades bem definidas e compreendidas

15 Conhecimento Tornar o conhecimento pessoal disponível para as pessoas que dele precisam na organização é a base da administração do conhecimento. O conhecimento existente na empresa pode ser usado para criar uma vantagem diferencial.

16 A gestão do conhecimento abrange a soma de tudo o que todos em uma empresa conhecem e que conferem à empresa sua vantagem competitiva.

17 Profissionais do conhecimento
Pessoas pagas para pensar e resolver situações complexas de sua especialidade. Forma de administrar esses subordinados deve ser diferente. para alguns, ai dá-se o surgimento do termo colaborador e associado

18 Tipos de Recursos Humanos

19 EQUIPES DE TRABALHO AUTOGERENCIÁVEIS
CARACTERÍSTICA EQUIPES DE TRABALHO AUTOGERENCIÁVEIS COMPOSIÇÃO Fixa Integrada à estrutura organizacional da empresa FORMALIDADE Formais e permanentes LIGAÇÕES EXTERNAS Feitas pelo líder LIDERANÇA Depende da distribuição de autoridade da organização RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS Responsabilidade coletiva pela fabricação do produto ou prestação do serviço

20 EQUIPES DE TRABALHO AUTOGERENCIÁVEIS
CARACTERÍSTICA EQUIPES DE TRABALHO AUTOGERENCIÁVEIS FLEXIBILIDADE DE OBJETIVOS Pouca Equipes tem atribuições definidas DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE Autoridade para determinar a forma de execução da tarefa, para definir objetivos de desempenho e para configurar a equipe DESEMPENHO E RECOMPENSAS Apoiar o esforço coletivo e desempenho grupal Membros devem efetuar a avaliação dos pares TREINAMENTO/CAPACITAÇÃO Deve priorizar as habilidades técnicas, sociais e administrativas OUTROS Não são apropriadas para trabalhos de curto prazo

21 NOVA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RH
Outplacement Perda de emprego Qualidade total Comprometimento e lealdade Downsizing Qualificação Teletrabalho Multifuncionalidade Reengenharia Criatividade/ inovação Quarterização Flexibilidade Gestão do Conhecimento Profissional do conhecimento

22 Exigências atuais na Adm. de RH
Importância dos recursos humanos, das pessoas como recurso com suas ambiguidades representando uma vantagem competitiva sendo um profissional adaptável desenvolvendo suas competências, conhecimentos tendo necessidade de comprometimento exigindo um novo perfil de líderes.


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