A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Informática 5ºSemestre Aula 02 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Informática 5ºSemestre Aula 02 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Informática 5ºSemestre Aula 02 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Gerenciamento da Integração

3 o Gerenciar a Integração é como montar um quebra-cabeça. Cada peça deve ser colocada no seu devido lugar, de maneira coerente e consistente, a fim de se obter o resultado final esperado. o Cada peça contribui para o todo, se manuseada de forma inadequada, compromete negativamente o resultado.

4 Gerenciamento da Integração o O Gerenciamento da Integração do projeto abrange os processos de gerenciamento requeridos para que se possa ser assegurada a coordenação entre os distintos elementos do projeto.

5 Gerenciamento da Integração o Processos: oDesenvolver o termo de abertura do projeto: desenvolvimento do termo de abertura que autoriza formalmente um projeto ou uma fase do projeto. oDesenvolver a declaração de escopo preliminar do projeto: desenvolvimento da declaração de escopo preliminar que fornece uma descrição de alto nível do escopo.

6 Gerenciamento da Integração o Processos: oDesenvolver o plano de gerenciamento do projeto: documentação das ações necessárias para a preparação, integração e coordenação de todos os planos do projeto, de maneira a gerar um documento consistente e coerente. oOrientar e gerenciar a execução do plano de gerenciamento do projeto: execução do plano de gerenciamento do projeto por meio da execução do trabalho nele incluído para atingir os requisitos do projeto definidos na declaração de escopo.

7 Gerenciamento da Integração o Processos: oMonitorar e controlar o trabalho do projeto: monitoramento e controle dos processos exigidos para iniciar, planejar, executar e encerrar um projeto, de forma a alcançar os objetivos definidos no Plano de Gerenciamento do Projeto. oControle Integrado de Mudanças: revisão de todos os pedidos, aprovações e controles das mudanças nas entregas e nos ativos organizacionais.

8 Gerenciamento da Integração o Processos: oEncerrar o projeto: finalização de todas as atividades envolvidas para encerrar formalmente a fase e/ou o projeto.

9 Gerenciamento da Integração o Gerente de Projeto como um Integrador oIntegrar todas as peças do quebra-cabeça é papel e responsabilidade do gerente de projeto, que é quem tem a visão do todo. oCabe ao Gerente do Projeto coordenar a elaboração do Plano de Gerenciamento do Projeto, assim como sua execução e modificações que surjam durante todo o desenvolvimento do projeto. oHabilidades: Liderança, facilitação, coordenação de tarefas, comunicação e conhecimento de GP.

10 Gerenciamento da Integração

11 o Normalmente, um projeto é resultado de: oUma demanda de mercado; oUma necessidade de negócio; oUma requisição de cliente; oUm avanço tecnológico; oUm requisito legal; oUma necessidade social.

12 Gerenciamento da Integração o Do patrocinador (stakeholder) se obtém a Declaração do Trabalho do Projeto... oA necessidade de negócios que deu origem ao projeto; oO escopo do produto e seus requisitos (especificações); oUma ligação com o plano estratégico da organização.

13 Gerenciamento da Integração o Gerentes de Projetos podem usar as seguintes abordagens para selecionar soluções alternativas para o projeto: oMétodos de mensuração de benefícios oAbordagens comparativas oModelos de pontuação oContribuição de benefícios oModelos econômicos oMedições matemáticas

14 Gerenciamento da Integração o Termo de Abertura do Projeto... Inclui... oObjetivo ou justificativa do projeto; oNecessidade de negócio ao qual o projeto foi endereçado; oRequisitos que satisfazem as necessidades dos interessados (stakeholders); oDesignação do gerente do projeto; oCronograma sumarizado por meio de marcos; oPremissas e restrições organizacionais; oOrçamento sumarizado.

15 Gerenciamento da Integração o Algumas organizações convertem o Termo de Abertura em documentos bastante detalhados, contendo: oEscopo para linha de base oEscopo e objetivos do projeto; oEspecificações; oEAP; oTiming; oPlano de gastos.

16 Gerenciamento da Integração oO Plano de Gerenciamento oRequisitos de recursos e carga horária; oCurrículos do pessoal-chave; oRelações organizacionais e de estrutura; oMatriz de responsabilidade; oApoio necessário de outras organizações; oPolíticas e procedimentos do projeto; oPlano de gerenciamento de mudança; oAprovação da gerência dos demais documentos.

17 Gerenciamento da Integração o Restrições: fatores que irão limitar as opções da equipe de gerenciamento de projetos. oRecursos; oOrçamentos; oCronogramas; oDatas; oEscopo.

18 Gerenciamento da Integração o Declaração do Escopo oConfecção do escopo baseada em técnicas, como análise do produto, custo X benefício, identificação de alternativas e avaliações especializadas oDeve incluir: oCaracterísticas do produto ou serviço do projeto, um breve resumo ou descrição do produto.

19 Gerenciamento da Integração oDeve incluir: oOs resultados principais do projeto; oOs objetivos do projeto (metas). oResumindo... oÉ o acordo com os principais stakeholders sobre propósitos e objetivos do projeto. oConfirmar ou criar um entendimento comum sobre o escopo do projeto com os stakeholders. oControlar mudanças no escopo. oTomar decisões futuras para o projeto.

20 Gerenciamento da Integração o Sistema de Controle de Mudanças oColeção formal e documentada de procedimentos, sistemas de acompanhamento e níveis de aprovação para autorização de mudanças no projeto. Contempla: oPlano de controle de mudanças incluso no plano de gerenciamento do projeto; oComição de um comitê para aprovação de mudanças; oProcedimentos de controle de mudanças; oEstatísticas de performance; oRelatórios;

21 Gerenciamento da Integração o Contempla: oFormulários de solicitações de mudanças; oRevisões de especificações; oDemonstrações; oTestes; oReuniões; oPlanos para ações corretivas.

22 Gerenciamento da Integração o Plano de Gerenciamento do Projeto oDocumento criado pelo Gerente de Projeto... oTermo de Abertura oDeclaração do Escopo oDiagrama de Rede oOrçamentação – Plano de gerenciamento de custos oCronograma oRiscos oMatriz de responsabilidades oPrincipais marcos

23 Gerenciamento da Integração o Plano de Gerenciamento do Projeto oSistema de Controle de Mudanças oPlano de Gerenciamento do Projeto oPlano de Gerenciamento de Aquisições oPlano de Gerenciamento da Qualidade oPlano de Gerenciamento da Comunicação oLinha de base da medição de desempenho oLições aprendidas...

24 Vamos trabalhar... oTrabalho... oTrabalho da Aula 02, ao finalizar enviar por e- mail:


Carregar ppt "Gerenciamento de Informática 5ºSemestre Aula 02 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google