A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O cágado Tudo sobre o cágado. Grupo a que pertence Muitos répteis rastejam ao andar, mesmo aqueles que possuem quatro patas. Todos possuem cauda e alguns.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O cágado Tudo sobre o cágado. Grupo a que pertence Muitos répteis rastejam ao andar, mesmo aqueles que possuem quatro patas. Todos possuem cauda e alguns."— Transcrição da apresentação:

1 O cágado Tudo sobre o cágado

2 Grupo a que pertence Muitos répteis rastejam ao andar, mesmo aqueles que possuem quatro patas. Todos possuem cauda e alguns também apresentam uma carapaça. Isso dependerá, basicamente, do grupo ao qual pertencem. São eles: - Tartarugas, cágados, jabutis e tracajás: esses animais, também chamados de quelónios, possuem uma carapaça em volta de seu corpo. Além disso, possuem cauda e quatro patas. Podem ser encontrados em ambientes terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada.

3 O revestimento Bilhete de identidade Nome: Fotografia Cágado Cor e Tamanho :Tem cor esverdeada e o tamanhoRevestimento do corpo:Possuem corpo adaptado para nadar, com carapaça delgadaconstituída por duas peças ligadas por uma massa cartilagínea. Tem membranas entre os dedos, para nadar. Número de membros:Tem 4 membros Grupo a que pertence:Pertence ao grupo dos Repteis. Onde vive:Habita nas margens dos rios Como se alimenta:Alimenta-se de pequenos peixes, rãs e insectos aquáticos, larvas de mosquitos, vermes e outros invertebrados. Como se reproduz:Na Primavera, época da reprodução, depois de despertar do sono hibernal, a fêmea escava um buraco no solo e aí deposita de 5 a 10 ovos, cobrindo-os com terra. Curiosidades:O cágado é um dos animais de estimação que o homem mantém em cativeiro. No entanto, como normalmente não lhe é fornecido uma alimentação adequada, acaba por contrair doenças que lhe causam a morte. Desloca-se com facilidade na água, onde apanha pequenos peixes que também lhe servem de alimento.

4 Como respira * O sistema digestivo é completo, com glândulas bem desenvolvidas, como fígado e pâncreas, terminando em cloaca. * A respiração é estritamente pulmonar (os répteis possuem um pulmão com alvéolos, diferente dos anfíbios). * A circulação é fechada, dupla e completa. * São pecilotérmicos. *Desenvolvem-se diretamente de um ovo.anfíbios

5 Se é um animal migratório Pode ser, mas cágados são meio que aquáticos. Os cágados, também conhecidos como tartarugas de água-doce, dividem seu tempo entre a água e a terra. Suas patas são semelhantes às dos patos, com membranas ligando os dedos, o que lhes permite tanto andar como nadar com alguma desenvoltura. Os cágados não são animais migratórios e preferem habitar áreas pantanosas e rios calmos, com pouca correnteza.

6 Se tá em perigo de extinção Os cágados-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), espécie considerada em perigo de extinção em Portugal, foram apreendidos pela GNR-SEPNA no comércio ilegal de animais. No seguimento desta captura, o CIBIO efetuou uma análise genética para identificar a origem geográfica dos animais capturados, que acabou por indicar que estes faziam parte de uma população do Norte do país. Assim, foi decidida a sua libertação nas Lagoas do Prado, um conjunto de lagoas resultantes da extração de barreiros, onde se encontra uma das últimas populações desta espécie em todo o Litoral Norte.


Carregar ppt "O cágado Tudo sobre o cágado. Grupo a que pertence Muitos répteis rastejam ao andar, mesmo aqueles que possuem quatro patas. Todos possuem cauda e alguns."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google