A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sintaxe Revisão Sujeito (tipos). SUJEITO concorda com o verbo; constitui seu assunto central; apresenta como núcleo um substantivo, um pronome ou uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sintaxe Revisão Sujeito (tipos). SUJEITO concorda com o verbo; constitui seu assunto central; apresenta como núcleo um substantivo, um pronome ou uma."— Transcrição da apresentação:

1 Sintaxe Revisão Sujeito (tipos)

2 SUJEITO concorda com o verbo; constitui seu assunto central; apresenta como núcleo um substantivo, um pronome ou uma palavra substantivada.

3 TIPOS DE SUJEITO simples => Apresenta um único núcleo. Meu avô brigou com os outros fazendeiros. composto => Apresenta mais de um núcleo. Os quadros, os livros e os móveis antigos não serão vendidos. oculto (desinencial ou implícito) => Encontra-se implícito na forma verbal ou no contexto. Sinto muito a falta de meus livros. Os agricultores participaram da reunião. Decidiram comprar novos equipamentos.

4 TIPOS DE SUJEITO (Cont.) indeterminado => Quando não se quer ou não se pode identificar claramente a quem o predicado da oração se refere. Há duas maneiras de se indeterminar o sujeito: verbo na 3ª pessoa do plural, sem referência a nenhum termo identificado anteriormente: Procuraram você ontem à noite. Estão pedindo sua presença lá fora. verbo acompanhado do pronome SE. Atuando como índice de indeterminação do sujeito: Vive-se melhor fora das cidades grandes. Precisa-se de novos vendedores.

5 TIPOS DE SUJEITO (Cont.) oração sem sujeito (inexistente) => Formada apenas por predicados, nos quais aparecem verbos impessoais. Ocorre com: verbos que exprimem fenômenos da natureza: Choveu pouco no último mês de março. Anoiteceu rapidamente. os verbos estar, fazer, haver e ser, quando indicam tempo ou fenômeno natural. Está cedo. Faz muito frio na Europa. Há meses não vejo sua prima. São duas horas da tarde. verbo haver, expressando existência ou acontecimento. Há boas razões para suspeitarmos dele. Houve vários bate-bocas durante a assembléia.

6 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

7 1) Separe o sujeito do predicado. a. "A pêndula do bar martelou seis horas." (Ribeiro Couto) b. "Por minha vontade eu ficava ouvindo aquele menino a vida inteira.," (José J. Veiga) C. "Dona Anita deu meia dúzia de beliscões no caçula..." (Carlos H. Cony) d. "Genoveva não se defendia de um erro ou de um perjúrio."(Machado de Assis) e. "Atrás dele vinha o rapaz de cabelos louros, encaracolados, com os olhos azuis muito abertos." (José Clemente Pozenato) f. "OS seus hábitos estranhos deixavam perplexo os moradores da rua." (Murilo Rubião) g. "Vai alta no céu a lua da Primavera. h. "A casa de palha do negro Damião,o fogo comeu num instante." (José Lins do Rego)

8 3) Separe o sujeito do predicado e identifique o núcleo do sujeito. a. Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico. b. As duas crianças testavam na creche da prefeitura. c. A madeira é usada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas. d. Aqueles poucos reuniram-se em protesto no sindicato. e. A luta em defesa do ambientei é necessária: fundamental. f. As florestas nativas de São Paulo sobrevivem em pequena parte do território estadual.

9 4) Separe o sujeito do predicado, identifique o núcleo do sujeito e classifique-o em sujeito simples ou sujeito composto. a. Os escritores e professores fizeram uma boa conferência. b. O progresso da indústria automobilística e o desenvolvimento da indústria de pneumáticos aumentaram o consumo da borracha. C.Muitos agricultores, por medo, não desenvolvem a agricultura. d. Os deputados votaram as reformas educacionais. e. Com maior poder aquisitivo, muitos brasileiros fazem viagens ao exterior. f. Os professores e os alunos comemoraram o aniversário do diretor.

10 5) Faça com que as orações abaixo tenham sujeito indeterminado. Modelo: Os professores falaram muito sobre trabalho. 1. Falaram muito sobre trabalho. 2. Falou-se muito sobre trabalho. a. As firmas precisavam de mão-de-obra especializada. b. Na festa, os convidados falaram muito bem de você, Paulo. c. Todos necessitam de sua colaboração, amigo.

11 6) Identifique o sujeito das orações e classifique-o. a. Os dois sobrinhos e seus colegas de escola foram acampar. b. Entregaram o cheque hoje pela manhã. c. Olhávamos as vitrinas. d. As testemunhas reproduziram o acidente no depoimento. e. A indumentária diferente e o sotaque carregado mostravam sua origem. f. Falou-se pouco sobre as reformas sociais. g. Os exportadores brasileiros vendem anualmente milhares de toneladas de frango. h. Um grande grupo de estudantes entrevistou o Secretário da Saúde. i. No carnaval, colorem a calçada confetes e serpentinas. j. A literatura de cordel, os repentistas e os mágicos de praças públicas representam muito a nossa cultura popular. L Com saudades, saí à procura do amigo. m. Discutiu-se muito sobre o assunto.

12 7) Justifique a ausência de sujeito dos verbos destacados. a. Havia um barulho ensurdecedor de britadeira. b. Deve haver muitos candidatos para esse emprego. C. Hoje faz dois dias que estou gripada. d. Eram cinco de julho de e. Choveu no Norte, geou no Sul e nem relampejou aqui.

13 8) Classifique o sujeito em simples, composto, indeterminado. Identifique também as orações sem sujeito. a. Anda-se muito em São Paulo. b. Abraçaram-se contentes os jogadores e técnicos vitoriosos. c. Os olhos parados bonitos e tristes fixavam o horizonte. d. A cadeira de balanço e o tricô inacabado lembravam-me os tempos de infância. e. "Ainda eram pequenas as casas exportadoras de cacau." (Jorge Amado) f. Tocaram a campainha? g. Eram mágicos o barulho da pipoca e o cheiro do café. h. Trovejou toda a noite. i. "Largaram-me numa praia deserta do rio Amazonas." (Márcio Souza) J. O fogo passou; a casa da cruz caiu(José de Alencar) 1. De repente ela soltou um grito...

14 ESTUDO DO VERBO Disciplina: Língua Portuguesa – ensino fundamental II

15 O que é o VERBO? O verbo é uma palavra de forma variável que exprime o que se passa; isto é, um acontecimento representado no tempo. Exemplos: O professor ensina. Eu gosto de Língua Portuguesa. Há muito silêncio na sala.

16 O verbo é o centro, o núcleo da frase. Por si só, pode constituir uma frase completa. Ouçam! Por exemplo… Vós aprendeis rapidamente a lição sobre os verbos, nesta na aula. Quem aprende? O que aprende? Como aprende? Onde aprende? Compreenderam? Sim, o verbo é o centro da frase porque todas as restantes palavras se agrupam à sua volta.

17 O verbo é a palavra mais variável de qualquer língua, pois varia em modo, tempo, número, pessoa e voz. Modos são as diversas maneiras de encarar a realização da ação Indicativo Encara a ação como uma realidade, uma certeza Ex: Eu estudo. Subjuntivo Encara a ação como possível, desejável. Ex: Se estudasse; Talvez estude Imperativo Encara a ação como uma ordem, um conselho, um pedido Ex: Estuda! Infinitivo Encara a ação em abstracto. Ex. estudar, aprender

18 Tempos verbais simples O tempo verbal indica o momento da realização da acção. O presente indica que a acção se realiza actualmente Ex. Estudo; escrevemos. O pretérito indica que a acção é anterior ao momento presente, é passada. Ex. Estudei o verbo; Fazia os exercícios. O futuro indica que a acção se há-de realizar num momento posterior ao actual. Ex. Eu estudarei quando chegar a casa. Slide no formato original língua portuguesa (Portugal). Ortografia atual: Acção= ação / actual= atual

19 Tempos verbais O pretérito pode ser: Imperfeito, quando indica uma acção que no passado se apresenta como inacabada, imperfeita. Ex: Eu estudava, quando a minha mãe chegou. Perfeito, quando indica uma acção passada, concluída. Ex: Eu estudei para o teste. Mais-que-perfeito, quando indica uma acção passada, mas anterior a outra também já passada. Ex: Eu já estudara, quando começou a telenovela. Slide no formato original língua portuguesa (Portugal). Ortografia atual: Acção= ação / actual= atual

20 Tempos verbais O Futuro pode ser Imperfeito, que indica que a acção se realizará no futuro Ex: Na próxima semana estudarei para o teste de LP. Perfeito, que indica uma acção futura, concluída antes de outra também futura Ex: Quando for brincar, já terei estudado. Slide no formato original língua portuguesa (Portugal). Ortografia atual: Acção= ação / actual= atual

21 Pessoa/Número O verbo apresenta variação das três pessoas gramaticais (singular/plural) 1ª pessoa (a que fala)- Ex: Eu estudo; nós estudamos; 2ª pessoa (a quem se fala) - Ex : Tu estudas; vós estudais; 3ª pessoa (de quem se fala) – Ex: Ele estuda; eles estudam.

22 Conjugação verbal Dá-se o nome de conjugação ao conjunto da flexão do verbo em todos os seus modos, tempos, números, pessoas e vozes. Tendo como base a terminação do infinitivo, consideram-se três conjugações : 1ª conjugação a que pertencem os verbos cuja vogal temática é a. Ex: estudar, amar, cantar; 2ª conjugação a que pertencem os verbos cuja vogal temática é e. Ex: aprender, ler, escrever; 3ª conjugação a que pertencem os verbos cuja vogal temática é i. Ex: sentir, partir, sorrir;

23 Classificação dos verbos quanto à flexão RegularesIrregulares Defectivos Se o radical não se altera ao longo da conjugação Ex: estudo; estudarei; Corri; correrei Se o radical do verbo se altera ao longo da conjugação. Ex: faço; farei; fiz Caibo; coube, caberei Vou; fui ;irei Aqueles que não se conjugam em todos os tempos, modos e pessoas. Exemplos: Verbos impessoais Chover, Haver (=existir), Verbos unipessoais. - Miar, ladrar

24 VERBOS EXECÍCIOS

25 1 - Clique no retângulo branco que aparecerá antes da frase. O cursor ficará piscando. Daí é só digitar: A se o verbo for AÇÃO E se o verbo for ESTADO F se o verbo for FENÔMENO DA NATUREZA

26 A galinha come milho. A raposa está com fome. A raposa está com fome. Chove muito lá fora. Chove muito lá fora. A menina riu daquele filme. A menina riu daquele filme. Ontem nevou no sul do país. Ontem nevou no sul do país. Carmem era muito gorda. Carmem era muito gorda. Não sou uma pessoa triste. A - ação E - estado F - fenômeno da natureza.

27 2 - Leia a frase e complete com verbo que está faltando, clicando dentro do retângulo branco.

28 Ontem eu muito de bicicleta. (andar) Aquela professora inglês muito bem. (falar) o filho da secretária hoje cedo. (nascer) Amanhã, nós fazer um passeio. (ir) As meninas comendo agora. (estar) Se eu tivesse estudado, tirado nota. (ter) Nós no parquinho mais tarde. (brincar) Quando eles já era tarde. (perceber) Esperamos que o motorista bem. (dirigir)

29 3 - Observe a figura e crie uma frase com o verbo e o tempo pedido.

30 LER - PRESENTE

31 DANÇAR - FUTURO

32 JOGAR - PASSADO

33 EXPLICAR - PASSADO

34 TELEFONAR - PRESENTE

35 VIAJAR - FUTURO

36 Leia os verbos e digite dentro dos quadradinhos branco: 1 - se o verbo for da 1ª CONJUGAÇÃO 2 - se o verbo for da 2ª CONJUGAÇÃO 3 - se o verbo for da 3ª CONJUGAÇÃO

37 1- 1ª Conjugação 2- 2ª Conjugação 3- 3ª Conjugação DECIDIR JOGAR VENDER OUVIR COMER SEGUIR TRABALHAR SER ANDAR FUGIR ESTUDAR CONHECER

38 Clique na figura abaixo e espere que a professora irá corrigir os exercícios.


Carregar ppt "Sintaxe Revisão Sujeito (tipos). SUJEITO concorda com o verbo; constitui seu assunto central; apresenta como núcleo um substantivo, um pronome ou uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google