A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRIAS Comitê das Rotas de Integração da América do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRIAS Comitê das Rotas de Integração da América do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 CRIAS Comitê das Rotas de Integração da América do Sul
Projeto: Roaming Internacional VII CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL - VII CRIAS Outubro 2009

2 Prefácio: O Ministério das Comunicações do Brasil inscreveu o Projeto Roaming Internacional, como um dos projetos que fazem parte da Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Sul-americana – IIRSA, no sentido de viabilizar o serviço de roaming internacional de forma ampla e abrangente, como ferramenta de integração dos países da América do Sul.

3 Objetivo: O objetivo desse projeto é demonstrar o potencial de integração que o serviço de roaming internacional pode resultar se for amplamente utilizado pelos cidadãos dos países membros da IIRSA. A implantação desse serviço é uma interessante forma de integração de países através da telefonia móvel celular, não necessitando investimentos adicionais nas plantas já instaladas e sendo de rápida realização. Podemos verificar por uma série de variáveis, que descreveremos a seguir, o potencial de uso que o serviço de roaming internacional possui e ainda não é explorado, devido a algumas barreiras que citaremos abaixo.

4 Potencialidades: O roaming na América do Sul é ainda bastante incipiente. A união do continente, também nas telecomunicações, é uma ferramenta importante de incremento comercial entre os países e de conseqüente geração de riquezas. A tecnologia móvel utilizada pela grande maioria dos operadores na América do Sul, o GSM, é capaz de integrar muito rapidamente todas as operadoras que se utilizam da referida tecnologia. Um levantamento detalhado de população, população com potencial de uso, número de celulares, operadoras por país, tecnologias por operadora e usuários por tecnologia, darão a dimensão aproximada do potencial do serviço de roaming internacional.

5 Barreiras: A alta carga tributária, tecnologia CDMA x GSM, acordos bilaterais somente dentro do mesmo grupo, falta de desejo de operadoras que já possuem roaming com a operadora X, inexistência de uma supervisão anti-fraude centralizada para evitar as gigantescas perdas financeiras geradas pela ação fraudulenta do serviço.

6 O Serviço de Suporte a Roaming na América do Sul
Quando os assinantes de telefonia móvel celular estiverem em viajem pela América do Sul, terão acesso a serviços de roaming integrados aproveitando os mesmos recursos e segurança disponíveis em suas regiões de origem. Os serviços de roaming incluirão informações em tempo real para solução de problemas, relatórios para monitoração de integridade de rede, bilhetagem das chamadas, configuração de rede coordenada e administração de dados para as operadoras.

7 Acesso a vários Bancos de Dados
O Serviço de Roaming facilitará o acesso a qualquer banco de dados VLR (Visitor Location Register) ou HLR (Home Location Register) através de conectividade direta com a principal operadora móvel celular e acesso por gateway a outras redes que se utilizam das tecnologias ANSI-41 e GSM.

8 A maior área de cobertura de roaming
O Serviço de Roaming é um grupo de produtos desenvolvido para oferecer roaming automático com a participação de mercados de operadoras de telefonia móvel em toda a América do Sul. Tecnologias avançadas gerenciam e registram via link as mensagens GSM e IS-41 dos assinantes de todas as operadoras participantes.

9 Associação ao Consórcio de Roaming
A associação ao Serviço de Roaming possibilitará o acesso a operadoras que oferecem taxas e políticas de roaming justas e consistentes para formar a maior área de cobertura das Américas sob um mesmo contrato. A associação também inclui atualizações técnicas, serviços de suporte com atendimento multilingüe e acesso on-line à consulta sobre cobertura em roaming.

10 Serviços de proteção contra fraude
A tecnologia Gateway PIN garante proteção contra fraude restringindo o serviço de saída. O Serviço de proteção contra fraude possibilita o carregamento de um grande número de novos assinantes e atualizações rápidas de registros individuais. As operadoras locais poderão restringir chamadas a mercados visitados para minimizar ainda mais o risco.

11 Validação de assinante visitante e envio de chamadas
A validação de assinante visitante e o envio de chamadas serão fornecidos por serviços que combinam transmissão, monitoração e inteligência. O transporte de mensagens entre centrais utilizará o padrão da indústria (ANSI/TIA/EIA-41, IS-41) da central remota para a central local.

12 O Serviço de Suporte a Roaming Internacional
O Serviço de Suporte a Roaming Internacional fará a conversão dos registros trocados entre as operadoras, de acordo com os formatos de moedas do Registro de Chamada utilizados na classificação das chamadas.

13 Recursos e Benefícios Conferência mais rápida das transações entre moedas. Maior precisão nas transações entre moedas. Menor quantidade de recursos necessários para acompanhar e conferir transações entre moedas.

14 Acompanhamento, Análise e Liquidação Financeira
O Serviço de Roaming simplifica o acompanhamento e a liquidação de serviços de roaming por meio da consolidação de todos os dados de assinantes visitantes e da facilitação dos pagamentos. O Serviço de Liquidação e Intercâmbio estará disponível em nível nacional e na América Latina. O Serviço de Roaming habilitará prestadores de serviços e operadoras a efetuar liquidação com os membros do CIBERNET Financial Net Settlement ou conduzirem liquidação financeira diretamente com os parceiros de roaming.

15 Acesso a Relatórios Atualizados
Relatórios diários e totalizações mensais estarão disponíveis em um Website seguro 24 horas após o recebimento dos dados. As operadoras terão acesso aos relatórios-padrão para suporte a atividades financeiras, de marketing, e gestão de fraudes, bem como funcionalidades do tipo apontar-e-clicar para aprofundar o detalhamento (drill down) dos dados.

16 Serviço de Roaming Interpadrões
O serviço de Roaming Interpadrões administrará a conversão de tarifas e sinalização na América do Sul e entre protocolos. Os provedores de serviços móveis celular poderão estender os recursos de roaming internacional para Europa, Ásia, África e para todos os outros locais que utilizam as tecnologias GSM, CDMA e TDMA. O Roaming Interpadrões é compatível com: Redes GSM Redes CDMA ou TDMA

17 Cobertura de roaming na América do Sul
Os usuários de telefonia móvel celular poderão usar seus aparelhos em qualquer lugar da América do Sul, independentemente do tipo de tecnologia usado pela rede de origem.

18 Roaming Internacional
O roaming internacional é negociado entre operadores livremente, sendo seu princípio básico o seguinte: as tarifas de uso são as do operador visitado. o operador de origem pode cobrar valores específicos para prestar o serviço. o operador de origem cobra os serviços do cliente e repassa os valores devidos à operadora visitada. as operadoras visitadas exigem proteções anti-fraude (clone, etc.).

19 Quais os mecanismos de compensação, entre as empresas:
As operadoras realizam o acerto de contas via uma Clearinghouse (Câmara de Compensação), para o Roaming (Analógico/TDMA/CDMA/GSM) onde tudo é centralizado, seria formada uma Associação Latino Americana de Roaming como uma Clearinghouse para este processo de Clearing e Financial Setlement. Através deste processo ela valida os arquivos enviados e informa as operadoras qual deve ser o valor a ser pago entre essas. No caso presente, entendemos que a Clearinghouse, para a América do Sul poderia ser organizada através do CRIAS – Comitê de Rotas de Integração da América do Sul, o qual seria a facilitadora dos acordos de interconexão entre as empresas, similar ao modelo brasileiro já estabelecido. Este modelo seria facilitado visto que 80% do mercado de telefonia celular da América do Sul é dividido por três empresas operadoras.

20 Operadoras América Latina
Resultados Trimestrais Milhões 1T08 2T08 3T08 4T08 1T09 2T09 Celulares ∆Tri América Móvil 149,0 155,2 162,1 171,5 174,8 178,2 1,9% Telefonica 103,7 113,5 118,3 123,4 124,7 126,0 1,1% Tim 45,0 46,9 49,0 50,8 51,1 53,2 4,1% Oi 21,9* 25,3* ,0* 31,8* 33,9 6,6% Millicom 16,3 17,2 18,0 18,6 19,3 20,2 4,7% Cantv 10,0 11, Entel Chile 5,8 5,8 5,9 6,0 5,9 6,0 0,2% Outras 19,5 28,0 55,9 45,6 44,7 42,5 (4,9%) Total 379,6 395,3 409,1 446,0 452,3 459,9 1,7% Fonte: Teleco, Operadoras e órgão reguladores * Consolidados Oi/BrT

21 Principais mercados   6 países concentram mais de 80% dos Celulares da América Latina. Resultados Trimestrais Celulares Milhares 1T08 2T08 3T08 4T08 1T09 2T09 ∆Tri ∆Ano Brasil ,9% 19,9% México ,6% 9,7% Argentina ,0% 14,0% Colômbia ND - - Venezuela ,1% 7,8% Chile ,1% 4,9% Fonte: Teleco e Órg.Rreguladores

22 Qual o tempo estimado, para implantação em um país:
Esta resposta depende muito do modelo a ser adotado, quer seja centralizado, com a existência de um órgão gestor do serviço tal qual a ABR no Brasil, que em muitos países estão sendo criadas para coordenar questões como a portabilidade numérica, ou descentralizado e na mão das próprias operadoras, onde fatores de competitividade e mercado podem influenciar decisivamente para o atraso da implementação. Neste caso presente o CRIAS – Comitê de Rotas de Integração da América do Sul, poderia atuar com centralizador e realizar a gestão de implantação do Roaming Internacional. No caso presente, entendemos que a Clearinghouse, para o processo de Clearing e Financial Settlement, para a América do Sul poderia ser organizado através do CRIAS – Comitê de Rotas de Integração da América do Sul, o qual seria a facilitadora dos acordos de interconexão entre as empresas operadoras de celular da América do Sul.

23 Obrigado! Engº. Romano Tadeu Botin
Botin & Silva Consultores Associados Ltda.


Carregar ppt "CRIAS Comitê das Rotas de Integração da América do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google