A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Software de Rede Willamys Araújo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Software de Rede Willamys Araújo."— Transcrição da apresentação:

1 Software de Rede Willamys Araújo

2 Tópicos da Aula de hoje Hierarquias de protocolos (camadas)
Questões de projeto relacionadas às camadas Serviços oferecidos por camadas Primitivas de Serviços Relacionamento entre serviços e protocolos

3 Software de Rede Nas primeiras redes de computadores os aspectos relacionados ao hardware foram colocados como prioridade e os aspectos de software em segundo plano. No entanto logo foi percebida a fundamental importância dos mecanismos de software de uma rede, e, em função disto, os softwares de rede são altamente estruturados.

4 Software de Rede Os conceitos relacionados a esta estruturação são de vital importância para a compreensão de todos os aspectos relacionados à arquitetura de redes como um todo.

5 Hierarquia de Protocolos

6 Hierarquia de Protocolos
Em redes de computadores, um protocolo é um acordo entre as partes que se comunicam, estabelecendo como se dará a comunicação. Para reduzir a complexidade do projeto, a maioria das redes é organizada como uma pilha de camadas ou níveis, colocadas umas sobre as outras.

7 Hierarquia de Protocolos
O numero de camadas, o nome, o conteúdo e a função de cada camada diferem de uma rede para outra. No entanto, em todas as redes o objetivo de cada camada e oferecer determinados serviços as camadas superiores, isolando essas camadas dos detalhes de implementação desses recursos.

8 Hierarquia de Protocolos
A camada n de uma máquina se comunica com a camada n de outra. As regras e convenções usadas nesse diálogo são conhecidas como protocolo de camada n. Na realidade, os dados não são transferidos diretamente da camada n de uma máquina para a camada n de outra máquina.

9 Hierarquia de Protocolos

10 Hierarquia de Protocolos
Entre cada par de camadas adjacentes existe uma interface. Esta define as operações e os serviços que a camada inferior tem a oferecer à camada que se encontra acima dela. Isso alem de reduzir o volume de informações que deve ser passado de uma camada para outra, Simplificam a substituição da implementação de uma camada por uma implementação completamente diferente.

11 Hierarquia de Protocolos
Um conjunto de camadas e protocolos é chamado de arquitetura de rede. Uma arquitetura de rede deve conter informações suficientes para permitir que um programador desenvolva software/hardware de cada camada. Uma lista de protocolos usados por um determinado sistema é chamado pilha de protocolos.

12 Hierarquia de Protocolos

13 Hierarquia de Protocolos
Vejamos um exemplo mais técnico: Uma mensagem M é produzida por um processo que funciona na camada 5; A camada 4 coloca um cabeçalho no início da mensagem para identificá-la; A camada 3, por limitações no tamanho das mensagens, divide a mensagem M em duas partes: M1 e M2. A camada 2 então adiciona não só um cabeçalho no começo de cada fragmento, mas também no fim. Por fim a camada transmite fisicamente a mensagem

14 Hierarquia de Protocolos

15 Questões de projetos relacionadas às camadas

16 Questões de projetos relacionadas às camadas
Todas as camadas precisam de um mecanismo para identificar os transmissores e os receptores Como em geral uma rede tem muitos computadores, e alguns deles tem vários processos, é necessário um meio para que um processo de uma maquina especifique com quem ela deseja se comunicar. Isso é feito através do endereçamento.

17 Questões de projetos relacionadas às camadas
Transferência de dados Em alguns sistemas, os dados são transferidos em apenas um sentido; em outros, os dados trafegam em ambos os sentidos. O protocolo também deve definir a quantos canais lógicos corresponde a conexão e quais são suas prioridades.

18 Questões de projetos relacionadas às camadas
Controle de Erros é uma questão importante, pois os circuitos de comunicação física não são perfeitos. o receptor deve ter algum meio para informar ao transmissor quais mensagens foram recebidas corretamente e quais não foram.

19 Questões de projetos relacionadas às camadas
Controle de fluxo Nem todos os canais de comunicação preservam a ordem das mensagens enviadas a eles. Uma questão que afeta cada nível é como impedir que um transmissor rápido envie uma quantidade excessiva de dados a um receptor mais lento

20 Questões de projetos relacionadas às camadas
Mensagens arbitrariamente longas Nos diversos níveis existe a falta de habilidade de todos os processos para aceitarem essas mensagens Essa propriedade nos leva ao uso de mecanismos para desmontar, transmitir e remontar mensagens Uma questão relacionada é o que fazer quando os processos insistem em transmitir dados em unidades tão pequenas que o envio de cada uma separadamente se torna ineficiente.

21 Questões de projetos relacionadas às camadas
Roteamento Quando houver vários caminhos entre a origem e o destino, uma rota deverá ser escolhida.

22 Questões de projetos relacionadas às camadas
Multiplexação e Demultiplexação Quando for inconveniente configurar uma conexão isolada para cada par de processos de comunicação, a camada subjacente pode decidir usar a mesma conexão para diversas conversações não relacionadas entre si.

23 Serviços oferecidos por camadas

24 Serviços oferecidos por camadas
As camadas podem oferecer dois tipos diferentes de serviços às camadas situadas acima delas: Serviços orientado a conexões Serviços sem conexões

25 Serviços oferecidos por camadas
Serviços orientados a conexões Se baseiam no sistema telefônico. Para falar com alguém, você tira o fone do gancho, disca o numero, fala e, em seguida, desliga. Na maioria dos caos a ordem é preservada; os bytes chegam na ordem em que foram enviados.

26 Serviços oferecidos por camadas
Serviços sem conexão Se baseiam no sistema postal. Cada mensagem carrega o endereço de destino completo. e cada uma delas e roteada (encaminhada) através do sistema, independentemente de todas as outras. Também chamado de serviço de datagramas.

27 Serviços oferecidos por camadas

28 Primitivas de Serviço

29 Primitivas de Serviço Um serviço é especificado formalmente por um conjunto de primitivas (operações) disponíveis para que um processo do usuário acesse o serviço. Essas primitivas informam ao serviço que ele deve executar alguma ação ou relatar uma ação executada por uma entidade par.

30 Primitivas de Serviço

31 O Relacionamento entre serviços e protocolos

32 O Relacionamento entre serviços e protocolos
Serviços e protocolos são conceitos diferentes, embora sejam confundidos com freqüência. Serviço é um conjunto de primitivas (operações) que uma camada oferece à camada situada acima dela. define as operações que a camada esta preparada para executar em nome de seus usuários, mas não informa absolutamente nada sobre como essas operações são implementadas. se relaciona a uma interface entre duas camadas, sendo a camada inferior o fornecedor do serviço e a camada superior o usuário do serviço.

33 O Relacionamento entre serviços e protocolos
é um conjunto de regras que controla o formato e o significado dos pacotes ou mensagens que são trocadas pelas entidades pares contidas em uma camada.

34 O Relacionamento entre serviços e protocolos
Os serviços estão relacionados as interfaces entre camadas. Os protocolos se relacionam aos pacotes enviados entre entidades pares de maquinas diferentes.


Carregar ppt "Software de Rede Willamys Araújo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google