A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

  IIntrodução à Óptica Geométrica Física PROF. RODRIGO LINS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "  IIntrodução à Óptica Geométrica Física PROF. RODRIGO LINS."— Transcrição da apresentação:

1

2   IIntrodução à Óptica Geométrica Física PROF. RODRIGO LINS

3 1. Introdução Luz é o agente físico que, atuando nos órgãos visuais, produz a sensação da visão.  Energia radiante (Radiação)  Onda eletromagnética  Velocidade da luz no Vácuo: C = 3, m/s ou c = 3, Km/s  Representação:

4 Observação: Ano luz É a distância percorrida pela luz, no vácuo, durante 1 ano terrestre. C = Km/s 1 ano = segundos Distância: ,8 Km Vamos analisar:

5 2. Feixes de Luz  Convergente  Divergente  Paralelos

6 3. Fontes luminosas Fonte de luz Fonte de luz Primária Secundária corpos que emitem luz própria corpos que enviam a luz que recebem de outras fontes Ex: o Sol, a chama de uma vela, as lâmpadas (quando acesas) etc. Ex: a Lua, as nuvens, uma árvore, as lâmpadas (quando apagadas) etc.

7 3. Fontes luminosas Fonte de luz Fonte de luz Pontual (Puntiforme) Extensas dimensões são irrelevantes em comparação com as distâncias da F.L. dimensões não-desprezíveis em relação à distâncias da F.L.

8 4. Classificação dos Meios 4.1 Meios Transparentes Permite uma visão nítida dos objetos; 4.1 Meios Translúcidos Permite uma visão parcial dos objetos;

9 4. Classificação dos Meios 4.3 Meios Opacos Impede a propagação da luz; 4.4 Meios Homogêneos Apresenta as mesmas propriedades físicas em todos os seus pontos.

10 MEIOS ÓPTICOS

11 5. Princípios da óptica geométrica 5.1 Princípio da Independência dos R.L. Os raios de luz de um feixe são independentes.

12 5. Princípios da óptica geométrica 5.2 Princípio da Reversibilidade dos R.L. O caminho de um raio de luz não se modifica quando permutamos as posições da fonte e do observador.

13 5. Princípios da óptica geométrica 5.3 Princípio da Propagação Retilínea dos R.L. Nos meios a luz se propaga em linha reta. Nos meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta.

14 Conclusão: O sol é uma fonte extensa Observação: Fonte Pontual (ou puntiforme): Só gera sombra Fonte Extensa: Gera sombra e Penumbra

15 Fases da Lua

16 ECLIPSE Os eclipses ocorrem devido ao princípio da propagação retilínea da luz e podem ser : SolarLunar ou

17 ECLIPSE SOLAR A lua se encontra disposta entre o sol e a terra. Fase da lua : LUA NOVA

18

19

20 ECLIPSE LUNAR A lua se encontra atrás do cone de sombra da terra. Fase da lua: LUA CHEIA

21 Se durante um mês temos uma lua cheia e uma lua nova então por que não ocorre eclipse todo mês ? Saiba a razão. Saiba a razão.

22 Porque o plano de translação da órbita da terra não é o mesmo plano de translação da órbita da lua, existe uma inclinação de aproximadamente 5,2° entre eles.

23 Linha dos Nodos

24 Planos de Translação

25

26 Composição da Luz Branca Vermelho,Laranja, Amarelo,Verde, Azul, Anil e Violeta. A luz branca (que é policromática) é composta pelas cores :

27 6. Cor dos objetos Azul Cor Azul Luz Azul Luz Branca Luz Amarela Preto Luz Vermelha

28 Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a Luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com outro. 1ª Lei da Reflexão: O raio incidente, a reta normal e o raio refletido são coplanares. 2ª Lei da Reflexão: 7. Reflexão da luz Leis da Reflexão LISA Superfície LISA refletora ir i = r RI NRR

29 7. Reflexão da luz 7.1 Reflexão Regular RI RR

30 7. Reflexão da luz 7.1 Reflexão Difusa (Difusão) RI NRR

31 CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO Baseia-se também no princípio da propagação retilínea da luz.

32

33 Da figura temos uma semelhança entre os triângulos de onde é válida a relação : D d = H h ONDE: D = Distância do objeto d = Distância da imagem H =Altura do objeto h =Altura da imagem


Carregar ppt "  IIntrodução à Óptica Geométrica Física PROF. RODRIGO LINS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google