A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Andreza Penalber - FFA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Andreza Penalber - FFA."— Transcrição da apresentação:

1 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Andreza Penalber - FFA - SFAPA Ana Karen de M. N. Belfort - FEA -ADEPARÁ Keila S. Souza – FEA –ADEPARÁ Paulo Albuquerque – FFA - SFA-AP Mauro Rodrigues - Pesquisador CEPLAC REUNIÃO TÉCNICA SOBRE MONILÍASE DO CACAUEIRO Porto Velho– RO, 29 de maio de 2012.

2 Porque fazer educação sanitária? AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. A educação sanitária é uma das formas mais baratas e eficientes de auxiliar os órgão de Defesa sanitária Vegetal na tarefa de evitar a disseminação de pragas em uma região. Por que desenvolver um projeto de educação sanitária para a Monilíase do cacaueiro no município de Tomé- Açu ? A monilíase é considerada uma doença devastadora para os frutos do cacaueiro e cupuaçuzeiro. E por ainda não esta presente no Brasil, precisamos informar e conscientizar os produtores sobre os prejuízos e os riscos ocasionados pela praga caso venha a ser introduzida em nosso país. Tomé – Açu é um grande produtor de cacau e cupuaçu do estado do Pará, sendo a sua produtividade de grande importância econômica para o município.

3 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Planejamento para o desenvolvimento das ações educativas: Aplicação de questionário para diagnostico educativo sobre a conduta dos agricultores de Tomé- Açu, com relação a Monilíase do cacau; Parceria com as instituições locais; Espaço do evento, ônibus, divulgação; Mobilização dos produtores, através de distribuição de convites, divulgação do evento na rádio local, visitas aos produtores; Almoço para os produtores, visando a não dispersão para a aula prática – visita ao campo; Realização do I seminário sobre a Monilíase do Cacaueiro; Aplicação do pré-teste; Aplicação do pós-teste; Realização da aula prática – visita ao campo

4 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação de questionário educativo sobre a conduta dos agricultores de Tomé- Açu, com relação a Monilíase do cacau - conhecendo a realidade dos produtores: Amostragem de 40 produtores entrevistados:

5 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação de questionário educativo sobre a conduta dos agricultores de Tomé- Açu, com relação a Monilíase do cacau - conhecendo a realidade dos produtores: Amostragem de 40 produtores entrevistados:

6 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação de questionário educativo sobre a conduta dos agricultores de Tomé- Açu, com relação a Monilíase do cacau - conhecendo a realidade dos produtores: Amostragem de 40 produtores entrevistados:

7 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação de questionário educativo sobre a conduta dos agricultores de Tomé- Açu, com relação a Monilíase do cacau - conhecendo a realidade dos produtores: Amostragem de 40 produtores entrevistados:

8 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação de questionário educativo sobre a conduta dos agricultores de Tomé- Açu, com relação a Monilíase do cacau - conhecendo a realidade dos produtores: Amostragem de 40 produtores entrevistados:

9 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação de questionário educativo sobre a conduta dos agricultores de Tomé- Açu, com relação a Monilíase do cacau - conhecendo a realidade dos produtores: Amostragem de 40 produtores entrevistados:

10 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação de questionário educativo sobre a conduta dos agricultores de Tomé- Açu, com relação a Monilíase do cacau - conhecendo a realidade dos produtores: Amostragem de 40 produtores entrevistados:

11 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação de questionário educativo sobre a conduta dos agricultores de Tomé- Açu, com relação a Monilíase do cacau - conhecendo a realidade dos produtores: Amostragem de 40 produtores entrevistados:

12 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação de questionário educativo sobre a conduta dos agricultores de Tomé- Açu, com relação a Monilíase do cacau - conhecendo a realidade dos produtores: Amostragem de 40 produtores entrevistados:

13 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação de questionário educativo sobre a conduta dos agricultores de Tomé- Açu, com relação a Monilíase do cacau - conhecendo a realidade dos produtores: Amostragem de 40 produtores entrevistados:

14 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU.

15 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. 1 – Qual o agente causal da monilíase do cacau? 2 – A monilíase pode entrar e ser disseminada no Brasil a longa distância, principalmente? 3 – Qual o principal prejuízo que a monilíase causa para os produtores? 4 – Qual o sintoma característico do ataque da praga no cacaueiro e cupuaçuzeiro? 5 – O que o produtor deve fazer para impedir ou retardar a entrada dessa doença no Brasil? 6 – Quais as principais medidas de controle podem ser aplicadas, caso a monilíase entre no Brasil? Perguntas do pré e pós- teste

16 TESTES DE CONHECIMENTO EFICIÊNCIA MÉDIA PRÉ- TESTE40% PÓS- TESTE89,5% Eficiência Média atingida por 70% dos produtores AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. MÉTODO SOMA

17 ProdutorPré-testePós-teste*Eficiência Francisca40%90%83% Renato50%*90%80% Arnaldo30%100% Maria27%60%82% AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. * 50% não precisaria fazer o seminário.

18 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Inscrição para o seminário

19 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Participação de 100 produtores no seminário

20 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação do pré-teste

21 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Palestras sobre a Monilíase do cacaueiro

22 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aplicação do pós-teste

23 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Distribuição de almoço para os produtores

24 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE TOMÉ – AÇU. Aula prática

25 AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ PREVISTAS PARA 2012 Cursos de formação para multiplicadores (3) Medicilândia – Santarém – Tomé – Açu Dias de campo para produtores (2) Santarém – Medicilândia Ações educativas nas barreiras; Confecção de camisas, bonés e material educativo.

26

27

28 Contato: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento


Carregar ppt "AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO NO ESTADO DO PARÁ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Andreza Penalber - FFA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google