A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUZ E COR Prof.ª Dr.ª Adriana Maria Meneghetti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUZ E COR Prof.ª Dr.ª Adriana Maria Meneghetti"— Transcrição da apresentação:

1 LUZ E COR Prof.ª Dr.ª Adriana Maria Meneghetti adrianam@utfpr.edu.br
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação LUZ E COR Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Prof.ª Dr.ª Adriana Maria Meneghetti

2 LUZ E COR OBJETIVOS Objetivos gerais
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 LUZ E COR OBJETIVOS Objetivos gerais Construir kits de material didático para uso em escolas do ensino fundamental sobre conceitos de luz e cor, bem como a elaboração de cartilha sobre o material para uso em sala de aula.

3 LUZ E COR Objetivos específicos
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 LUZ E COR Objetivos específicos Demonstrar experimentos que se observem as propriedades da Luz; Mostrar a presença de cor - formação das cores primárias; Construir materiais didáticos - Disco de Newton, Caleidoscópio, Câmara escura e Periscópio. Despertar vocações e incentivar a realização de pesquisas científicas nas escolas de educação básica; Estimular a curiosidade e o interesse pela ciência, em crianças das séries iniciais através das ações práticas; Fortalecer a extensão, por meio das interações entre a Universidade, a escola e a comunidade; Colocar o município de Santa Helena/PR no mapa da "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT";

4 Você está atento? Olhe ao seu redor e perceba a infinidade de cores.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Você está atento? Olhe ao seu redor e perceba a infinidade de cores. Para iniciar nossas discussões a respeito das cores, responda às seguintes questões: Será que a cor de um objeto é uma característica permanente dele? Será que um objeto verde – um limão, por exemplo – é sempre observado como sendo verde?

5 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

6 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

7 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

8 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

9 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

10 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 O que é a cor? Para enxergar qualquer coisa, é necessário que haja luz – não se vê no escuro; Como a maioria dos objetos que nos cercam não emite luz visível (livros, portas, roupas, você etc.), só podemos vê-los porque eles refletem a luz do ambiente em que se encontram. Essa luz refletida pode ser a luz do Sol, ou artificial (lâmpada); A luz incide sobre qualquer objeto, três processos podem acontecer: reflexão, absorção e transmissão da luz.

11 Coloração por reflexão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por reflexão

12 Coloração por reflexão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por reflexão

13 Coloração por reflexão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por reflexão

14 Coloração por reflexão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por reflexão

15 Coloração por reflexão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por reflexão

16 Coloração por reflexão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por reflexão

17 Coloração por reflexão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por reflexão

18 Coloração por reflexão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por reflexão E se for colocado uma luz de cor vermelha?

19 Coloração por reflexão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por reflexão

20 Coloração na geração Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração na geração

21 Coloração por transmissão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por transmissão

22 Coloração por transmissão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por transmissão Lente Azul

23 Coloração por transmissão
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Coloração por transmissão

24 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu com a publicação da Teoria Corpuscular da Luz, por Isaac Newton, teoria que admitia que a luz era formada por um feixe de partículas – Dualidade onda partícula. Luz é o agente físico que sensibiliza nossos órgãos visuais. A luz é uma onda eletromagnética; Dividida em Óptica Física e Geométrica.

25 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Óptica Geométrica estuda os fenômenos luminosos baseados em leis empíricas (experimentais). São explicados sem conhecer a natureza física da luz. A óptica geométrica usa como ferramenta de estudo a geometria. Raios de luz são linhas que representam a direção e o sentido de propagação da luz. A ideia de raios de luz é puramente teórica e tem como objetivo facilitar o estudo. Raio de luz Feixe de luz

26 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Fontes de luz Primária: são os corpos que emitem luz própria. Existem dois tipos: Incandescentes (sol e lâmpada de filamento) e Luminescentes (lâmpadas a gás, interruptor de tomada). Secundária: são os corpos que refletem a luz que recebem de outros corpos.

27 Conceitos Básicos Corpos opacos: corpos que impedem a passagem da luz.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Conceitos Básicos Corpos opacos: corpos que impedem a passagem da luz. Corpos transparentes: corpos que se deixam atravessar totalmente pela luz. Corpos translúcidos: corpos que se deixam atravessar parcialmente pela luz.

28 Princípios da Óptica Geométrica
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da independência dos raios luminosos Dois raios de luz, ao se cruzarem, seguem independentemente, cada um, a sua trajetória. Propagação retilínea dos raios luminosos Todo raio de luz percorre trajetórias retilíneas em meios transparentes e homogêneos. Princípio da reversibilidade dos raios luminosos A trajetória seguida pelo raio de luz, num sentido, é a mesma quando o raio troca o sentido de percurso.

29 Princípios da Óptica Geométrica
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da independência dos raios luminosos: Um raio ao cruzar com outro, não interfere na propagação

30 Princípios da Óptica Geométrica
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da independência dos raios luminosos Propagação retilínea dos raios luminosos: A luz se propaga em linha reta. Sombra P F (fonte pontual)

31 Princípios da Óptica Geométrica
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da independência dos raios luminosos Propagação retilínea dos raios luminosos: A luz se propaga em linha reta. Penumbra P F (fonte extensa) Penumbra

32 Princípios da Óptica Geométrica
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da independência dos raios luminosos Propagação retilínea dos raios luminosos: A luz se propaga em linha reta.

33 Princípios da Óptica Geométrica
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da independência dos raios luminosos Propagação retilínea dos raios luminosos: A luz se propaga em linha reta. b h imagem objeto p p’

34 Princípios da Óptica Geométrica
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da independência dos raios luminosos Propagação retilínea dos raios luminosos Princípio da reversibilidade dos raios luminosos: O espelho retrovisor dos veículos.

35 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015 Leis da reflexão 1ª lei da reflexão: O raio de luz incidente, o raio de luz refletido e a reta normal à superfície que passa pelo ponto de incidência da luz são coplanares. 2ª lei da reflexão: O ângulo de incidência e o ângulo de reflexão, com a normal, possuem a mesma medida.

36 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

37 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

38 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

39 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

40 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

41 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

42 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

43 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

44 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

45 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

46 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

47 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

48 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

49 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

50 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

51 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

52 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015

53 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chamada CNPq/INSTITUTO TIM Nº 2/2015


Carregar ppt "LUZ E COR Prof.ª Dr.ª Adriana Maria Meneghetti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google