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1 Objetivos Apresentar o gerenciamento da integração e os principais processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente.

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Apresentação em tema: "1 Objetivos Apresentar o gerenciamento da integração e os principais processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente."— Transcrição da apresentação:

1 1 Objetivos Apresentar o gerenciamento da integração e os principais processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados e integrados. Gerenciamento da Integração

2 2 Consiste em garantir que todas as demais áreas estejam integradas em um todo único, tem como objetivo estruturar todo o projeto de modo a garantir que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas pelo projeto. Abrange os processos de gerenciamento requeridos para que possa ser assegurada a coordenação entre os distintos elementos do projeto.

3 3 Processo de Gerenciamento da Integração

4 4 Etapas do Processo de Gerenciamento da Integração Desenvolver o termo de abertura do projeto: Termo que autoriza formalmente um projeto ou uma fase do projeto.

5 5 Etapas do Processo de Gerenciamento da Integração Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto: Declaração que fornece uma descrição de alto nível do escopo.

6 6 Etapas do Processo de Gerenciamento da Integração Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: Documentação das ações necessárias para definir, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto.

7 7 Etapas do Processo de Gerenciamento da Integração Orientar e gerenciar a execução do projeto: Execução do plano de gerenciamento do projeto por meio da execução do trabalho nele incluído para atingir os requisitos do projeto definidos na declaração do escopo.

8 8 Etapas do Processo de Gerenciamento da Integração Monitorar e controlar o trabalho do projeto: monitoramento e controle dos processos usados para iniciar, planejar, executar e encerrar um projeto, de forma a alcançar os objetivos definidos no Plano de Gerenciamento do Projeto.

9 9 Etapas do Processo de Gerenciamento da Integração Controle integrado de mudanças: revisão de todos os pedidos, aprovação e controle das mudanças nas entregas e nos ativos de processos organizacionais.

10 10 Etapas do Processo de Gerenciamento da Integração Encerrar o projeto: finalização de todas as atividades envolvidas para encerrar formalmente a fase e/ou o projeto.

11 11 Gerente do Projeto Por ser um integrador do projeto é desejável que alguém com habilidades de liderança, facilitação, coordenação de tarefas, comunicação e conhecimento de gerência de projetos. Responsável pelo gerenciamento do projeto e seu sucesso; Por coordenar a elaboração do Plano Gerencial do Projeto, sua execução e modificações que surjam durante sua duração; Por coordenar o processo de encerramento do projeto é também sua responsabilidade.

12 12 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter) É um dos resultados do processo de iniciação, é o documento que autoriza formalmente um projeto. A iniciação é o processo de autorização formal de um projeto existente ou da próxima fase do projeto.

13 13 Objetivo ou justificativa do projeto; Necessidade de negócio ao qual o projeto foi endereçado; Requisitos que satisfazem as necessidades dos interessados (stake-holders); Designação do gerente do projeto; Cronograma sumarizado por meio de marcos; Premissas e restrições organizacionais; Orçamento sumarizado. Termo de Abertura do Projeto (Deve incluir direta ou indiretamente)

14 14 Fazem com que sejam descartadas as soluções para o projeto que estejam fora desses limites e obrigam a equipe a trabalhar de maneira criativa, buscando formas alternativas de realização do projeto. Restrições São fatores que limitam as opções da equipe de gerenciamento de projetos. Ex.: recursos, orçamentos, cronograma ou datas e escopo.

15 15 Declaração do Escopo Define o projeto - o que precisa ser realizado. Serve como referência para decisões futuras do projeto e para confirmar ou desenvolver um entendimento comum entre os stakeholders sobre o escopo do projeto.

16 16 Declaração do Escopo (Deve incluir direta ou indiretamente) Características do produto ou serviço do projeto; um breve resumo da descrição do produto. Os resultados principais (deliverables) do projeto; uma lista dos principais resultados em um nível mais sumarizado do projeto.

17 17 Declaração do Escopo (Deve incluir direta ou indiretamente) Os objetivos do projeto (project objectives): mais conhecidos por profissionais de planejamento como metas. São critérios quantificáveis que obrigatoriamente devem ser alcançados, para que o projeto possa ser considerado um projeto de êxito. Devem possuir um atributo, unidade de medida e um valor(relativo ou absoluto).

18 18 Declaração do Trabalho (Statement of Work) Segundo o Guia PMBOK: É uma descrição dos produtos ou serviços a serem fornecidos pelo projeto. É uma descrição entregue aos fornecedores para que eles possam determinar se são capazes de fornecer o produto ou serviço. PMBOK: Guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, disponível em :

19 19 Métodos de Seleção do Projeto Deve-se levar em consideração as necessidades da empresa, em geral espelhadas em seu plano estratégico, estabelecendo critérios consistentes e lógicos de avaliação para possibilitar o processo de priorização e seleção de projetos.

20 20 Métodos de Seleção do Projeto As duas categorias principais são: Métodos de medição dos benefícios: abordagens comparativas, modelos de pontuação (scoring model), contribuição para os benefícios ou modelos econômicos. Métodos de otimização restrita: modelos matemáticos usando algoritmos de programação lineares, não lineares, dinâmicos e multiobjetivos.

21 21 Ação Corretiva Qualquer ação que traga o desempenho futuro para o esperado no projeto ou um alinhamento definido no plano de gerenciamento deste projeto. Ela requer analisar tendências e/ou identificar a causa de variações presentes, podendo causar modificações não só no escopo, mas também em outras áreas do universo de conhecimento do gerenciamento de projetos.

22 22 Sistema de Informação de Gerenciamento de Projeto Conjunto de sistemas manuais e/ou automatizados de armazenamento e compartilhamento de informações. Permite ao gerente do projeto, integrantes da equipe e demais stakeholders se manterem informados a respeito do status do projeto.

23 23 Sistema de Informação de Gerenciamento de Projeto Ferramenta importante no processo de distribuição das informações do projeto em tempo hábil e de maneira confiável. É desenvolvido para que se passe a informação certa para a pessoa certa no momento certo de forma eficiente e eficaz.

24 24 Sistema de Controle de Mudanças Conjunto formal e documentado de procedimentos, sistemas de acompanhamento e níveis de aprovação para a autorização de mudanças no projeto. Inclui tanto aspectos de hard (procedimentos) quanto de soft (software, práticas gerenciais).

25 25 Gerenciamento da Configuração Especifica as características do produto do projeto e verifica se a descrição está exata e completa. Controla as mudanças efetuadas nas características de um item e acompanha as mudanças feitas ou solicitadas e o respectivo status.

26 26 O Plano de Gerenciamento do Projeto É um documento criado pelo gerente do projeto, com a colaboração da equipe e de alguns stakeholders chave. Trata-se do principal documento de suporte ao gerenciamento do projeto.

27 27 O Plano de Gerenciamento do Projeto Termo de Abertura do Projeto (Project charter). Declaração do Escopo (Scope statement). EAP – Estrutura analítica do Projeto (WBS – Work Breakdown Structure). Diagrama de Rede (Network diagram). Orçamento ou Plano de Gerenciamento do Cronograma (Project Schedule or Schedule Management Plan). Riscos (Risks). Inclui:

28 28 O Plano de Gerenciamento do Projeto Matriz de Responsabilidades (Responsability Assignment Matrix). Principais Marcos (Major milestones). Sistema de Controle de Mudanças (Change Control System). Plano de Gerenciamento do Projeto (Project Management Plan). Plano de Gerenciamento de Aquisições (Procurement Management Plan). Inclui:

29 29 O Plano de Gerenciamento do Projeto Plano de Gerenciamento da Qualidade (QualityManagement Plan). Plano de Gerenciamento das Comunicações (Communications Management Plan). Linha de Base da Medição de Desempenho (Performance Measurement Baseline). Inclui:

30 30 Controle Integrado de Mudanças Envolve escopo, tempo, custo, qualidade e o controle de todas as mudanças ocorridas no projeto.

31 31 Controle Integrado de Mudanças Gerente do projeto deve se preocupar em: Influenciar os fatores que afetam a alteração. Assegurar que a alteração seja benéfica. Determinar se a alteração ocorreu. Determinar se a alteração é necessária. Procurar alternativas para as mudanças. Notificar os stakeholoders afetados pela alteração. Gerenciar as mudanças conforme ocorram.

32 32 Lições Aprendidas Trata-se de avaliar erros e acertos nos projetos, identificando-se o que poderia ter sido evitado, e o que poderá ser feito diferente ou melhor da próxima vez.

33 33 Lições Aprendidas Recomenda-se a abordagem dos aspectos: Aspectos técnicos do projeto. Aspectos de gerenciamento do projeto. Aspectos de gestão. A não realização do exercício desta ação: Dificulta o processo de melhoria contínua no gerenciamento de projetos; Priva os stakeholders de aprenderem com suas experiências passadas.

34 34 Sistema de Autorização de Trabalho Especificam e iniciam a execução de cada pacote de trabalho. É um procedimento formal que autoriza a realização de uma determinada atividade do projeto, procurando garantir que a mesma seja realizada no tempo certo e na seqüência adequada.

35 35 Comitê de Controle de Mudanças (Change Control Board – CCB) Tem autoridade para aprovar ou rejeitar solicitações de mudanças no projeto, conforme definida e estipulada pela organização executora. É importante que a autoridade do grupo seja definida de forma bastante clara e que existam procedimentos separados para as mudanças de emergência.

36 36 Encerramento do Projeto O projeto ou fase do projeto, depois de ter alcançado seus objetivos ou ter finalizado por outras razões, requer seu encerramento.

37 37 Encerramento do Projeto Processos da fase de encerramento: 1) Administrativo: aceitação formal do produto do projeto (ou fase do projeto) por parte do cliente. informações importantes e úteis não podem ser perdidas. Os resultados devem incluir: arquivos de projetos (registros organizados do projeto), encerramento do projeto (documento formal de aceite) e lições aprendidas.

38 38 Encerramento do Projeto Processos da fase de encerramento: 2) Contratual: aceitação do trabalho realizado pelo fornecedor com base em uma notificação escrita formal de que o contrato foi concluído.

39 39 Encerramento do Projeto 1) Adição: projetos que evoluem para operações - têm características próprias, são únicos e temporários e quando perdem essas características deixam de ser projetos e passam a ser uma operação rotineira. Maneiras formais de encerrar um projeto:

40 40 Encerramento do Projeto 2) Corte de Recursos: quando os recursos financeiros são cortados de um projeto, ele é encerrado antes de cumprir com os seus objetivos, fica inacabado. Maneiras formais de encerrar um projeto:

41 41 Encerramento do Projeto 3) Realocação de recursos: ocorre quando os recursos humanos ou materiais do projeto são transferidos para outros projetos ou reintegrados às suas antigas funções. Maneiras formais de encerrar um projeto:

42 42 Encerramento do Projeto 4) Extinção: significa que o projeto cumpriu todos os objetivos propostos e foi aceito pelos interessados. Maneiras formais de encerrar um projeto:


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