A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Triunfo da Vontade Leni Riefenstahl, 1934 Objectivo do filme: Glorificar a ideologia nazi: Mostrando a ordem, a unidade, a ambição do movimento nacional-socialista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Triunfo da Vontade Leni Riefenstahl, 1934 Objectivo do filme: Glorificar a ideologia nazi: Mostrando a ordem, a unidade, a ambição do movimento nacional-socialista."— Transcrição da apresentação:

1 O Triunfo da Vontade Leni Riefenstahl, 1934 Objectivo do filme: Glorificar a ideologia nazi: Mostrando a ordem, a unidade, a ambição do movimento nacional-socialista. Representando a ideia da vontade colectiva, por detrás de um leader, Führer. Representando a alienação da vontade individual (carácter massivo, massas desumanizadas). Afirmando a fidelidade do povo alemão ao seu Führer, a sua vontade de morrer pela Alemanha. Mensagem do filme: não há valores individuais, o indivíduo faz parte integrante da Alemanha, deve sentir-se preparado para morrer pela pátria que é tudo.

2 Fase da rodagem : Rodado durante os dias em que decorreu o 6ª Congresso do partido Nacional- Socialista (5 a 9 de Setembro). Meios utilizados: Construção de torres, passeios e carris de travellings Elevador construído para elevar a câmara a uma altura de 38 metros. Equipa de 120 pessoas - 16 operadores - 16 assistentes técnicos - 30 câmaras - 4 equipas de captação de som - equipas de electricistas - carros com chauffeurs - guardas S.A e S.S.

3 Fase da montagem : 6 meses devido a 4 factores essenciais : Quantidade de película utilizada durante os dias de rodagem pelas diversas câmaras (cerca de m) que deu origem a apenas 2 horas de filme. No início do projecto, o filme devia ser precedido de uma primeira parte consagrada ao início do partido Nacional-Socialista. Leni Riefenstahl diz ter tido muitas dificuldades durante a rodagem, devido essencialmente aos equipamentos sonoros. Goebbels, ministro da propaganda, que já se tinha manifestado aquando da rodagem de « A Vitória da Fé » (1933), criou dificuldades suplementares à realizadora.

4 . Análise do Filme Introdução: Sucessão de quadros negros com os seguintes intertítulos: 5 de Setembro de 1934; 20 anos após a Guerra – Primeira Guerra Mundial; 16 anos após o início da «Paixão Alemã» / Armistício de 1918 e Tratado de Versailles, que retirou à Alemanha muitos dos seus territórios e das suas regalias (interdição de rearmar, dívida em relação aos vencedores); 19 meses após o renascimento da Alemanha / 30 de Janeiro de 1933; A.Hitller viajando, de novo, até Nuremberg para rever a sua assembleia de seguidores.

5 Planos aéreos: nuvens e Nuremberg vista do céu (plano picado): monumentos históricos, referências ao partido Nacional-Socialista (cruz suástica), plano do avião, intercalado com planos picados de Nuremberg: habitações, zonas verdes, desfiles de soldados numa ponte, multidão, avião aproxima-se, prestes a aterrar. Multidão com o braço estendido entusiasticamente saúda a chegada do avião, a saída de Hitler do avião. Desfile de carros, Hitler entre a multidão entusiástica, em massa, desumanizada, destacando-se, por vezes, o rosto feliz de uma criança ou de mulheres. Planos próximos de Hitler, (PM, PP) por oposição a planos de conjunto da multidão (campo contra-campo). Rostos de soldados (beleza). Saudação a Hitler. Fade out.

6 1ª Sequência Cena de noite: ouve-se música militar, vêem-se luzes como constelações, são as tochas dos soldados, fumo, há uma impressão de uma atmosfera irreal. Trata-se de uma encenação teatral. A música reforça o ambiente de mistério, de grandeza, de força. Na noite, apenas se vislumbram as luzes das tochas, a cruz suástica (bem iluminada) e a saudação a Hitler (Heil Htiler). Fade out.

7 2ª Sequência Música mais suave. Vista de Nuremberg, casas, jarra de flores, símbolos do partido nacional-socialista, bandeiras, rio, jardins, monumentos. Vista aérea de tendas: campos de jovens. Ouvem-se tambores. Higiene dos jovens, música militar alegre. Troncos nus (importância da estética). Convívio entre eles, ambiente de camaradagem, de alegria. Trabalho conjunto. Refeição conjunta.

8 Ouve-se uma música tradicional: Desfile de trajes folclóricos de várias regiões da Alemanha. Beleza dos rostos dos homens e das mulheres que desfilam e observam (unidade de todos os alemães). Hitler cumprimenta algumas das mulheres vestidas com trajes folclóricos. Hitler passa revista às unidades DAF (Organização do Trabalho Alemão: Organização Nazi que substituiu os sindicatos após a sua interdição a 10 de Maio de 1933). Desfile de carros com os ministros. Fade out.

9 3ª sequência Vista da águia, símbolo do Império alemão (= o Reich) Abertura do 6º Congresso do partido Nacional-Socialista (=partido Nazi). Apresentação de membros do Governo: Hess, Goebbels. Todos têm uma voz muito estudada, utilizam as palavras necessárias: Povo alemão, Paz, Grandeza da Alemanha, «Estamos preparados para tudo».

10 Assistência séria, muito digna. Os homens com um ar importante, de autoridade. As mulheres emocionadas, nostálgicas do passado glorioso da Alemanha. A câmara aproxima-nos dos rostos dos diferentes ministros, contacto íntimo com ele. Campo coberto de soldados armados com enxadas. Cerimónia de apelo: vêm de todas as partes do país, unidos para reconstruir a Alemanha. Atmosfera de festa: fogo de artifício. Fade out.

11 4ª Sequência Desfile de jovens, com trompetes e tambores: «A juventude hitleriana» Discursos: estais unidos, sem distinção de classes nem de castas, somos um povo, um império e temos um chefe: Hitler. Cena de multidão: saudação a Hitler. Fade out.

12 5ª Sequência Abundância de bandeiras, de cruzes suásticas e de águias. Desfile de cavalaria: beleza dos homens e dos cavalos. Depois, desfile de carros blindados. Discurso de Hitler: voz melodramática, sentida. Fade out.

13 6ª sequência Culto dos símbolos: a águia, a cruz suástica, as bandeiras. Tomada de vistas inovadora: elevador entre as bandeiras. Ballet militar, desfiles de todas as espécies de militares. Hitler fala de um problema. Faz referência à noite da eliminação dos principais chefes dos S.A., nomeadamente Röhm. Hitler toca nas novas bandeiras com uma antiga: passagem de força, de energia entre as bandeiras. Sons do canhão durante esse tempo. Entrada numa nova era.

14 7ª Sequência Uma cidade embelezada : Nuremberg. Desfiles: importância da música, jogos de sombras, de mãos estendidas. (A estética é muito importante). Fade out.

15 8ª Sequência Retorno em plano picado sobre a cidade, a catedral, a câmara, os tectos e os desfiles. Vista da águia: estamos no grande hall. «O 6º Congresso do Partido Nacional Socialista está encerrado». Discurso sobre a guerra. Jogo de luz vindo da Cruz Suástica. Armada em marcha: a guerra parece inevitável. Fade out.


Carregar ppt "O Triunfo da Vontade Leni Riefenstahl, 1934 Objectivo do filme: Glorificar a ideologia nazi: Mostrando a ordem, a unidade, a ambição do movimento nacional-socialista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google