A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 10 – Revisão comandos do Linux. cd - Este comando nos permite se deslocar entre a árvore de diretórios do sistema. Exemplo: "cd /" para ir ao diretório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 10 – Revisão comandos do Linux. cd - Este comando nos permite se deslocar entre a árvore de diretórios do sistema. Exemplo: "cd /" para ir ao diretório."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 10 – Revisão comandos do Linux

2 cd - Este comando nos permite se deslocar entre a árvore de diretórios do sistema. Exemplo: "cd /" para ir ao diretório raiz. "cd" para ir ao seu diretório pessoal. "cd.." para acessar um diretório de nível acima do atual. cd - para voltar ao diretório que se encontrava antes de mudar. Para navegar através múltiplos níveis de diretórios em só comando, use por exemplo, "cd /var/www", que o levará diretamente ao sub-diretório /www do diretório /var.

3 CP – copiar arquivos e diretórios exemplo: cp origem destino MKDIR – Cria pasta Definição: é um utilitário para criar diretório no console do sistema operacional Linux. LS – Lista arquivos e pastas Definição: é um utilitário para lista diretório e arquivos no console do sistema operacional Linux.

4 RMDIR – Apaga diretório vazio Definição: é um utilitário para apagar diretório que esteja vazio no console do sistema operacional Linux. RM – Apaga arquivos e diretórios Definição: é um utilitário para apagar arquivos e também diretórios no console do sistema operacional Linux. MV – Move arquivos e pastas Definição: é um utilitário para mover arquivos ou diretórios no console do sistema operacional Linux. Ex.: Movendo a pasta aula05 para aula03 mv aula05 aula03

5 PWD – Mostra em qual diretório que você se encontra. Definição: é um utilitário que mostra em qual diretório que você se encontra no console do sistema operacional Linux TOUCH – Criar um arquivo vazio. Ex.: touch aula.txt ECHO – Imprime um texto em tela. Ex.: echo ola

6 CLEAR – Limpa tela Ex.: clear FIND – Localiza um arquivo ou diretório Ex.: find -name aula.txt./root/aula.txt./root/aula/aula.txt LOCATE – Localiza um arquivo ou diretório por index. Ex.: locate aula.txt /root/aula.txt /root/aula/aula.txt

7 ifconfig – Permite configurar as interfaces de rede, sendo o comando utilizado na inicialização do sistema para configuração destas interfaces. Caso nenhum argumento seja passado junto ao comando, o mesmo apenas irá exibir o estado das interfaces atualmente definidas. Exemplos: sudo ifconfig eth0 para exibir o estado e informações da interface de rede eth0. sudo ifconfig eth1 down para desativar a interface de rede eth1. sudo ifconfig eth1 up para ativar a interface de rede eth1. sudo ifconfig eth netmask up para configurar a interface de rede eth0 com endereço IP e máscara da rede , ativando-a.

8 halt, reboot, shutdown: Respectivamente encerra, reinicializa e encerra ou reinicializa o sistema. Ex.: sudo halt para encerrar o sistema. sudo reboot para reiniciar imediatamente o sistema. Este comando equivale aos comandos sudo init 6 e sudo shutdown -r now. sudo shutdown -h now para encerra o sistema imediatamente. sudo shutdown -h +15 para encerrar o sistema daqui a 15 minutos. sudo shutdown -r 20:30 'O sistema será reiniciado as 20:30 horas!' para reiniciar o sistema as 20:30 horas enviando a mensagem "O sistema será reiniciado as 20:30 horas!" a todos usuários logados.

9 su - Mudar de usuário Nano – editar texto Ex.: nano


Carregar ppt "Aula 10 – Revisão comandos do Linux. cd - Este comando nos permite se deslocar entre a árvore de diretórios do sistema. Exemplo: "cd /" para ir ao diretório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google