A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema: Salvador Dali Contribuição de: Maria de Lourdes Oliveira Martins Consultora e professora em graduação e pós-graduação Pitágoras e SBGC (Sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema: Salvador Dali Contribuição de: Maria de Lourdes Oliveira Martins Consultora e professora em graduação e pós-graduação Pitágoras e SBGC (Sociedade."— Transcrição da apresentação:

1

2 Tema: Salvador Dali Contribuição de: Maria de Lourdes Oliveira Martins Consultora e professora em graduação e pós-graduação Pitágoras e SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento) Enviado em: 19/03/2004 Clique aqui para iniciar a apresentação Veja o texto Frases de Dali que foi enviado em anexo a apresentaçãoFrases de Dali

3

4

5

6

7

8

9 Este texto é um pouco longo mas você irá descobrir imagens e fatos encantadores sobre este grande pintor espanhol. Vale a pena ler! Salvador Dalí foi um grande artista que era também um grande promotor de si mesmo e showman. A combinação foi uma fórmula irresistível para o sucesso. Dalí, com os bigodes arrogantemente arrebitados, tornou-se uma figura familiar para milhões de pessoas que nunca tinham chegado perto de uma galeria de arte. Dalí era espanhol, nascido em 11 de maio de 1904, na pequena cidade catalã de Figueiras.

10 Proveniente de uma família sólida de classe média, amigos ricos e cultos incentivavam o jovem Dalí e o mantinham extraordinariamente bem informado sobre os desenvolvimentos no mundo das artes. Ele já tinha uma bagagem artística muito boa quando foi estudar pintura em Madri (1921-6), e o período teve mais importância pelas amizades que fez com o poeta Lorca e o diretor de cinema Luis Buñuel, com quem filmou o famoso Un Chien Andalou (1929). A partir de 1929, Dalí foi sendo cada vez mais atraído pelo Surrealismo. Este movimento sediado em Paris, influenciado pelas teorias relativamente novas de Sigmund Freud, criava obras ditadas pelo inconsciente através dos sonhos, com a escrita automática e outros procedimentos voltados para libertar o artista da tirania da racionalidade.

11 Em 1929, com a ajuda da mulher que seria sua amante, esposa, "zeladora" e musa, Gala Eluard, o pintor se estabeleceu como membro do grupo. Gala parece ter salvo Dalí de uma grave crise mental, e sem a sua ajuda e fé no gênio dele, talvez ele não tivesse tido tanto sucesso; por outro lado, foi Gala, cada vez mais gananciosa e extravagante, que o incentivou a comercializar e freqüentemente banalizar sua arte. Dalí pintou suas obras mais famosas, e provavelmente as melhores, na década de , usando um "método crítico-paranóico" que ele mesmo imaginou. Este método envolvia várias formas de associações irracionais, notadamente imagens que variavam conforme a percepção do observador, de tal maneira que um grupo de soldados guerreando pudesse de repente ser visto como o rosto de uma mulher.

12 Uma característica distintiva da arte de Dalí é que, além de serem fantásticas, elas eram sempre pintadas com uma técnica "acadêmica" impecável e precisão "fotográfica" que a maioria dos artistas de vanguarda contemporâneos considerava fora de moda. No final da década de 1930, Dalí estava começando a ser reconhecido nos Estados Unidos, onde as atitudes em relação às novidades artísticas eram menos conservadoras do que no Velho Mundo. O início da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos alemães sobre a França, em 1940, levaram Dalí a fugir para os EUA, onde ficou oito anos. A América proporcionou inúmeras oportunidades para ele usar seu talento e também despertou deu lado exibicionista.

13 Tornou-se uma super-celebridade, encenando happenings muito antes da invenção deste termo, e eventualmente até aparecendo em comerciais de TV. Entretanto, Dalí também continuava trabalhando muito e com seriedade, mantendo-se prolífero como artista, projetista e escritor. Viveu o bastante para se tornar um ícone da geração hippie e criar um monumento pessoal fantástico na forma do Museu Dalí em Figueiras, todo um ambiente repleto de objetos e murais bizarramente criativos. Gala, morre em 1982, e Dalí nunca se recupera, virando um espectro vivo até sua morte, em 20 de janeiro de Está enterrado no Museu Dalí em sua terra natal.

14 FRASES DE SALVADOR DALÍ

15 O Segredo, o segredo mais bem guardado do mundo, que sou eu, ainda não sabe como começar a trabalhar um quadro.

16 Os maiores psicopatologistas não sabem onde a loucura começa ou onde acaba o gênio.

17 ... Não apenas um instigador mas também um simulador. Brinco seriamente? Digo verdades extraordinárias? As piadas se tornam realidades? Não são as verdades apenas criancice intimidadora?

18 Não é necessário que o público saiba se estou brincando ou se sou sério, assim como não é necessário que eu próprio o saiba...

19 ... uma vez que as ciências especializadas de nosso tempo se concentram no estudo de três constantes da vida: o instinto sexual o sentimento da morte e a angustia do espaço-tempo.

20 IREMOS OBSERVAR ALGUMAS IMAGENS DO ARTISTA PLÁSTICO SALVADOR DALÍ.

21

22

23 DETALHES

24 DETALHE

25

26 Leda Atômica 1949 DALÍ fala: A Leda Atômica é o quadro chave da nossa vida. Tudo aí está suspenso no espaço, sem que nada toque em nada. A própria morte se eleva à distância da terra.

27 Galateia de Esferas 1952 Para DALÍ é o paroxismo da alegria, uma monarquia anárquica, a unidade do universo... Julgamos ouvir, tal como Mazart a música das esferas onde se movem as sereias.

28

29 Casa onde Dalí morou com Gala

30

31

32

33 A Persistência da Memória

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51 Construção Mole com Feijões Cozidos- Premonição da Guerra Civil, 1936

52

53

54

55 GAVETAS E MULETAS Sempre presentes na obra de DALÍ

56 Segundo Dalí, Picasso não trata da beleza, mas da feiura...O seu intelectualismo furioso é, por outro lado denunciado por este cérebro que lhe sai pelo nariz para se transformar em colher que apanha tudo... Retrato de Picasso, 1947

57 Cabeça Rafaelesca Rebentada, 1951 Dalí abre as portas do conhecimento: Mais forte do que os ciclotrons e os computadores cibernéticos, posso num instante, penetrar nos segredos do real... Venha à mim o êxtase!...Venha a mim Santa Teresa de Ávila!... Eu, Dalí realizando o misticismo espanhol, vou provar pela minha obra a unidade do Universo mostrando a espiritualidade de toda substância

58

59

60 O Sono, 1937 O sono é um verdadeiro monstro cuja metamorfose e nostalgia são apoiadas por onze muletas principais, igualmente e a estudar separadamente.

61

62

63 O PÃO Exemplo notável da forma como Dalí chega a conferir uma dimensão épica aos elementos mais quotidianos. As imagens do pão ocupam um lugar considerável na obra de Dalíque não sabe o que faz, mas sabe o que come. O meu objetivo explica Dalí, foi recuperar a técnica perdida pelos antigos, de chegar a uma imobilidade do objeto pré- explosivo.

64

65 VEJA ALGUNS DETALHES

66 Poesia da América -Os Atletas Cósmicos, 1943 A mistura de recordações catalãs e de descobertas americanas, tendo em primeiro plano a premonição da vitória dos Negros sobre os Brancos e do declínio da África reduzida ao seu invólucro vazio. Primeira aparição de uma garrafa de Coca-Cola em obra de arte, vinte anos antes da POP ART e Warhol. O PRÓPRIO QUADRO DESCRITO POR DALÍ

67 Essa imagem lhe desperta lembranças e associações? Em caso afirmativo, quais são elas? Veja os detalhes.

68 Garrafa de Coca-Cola Gaveta Relógio É um mapa... De qual continente?

69 Aponte elementos contidos na imagem, os quais, na sua opinião, revelam exemplos e/ou contra exemplos dos temas coragem e prudência? Explique porque você percebe essa relação.

70

71

72

73

74 Agora observe esta segunda tela. Faça as mesmas observações que você fez para a primeira imagem. Busto de Mulher Retrospectivo, 1933

75 Pão e tinteiro, porcelana, espiga de milho, formiga e tira zootrópica sobre cartão. Bélgica, Coleção Particular

76

77

78

79

80 Bibliografia: x.html Mais informações na Internet htmhttp://www.fineartsite.com/gallery/Dali_1.html =Salvador Livro do Programa de Ética do Grupo Pitágoras Autores: Angélica Sátiro e Paulo Volker.

81


Carregar ppt "Tema: Salvador Dali Contribuição de: Maria de Lourdes Oliveira Martins Consultora e professora em graduação e pós-graduação Pitágoras e SBGC (Sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google