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Ana Luiza D. Dalpont ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO E O USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SOFTWARE.

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1 Ana Luiza D. Dalpont ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO E O USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SOFTWARE

2 AUTORES: Fabrizio Almeida MARODINI Lilia Maria CARGAS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO E O USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SOFTWARE

3 Indíce RESUMO INTRODUÇÃO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTUDO DE CASO DISCUSSÃO DOS RESULTADOS CONCLUSÃO

4 Resumo OBJETIVO: compreender como a tecnologia de informação está sendo utilizada no suporte a estratégias de gestão de conhecimento em organizações fabricantes de software, através de um estudo de caso com uma empresa desta área, que analisa o modelo de Hansen et al. (1999).

5 Introdução Gestão do Conhecimento Pessoas Tecnologias

6 Introdução Gestão do Conhecimento Pessoas Tecnologias Os Gestores tendem a cada vez mais se preocuparem com a Gestão do Conhecimento

7 Introdução Projetos de Gestão do Conhecimento em maioria utilizam Tecnologias da Informação: Suporte aos processos de criação; Armazenamento/recuperação; Transferência e aplicação de conhecimento; Compartilhamento de conhecimento entre indivíduos. Gestão do Conhecimento Pessoas Tecnologias de Informação

8 Introdução Não basta ter conhecimento apenas em um dado momento; É preciso ter a capacidade de aplicar o conhecimento existente: Para criação de novos conhecimentos Para geração de inovações contínuas Para tomadas de decisões Relacionar a ESTRATÉGIA DE GC com a ESTRATÉGIA COMPETITIVA da empresa através das TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

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10 Como relacionar as estratégias de gestão de conhecimento com as tecnologias de informação disponíveis?

11 Gestão do Conhecimento no desenvolvimento de Software Verificação do modelo Hansen et al. (1999) em uma empresa de desenvolvimento de software: “Para Hansen et al. (1999), as tecnologias utilizadas devem estar relacionadas com a estratégia de gestão de conhecimento da organização. O modelo elaborado pelos autores identifica duas estratégias básicas, denominadas de codificação e personalização”

12 Fundamentação Teórica Verificação do modelo Hansen et al. (1999) em uma empresa de desenvolvimento de software: “Para Hansen et al. (1999), as tecnologias utilizadas devem estar relacionadas com a estratégia de gestão de conhecimento da organização. O modelo elaborado pelos autores identifica duas estratégias básicas, denominadas de codificação e personalização”

13 Fundamentação Teórica CODIFICAÇÃOPERSONALIZAÇÃO Relação 80 %– 20%

14 Fundamentação Teórica CODIFICAÇÃOPERSONALIZAÇÃO OBJETIVO: – Sistematizar e armazenar conhecimento em bancos de dados eletrônicos, de onde este possa ser facilmente acessado e utilizado por outras pessoas.

15 Fundamentação Teórica CODIFICAÇÃOPERSONALIZAÇÃO OBJETIVO: – Conhecimento fortemente conectado ao indivíduo que o desenvolveu e procura compartilhá-lo estimulando contatos diretos entre pessoas.

16 Fundamentação Teórica O modelo de Hansen et al. (1999) propõe que, a partir suas próprias estratégias competitivas, as organizações podem adotar diferentes estratégias de gestão de conhecimento, as quais determinarão investimentos em tecnologia de informação. CODIFICAÇÃOPERSONALIZAÇÃO A escolha deve ser baseada na Estratégia da empresa

17 Fundamentação Teórica Pontos a serem analisados Requerem diferentes tipos de tecnologia de informação

18 Fundamentação Teórica

19 Alinhamento das estratégias

20 O Estudo de Caso Datasul S.A. Joinville – SC; Quase 40 franquias; Universidade Datasul; Pioneira no ramo – Desenvolvimento de Sistemas de Informações integrados; – Datasul SEM; – Aplicativos e ferramentas complementares; – CRM; – BI.

21 O Estudo de Caso Estratégia Defensiva em 1999 UNIDADE PRINCIPAL FRANQUIAS DESENVOLVIMENTO FRANQUIAS DISTRIBUIÇÃO Planejamento, controle e coordenação Programação e Pesquisa Prospecção, Implementação e Consultorias

22 O Estudo de Caso Comparação: Datasul X Hansen et al. Coleta de informações: Documentação Entrevistas Observação direta

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24 Estratégia Competitiva Modelo Ecoômico Recursos Hum./ Capital Hum./ Cultura Organ. Estrutura Organizacional Estratégias de GC. Tecnologia de Informação

25 Algumas características verificadas: – Estratégia de Produto maduro – software empresarial; – Inovação como suporte; – Parcerias externas; – Proximidade com os clientes; – Benchmarking; – Aquisições e incorporações de outras empresas; Estratégia Competitiva Modelo Ecoômico Recursos Hum./ Capital Hum./ Cultura Organ. Estrutura Organizacional Estratégias de GC. Tecnologia de Informação

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27 Estratégia Competitiva Modelo Ecoômico Recursos Hum./ Capital Hum./ Cultura Organ. Estrutura Organizacional Estratégias de GC. Tecnologia de Informação

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29 Estratégia Competitiva Modelo Ecoômico Recursos Hum./ Capital Hum./ Cultura Organ. Estrutura Organizacional Estratégias de GC. Tecnologia de Informação X X

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31 Funcionário valorizam a estrutura decentralizada; Facilita a gestão participativa – Funcionários viram sócios; Não é analisada no modelo Hansen et al. Estratégia Competitiva Modelo Ecoômico Recursos Hum./ Capital Hum./ Cultura Organ. Estrutura Organizacional Estratégias de GC. Tecnologia de Informação

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33 Estratégia Competitiva Modelo Ecoômico Recursos Hum./ Capital Hum./ Cultura Organ. Estrutura Organizacional Estratégias de GC. Tecnologia de Informação

34 Estratégia Competitiva Modelo Ecoômico Recursos Hum./ Capital Hum./ Cultura Organ. Estrutura Organizacional Estratégias de GC. Tecnologia de Informação Conhecimentos tácitos e complexos; VANTAGEM: demanda menos tempo e permitir maior interação; DESVANTAGEM: pouca abertura de alguns funcionário; Codificação Personalização Conhecimentos explícitos; VANTAGEM: disponibilidade de tempo e espaço e multiplicação; DESVANTAGEM: burocracia;

35 Quanto a estratégia de Codificação na Datasul: a)Uso de manuais e documentos para armazenamento e transferência de conhecimentos; b) A padronização de atividades em processos e procedimentos formalizados; c) A atividade da Universidade Datasul; Estratégia Competitiva Modelo Ecoômico Recursos Hum./ Capital Hum./ Cultura Organ. Estrutura Organizacional Estratégias de GC. Tecnologia de Informação

36 Quanto a estratégia de Personalização na Datasul: a)Face a face – líderes e subordinados; b)Conversas e reuniões; c)Amplo uso de equipes de projetos interdisciplinares; Estratégia Competitiva Modelo Ecoômico Recursos Hum./ Capital Hum./ Cultura Organ. Estrutura Organizacional Estratégias de GC. Tecnologia de Informação

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38 Estratégia Competitiva Modelo Ecoômico Recursos Hum./ Capital Hum./ Cultura Organ. Estrutura Organizacional Estratégias de GC. Tecnologia de Informação ?

39 Uso da plataforma da Universidade DATASUL: – Aulas ao vivo ou gravadas; – Fóruns online durante as aulas; – Funcionários e clientes; – PONTO POSITIVOS: Flexibilidade de horário e local; Facilita a comunicação para as franquias; Mais pessoas impactadas; – PONTOS NEGATIVOS: Desconfiança do sistema; Difícil avaliação de absorção do conhecimento; Perda de interatividade; Estratégia Competitiva Modelo Ecoômico Recursos Hum./ Capital Hum./ Cultura Organ. Estrutura Organizacional Estratégias de GC. Tecnologia de Informação

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41 Discussão dos resultados Mistura da Codificação com a Personalização; Tecnologia da Informação  Estratégia da Gestão do Conhecimento  Estratégia da Empresa; Sugere-se ainda que tecnologias Colaborativas podem suportar tanto a estratégia de Codificação quanto a de Personalização, por proporcionarem acesso a conhecimento codificado e ao mesmo tempo interação de pessoa a pessoa;

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43 Conclusão A pesquisa sugeriu melhorias no modelo de Hansen et al (1999); Algumas sugestões para a empresa: – Criação de um repositório de conhecimento sobre o produto, poderia trazer melhorias ao serviço de suporte técnico; – Base de dados com lições aprendidas e problemas recorrentes; – Uso de Datamining das base de dados dos clientes; – Uso de sistemas colaborativos, do tipo fórum de discussões e diretório de especialistas

44 Conclusão A empresa pode não ter sido o melhor exemplo; Número de entrevistados foi pequeno; Restrição de tempo e recursos;

45 DÚVIDAS?

46 OBRIGADA!


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