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Os principais estilos artísticos na revolução da arte (primeiras três décadas do século XX) Impressionismo Expressionismo Fauvismo Cubismo Abstraccionismo.

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Apresentação em tema: "Os principais estilos artísticos na revolução da arte (primeiras três décadas do século XX) Impressionismo Expressionismo Fauvismo Cubismo Abstraccionismo."— Transcrição da apresentação:

1 Os principais estilos artísticos na revolução da arte (primeiras três décadas do século XX) Impressionismo Expressionismo Fauvismo Cubismo Abstraccionismo Futurismo Surrealismo

2 ImpressionismoImpressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico francês do séc. XIX (1874), que tentou utilizar a pesquisa científica contemporânea realizada acerca da física da cor, para conseguir uma representação mais exacta da cor e do tom. O principal impulsionador deste movimento foi Edouard Manet. A maior parte dos impressionistas aplicavam a tinta em pequenos toques de cor pura, em vez de pinceladas fortes, fazendo assim as pinturas parecer mais brilhantes do que as realizadas pelos artistas dos Salons contemporâneos. Os impressionistas acreditavam captar uma particular e fugaz impressão de cor e luz ao ar livre, em vez de fazerem a sua síntese dentro de um estúdio. Com esta determinação de trabalhar sobre o tema ao ar livre, os impressionistas introduziram o tempo na pintura: tudo o que é mutável (céu água folhagem, etc.), tudo o que transforma as coisas (luz, estação, hora, etc.), tudo o que é transitório ( neve, nevoeiro, aurora, etc.) Impressionistas escolhidos: Auguste Renoir Auguste Renoir ( )Claude Monet Claude Monet ( )

3 Claude Monet The Japanese Bridge (1899) Continua

4 Claude Monet Impression, Rising Sun (1873)

5 Lady at the Piano (1875) Auguste Renoir Continua

6 Auguste Renoir Moulin de la Galette (1876)

7 ExpressionismoExpressionismo Expressionistas escolhidos: O Expressionismo surge no final do século XIX com características que ressaltam a subjectividade. Neste movimento, a intenção do artista é recriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto. O Expressionismo surgiu na Alemanha, onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. O principal impulsionador deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, Este movimento foi fundado na subjectividade, na revolta e na violência; portanto e manifestado pela violência da expressão. Além da sua forte manifestação na pintura, o expressionismo foi marcante também em outras manifestações artísticas, tais como: literatura, cinema, teatro, etc.. Vicent Van Gogh Vicent Van Gogh ( ) Edvard Munch ( )Edvard Munch

8 Vicent Van Gogh The Starry Night (1889) Continua

9 Vicent Van Gogh Mountains at Saint-Remy (1889)

10 Edvard Munch Evening on Karl Johan (1892) Continua

11 Edvard Munch Death in the Sickroom (1895)

12 FauvismoFauvismo Fauvistas escolhidos: O Fauvismo teve origem no final do Século XIX, no salão de Outono em 1905 em Paris, Os principais impulsionadores deste movimento foram Paul Gauguin e Vincent Van Gogh. Os Fauvistas usavam principalmente o uso exagerado das cores agressivas e a representação plana, o que dava um grande teor dramático à representação pictórica. Os fauvistas tentam explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica A tendência fauvista não só revolucionou o uso das cores na pintura moderna como foi uma das origens dos posteriores movimentos de ruptura estética nas artes plásticas. O fauvismo foi um movimento de curto período, mas conseguiu reunir grandes artistas. Henry Matisse Henry Matisse ( ) Raoul Dufy ( )Raoul Dufy

13 Henry Matisse Le bonheur de vivre (1905) Continua

14 Henry Matisse Two Figures Reclining in a Landscape (1921)

15 Raoul Dufy La chambre aux arums (1928) Continua

16 Raoul Dufy Le casino de la Jetée à Nice (1950)

17 CubismoCubismo Cubistas escolhidos: O Cubismo foi um movimento iniciado por Pablo Picasso e Georges Braque em Paris entre 1906 e Os cubistas tentam representar os objectos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas rectas. Estes não representam, mas sugerem a estrutura dos corpos ou objectos. Representam-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes. Os cubistas retratam formas geométricas, como cubos e cilindros, que fazem parte da estrutura de figuras humanas e de outros objectos que pintam. Normalmente as cores que estes usam limitam-se ao preto, cinza, marron e ocre. O Cubismo pode ser dividido em duas fases: o Cubismo Analítico (1906 e 1912), e o Cubismo Sintético (1912 e 1914). Pablo Picasso Pablo Picasso ( ) Georges Braque ( )Georges Braque

18 Pablo Picasso Les demoiselles d´Avignon (1907) Continua

19 Pablo Picasso Guernica (1937)

20 Georges Braque Fruit Dish (1908) Continua

21 Georges Braque "The Pink Tablecloth" (1933)

22 AbstraccionismoAbstraccionismo Abstraccionistas escolhidos: O Abstraccionismo foi um movimento desenvolvido no início do século XX, na Alemanha. O principal impulsionador deste movimento foi o artista russo Vassili Kandinsky. O Abstraccionismo deixa de representar figuras concretas e torna-se uma combinação de linhas, de formas e de cores, abstraídas da realidade. Existem dois tipos de abstracção: Informal – que recebe influência do expressionismo e do cubismo. Os artistas abandonam a perspectiva tradicional e criam as formas abstractas na pintura, utilizando linhas e cores para exprimirem as suas emoções. Geométrica - que ao criarem pinturas, gravuras e peças de arte gráfica, os artistas exploram com certo rigor técnico as formas geométricas, sem a preocupação de transmitir ideias e sentimentos. Vassili Kandinsky Vassili Kandinsky ( ) Franz Marc ( )Franz Marc

23 Vassili Kandinsky Small Pleasures (1913) Continua

24 Vassili Kandinsky Black and Violet (1923)

25 Franz Marc The fate of the animals (1913) Continua

26 Franz Marc Fighting Forms (1914)

27 FuturismoFuturismo Futuristas escolhidos: O Futurismo foi um movimento fundado pelo poeta italiano Fillippo Tomasso Marinetti em 1909 em Itália. O Futurismo anunciava o fim da arte passada e o início da arte do futuro. Os futuristas rejeitavam o moralismo e o passado, e baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do século XX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todo o tipo de artes. A pintura futurista foi influenciada pelo cubismo e pelo abstraccionismo, mas a utilização de cores vivas, contrastes e a sobreposição das imagens, pretendia dar a ideia de dinamismo, deformação e desmaterialização por que passam os objectos e o espaço quando ocorre a acção. Giacomo Balla ( )Giacomo Balla Carlo Carra ( )Carlo Carra

28 Giacomo Balla The Car has Passed (1913) Continua

29 Giacomo Balla Speed of a Motor Car (1913)

30 Carlo Carra Burial of the Anarchist Galli (1911) Continua

31 Carlo Carra The Red Horseman (1913)

32 SurrealismoSurrealismo Surrealistas escolhidos: O Surrealismo surgiu na França na década de Este movimento foi fundado por Sigmund Freud, que mostrou a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. O Surrealismo foi a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Este movimento artístico surge todas as vezes que a imaginação se manifesta livremente. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal.. Os surrealistas devem libertar a sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar valor aos sonhos e as informações do inconsciente. Os surrealistas criam obras repletas de humor, sonhos e utopias Salvador Dali ( )Salvador Dali Joan Miró ( )Joan Miró

33 Salvador Dali Autumnal Cannibalism (1936) Continua

34 Salvador Dali The Persistence of Memory (1931)

35 Joan Miró Paysage catalan (1922) Continua

36 Joan Miró Dutch Interior II (1928)

37 Trabalho realizado por: Bráulio Miguel Conceição 9ºE Nº 3483 MARÇO 2006


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