A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BSC Balanced Scorecard. O QUE É BSC? Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho) BSC é um modelo de gestão que auxilia as organizações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BSC Balanced Scorecard. O QUE É BSC? Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho) BSC é um modelo de gestão que auxilia as organizações."— Transcrição da apresentação:

1 BSC Balanced Scorecard

2 O QUE É BSC? Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho) BSC é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais e que direcionam o comportamento e o desempenho de uma organização.

3 CONCEITO O BSC é um sistema de gestão baseada em um conjunto de indicadores de desempenho que proporcionam aos gerentes uma visão rápida e abrangente de toda a empresa. Contemplam indicadores, que permitem a visualização do resultado das ações passadas, e os indicadores operacionais, ligados com a satisfação dos clientes, com os processos internos e o aprendizado e crescimento. (KAPLAN E NORTON, 1997, p.2).

4 ÁREAS DO BSC Visão e Estratégia Cliente Aprendizagem e Crescimento Financeira Processos Internos As medidas avaliadas pelo BSC abrangem quatro áreas distintas: Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizagem e Crescimento

5 FINANCEIRA FASESAUMENTO DO MIX DE RECEITAS REDUÇÃO DE CUSTOS UTILIZAÇÃO DOS ATIVOS CRESCIMENTO AUMENTO DE VENDAS; RECEITA/FUNCIONÁRIO IVESTIMENTOS; PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. SUSTENTAÇÃO SELEÇÃO DE CLIENTES ; CUSTOS; DESPESAS INDIRETAS. INDICES DE CAPITAL DE GIRO. COLHEITA LUCRATIVIDADECUSTOS UNITÁRIOSRETORNO; RENDIMENTO. Para satisfazer nossos acionistas que objetivos financeiros devem ser atingidos?

6 Exemplos de Indicadores: Defeitos de softwares entregues para produção; Disponibilidade de aplicações; Disponibilidade de infra-estrutura; Qualidade de projetos; Produtividade do desenvolvimento; Taxa de entregas de projetos no prazo; Eficiência do 1. Nível do Service Desk Para satisfazer nossos clientes e acionistas quais processos devemos ser excelentes? PROCESSOS INTERNOS

7 APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO Exemplo de Indicadores: Horas-ano de treinamento por colaborador; Projetos de inovação em desenvolvimento; Rotatividade dos colaboradores; Retenção de talentos. Para atingir nossas metas como nossa organização deve aprender e inovar ?

8 CLIENTES Exemplos de Indicadores: Satisfação do usuário com serviços de TI; Cobertura de treinamento para os usuários; Participação dos usuários no desenvolvimento de novos projetos; Satisfação do usuário com sistemas; Para satisfazer nossos objetivos financeiros que necessidades dos clientes devemos atender ?

9 ALGUNS BENEFÍCIOS DO BSC Fornecer à gerência um controle de dimensões estratégicas; Comunicar, de forma clara, qual o benefício individual de cada funcionário para com a organização; Discutir como os investimentos relacionados com o desenvolvimento de competências, relacionamento com clientes e tecnologias de informação resultarão em benefícios futuros; Criar oportunidades para um aprendizado sistemático a partir de fatores importantes para o sucesso da organização; Criar consciência sobre o aspecto de que nem todos as decisões e investimentos realizados pela empresa resultarão em resultados imediatos de aumentos dos lucros ou redução dos custos;

10 ETAPAS DA IMPLENTAÇÃO 1. Arquitetura do programa de medição 2. Definição dos objetivos estratégicos 3. Escolha dos indicadores estratégicos 4. Elaboração do plano de implementaç ão

11 BSC COMO SISTEMA GERENCIAL

12 EXEMPLOS DO BSC

13 Aplicações do BSC O BSC tem uma vasta gama de áreas de aplicações, podendo ser implantado em grandes corporações tanto quanto em micro e pequenas empresas. Não há distinção se a empresa é publica, privada, ongs, governos, etc.

14 Aplicações – Exemplos Micro e Pequenas Empresas  Embora ainda não exista muita divulgação, é o pequeno empresário quem mais pode tirar proveito desta ferramenta, pois sua implantação pode ser mais tranquila do que numa organização maior.

15 Aplicações – Exemplos Pessoal O uso do BSC não restringe-se somente as empresas. Esta metodologia pode ser voltada para o planejamento estratégico pessoal, e já existem consultores o BSC Pessoal.  Clientes – profissionais, Sociais, Familiares, Amigos, Empregador, Você mesmo;  Financeira – Dinheiro, Segurança, Status social, Auto-realização, Aceitação, Diversão, etc.  Processos Internos - Vontade, Energia Interna, Saúde, Capacidade de Mudanças, Orientação para resultados, etc.;  Aprendizagem e Crescimento – Liderança, Comunicação, Educação Continuada, etc.

16 Aplicações - Exemplos Recursos Humanos Uso do BSC no estabelecimento de remuneração variável. Uma oportunidade para o RH implementar o controle de indicadores na organização respaldado pela via estratégica.  Avaliação de Performance Individual;  Estabelecimento do “Scorecard Individual”  Desenvolvimento de Competências

17 ETAPAS  MISSÃO – POR QUE EXISTIMOS ?  VALORES – NO QUE ACREDITAMOS?  VISÃO- O QUE QUEREMOS SER?  ESTRATÉGIA – QUAL NOSSO PLANO DE JOGO?  BALANCED SCORECARD – IMPLEMENTAÇÃO E FOCO;  INICIATIVAS ESTRATÉGICAS-O QUE PRECISAMOS FAZER? RESULTADOS ESTRATÉGICOS

18 MAPA ESTRATÉGICO 1ª PERSPECTIVA – CLIENTES OBJETIVO: CRESCER NO MERCADO; INDICADOR: PARTICIPAÇÃO NO MERCADO; META: ATINGIR 20% AO ANO A MAIS DE CLIENTES; INICIATIVA: MARKETING.

19 2ª PERSPECTIVA –PROCESSOS INTERNOS OBJETIVO: PONTUALIDADE NA ENTREGA DOS PRODUTOS/SERVIÇOS; INDICADOR: RECLAMAÇÃO DE CLIENTES; META: CUMPRIMENTO DE PRAZOS ( MÁXIMO 30 DIAS ); INICIATIVA: TREINAMENTO CONTÍNUO.

20 3ª PERSPECTIVA –APRENDIZADO E CRESCIMENTO OBJETIVO: PROMOVER A VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS; INDICADOR:REUNIÕES PERIÓDICAS; META: QUALIDADE E MELHORIA DOS SERVIÇOS; INICIATIVA:AVALIAR DESEMPENHO,ATRIBUINDO RECOMPENSAS E PUNIÇÕES.

21 4ª PERSPECTIVA –FINANCEIRA OBJETIVO:AUMENTAR O LUCRO; INDICADOR: RECEITAS E GASTOS; META:AUMENTAR 10% AO NÃO DO LUCRO; INICIATIVA:AUMENTO DAS VENDAS


Carregar ppt "BSC Balanced Scorecard. O QUE É BSC? Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho) BSC é um modelo de gestão que auxilia as organizações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google