A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMANDOS DOS Um breve contexto histórico DOS - Nos primórdios da microinformática um dos SO mais usados era o MS-DOS (Microsoft Disk Operatting System).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMANDOS DOS Um breve contexto histórico DOS - Nos primórdios da microinformática um dos SO mais usados era o MS-DOS (Microsoft Disk Operatting System)."— Transcrição da apresentação:

1

2 COMANDOS DOS Um breve contexto histórico DOS - Nos primórdios da microinformática um dos SO mais usados era o MS-DOS (Microsoft Disk Operatting System). Foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products, na sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System, que em português significa Sistema operacional rápido e de baixa qualidade).

3 O QDOS era apenas um produto interno criado para testar uma nova placa com CPU O MS-DOS e seu antecessor, QDOS, foram baseados no CP/M (Control Program / (for) Microcomputers Programa de Controle para computadores).CP/M

4 Prompt de comando Uma expressão bastante comum relacionada ao MS-DOS é o prompt de comando. Prompt, portanto, é o sinal de prontidão do sistema, pois indica que o computador, naquele momento, está apto a receber instruções. C:\Windows\ System32>_

5 A comunicação do usuário com o MS-DOS ocorre de dois modos, o modo interativo e o modo batch. Modo Interativo: Propriedade de executar um comando no instante em que foi digitado. Modo batch: Também chamado de comandos em lote. Os comandos desejados devem ser colocados em ordem sequencial em um arquivo que pode ser criado por um processador de textos.

6 Como acessar o MS-DOS Para acessar o DOS existe, basicamente, 4 formas: Se você estiver utilizando um sistema operacional antigo da Microsoft, basta clicar em Iniciar / Desligar e escolher a opção Reiniciar o computador em modo MS-DOS (ou equivalente). Outra forma nessas versões do Windows consiste em clicar em Iniciar / Programas e selecionar Prompt do MS-DOS.

7 Se quiser ir direto para o DOS sem passar pelo Windows, pressione o botão F8 repetidas vezes assim que ligar a máquina até uma lista aparecer. Escolha, por fim, Somente Prompt de Comando. Para acessar o prompt de comando no Windows XP, basta digitar o comando CMD em Iniciar / Executar.

8 Principais comandos do DOS DATE - C:\>date TIME - C:\>time VER - C:\>ver Comando que exibe o número da versão do sistema operacional que está sendo utilizado.

9 DIR - Comando que mostra a lista de arquivos de um diretório. Essa instrução pode conter alguns parâmetros, entre eles: /P - lista o diretório com pausas para quando a quantidade de arquivos é grande o suficiente para que não possa ser exibida de uma só vez na tela; /W - lista o diretório organizando a visualização na horizontal; /S - exibe não só o conteúdo do diretório atual como também o conteúdo das pastas deste;

10 CLS - C:\>cls MKDIR ou MD – Criar diretórios CHDIR ou CD – Entrar e sair de diretórios RMDIR ou RD – Remove um diretório TREE - Comando que exibe graficamente a árvore de diretórios a partir do diretório-raiz. CHKDSK - Comando que checa a integridade e as especificações do disco mostrando informações sobre este na tela.

11 MEM - Digite mem no prompt e informações atuais sobre a memória do computador serão exibidas. RENAME ou REN - Comando que permite ao usuário alterar o nome de um arquivo. COPY - Comando que copia um arquivo ou grupo de arquivos de uma pasta para outra.

12 DISKCOPY - Comando que permite copiar o conteúdo de um disquete para outro de igual capacidade. XCOPY - Comando utilizado para copiar arquivos e árvores de diretórios com base em determinados critérios. TYPE - Comando que tem a função de exibir o conteúdo de determinado arquivo, quando possível.

13 FORMAT - Comando que executa a formatação do disco rígido ou de uma partição deste. UNFORMAT - Caso aconteça de você formatar um disco por acidente, o MS-DOS permite a recuperação das informações. DEL ou DELETE - Comando que executa a eliminação de arquivos.

14 UNDELETE - A instrução permite recuperar um ou mais arquivos apagados, quando possível. DELTREE - Este é um comando que elimina um ou mais subdiretórios a partir do diretório corrente. HELP – Exibe uma lista dos comandos suportados pelo seu sistema operacional.

15 SHELL HISTÓRIA - O primeiro shell Unix, o sh criado por Ken Thompson, foi modelado depois do shell Multics, em si modelado com base no programa RUNCOM de Louis Pouzin. O sufixo 'rx' presente em alguns arquivos de configuração do unix é um remanescente do ancestral RUNCOM dos shells Unix.

16 INTERFACE

17 Comandos WHO – Quem está logado. $ who julio tty1 Feb 5 14:27 WHOAMI - Quem o computador acha que sou? $ whoami julio

18 UNAME - Informação sobre o sistema operacional e o computador. $ uname Linux $ uname –a Linux beldin.cqu.edu.au #1 Sun Nov 9 21:45:23 EST 1997 i586 unknown DATE - Data e horas. $ date Thu Feb 8 16:57:05 EST 1996

19 CAL - Imprime um calendário. $ cal August 2001 Su Mo Tu We Th Fr Sa LS - lista o conteúdo de um diretório, mostrando os arquivos que estão no mesmo.

20 PWD - mostra o diretório atual. MKDIR - cria diretórios. RMDIR - apaga diretórios vazios. RM - serve para apagar arquivos. FREE - mostra quanto você tem de memória RAM, gastos e livres.


Carregar ppt "COMANDOS DOS Um breve contexto histórico DOS - Nos primórdios da microinformática um dos SO mais usados era o MS-DOS (Microsoft Disk Operatting System)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google