A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO LINHA ECOLÓGICA. PROJETO LINHA ECOLÓGICA..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO LINHA ECOLÓGICA. PROJETO LINHA ECOLÓGICA.."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO LINHA ECOLÓGICA. PROJETO LINHA ECOLÓGICA.

2 HISTÓRICO PROJETO LINHA ECOLÓGICA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O Projeto Linha Ecológica, idealizado pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Gilmar Eugênio Secco ( gestão 2001/2002), se concretizou pela aquisição do Ônibus e equipamentos doados pela Itaipu ao Conselho no dia 09 de maio de 2002, dando inicio a realização das atividades pela Equipe de Coordenação do Projeto (Itaipu e Lindeiros), Câmaras técnicas e grupo de Monitores Ambientais das Prefeituras dos 16 Municípios Lindeiros ao Lago. Monitores ambientais

3 OBJETIVOS : Formar e capacitar um grupo de monitores ambientais responsáveis pelas ações ambientais e tecnologia rural em seus municípios; Promover a viagem inaugural do ônibus pra toda a comunidade Lindeira acompanhado pelo grupo Sob Pressão com a Peça Os Quatro Elementos; Integrar a região em busca do desenvolvimento sustentável; Conscientizar alunos e professores sobre a importância da preservação ambiental; Promover visitas técnicas com agricultores; Possibilitar aos professores e alunos visitas em ambientes ciliares e reservas naturais.

4 PARTICIPAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICOS DAS AÇÕES DA LINHA: Câmaras técnicas do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (Educação, Agricultura e Meio Ambiente) Câmaras técnicas do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (Educação, Agricultura e Meio Ambiente) Monitores ambientais da Linha Ecológica; Monitores ambientais da Linha Ecológica; Equipe de educação ambiental da Itaipu e Conselho. Equipe de educação ambiental da Itaipu e Conselho.

5 FORTALECIMENTO DA REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – LINHA ECOLÓGICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANÁ III. Reunião no dia 08 de março 2004 com os Prefeitos dos 13 municípios Incluídos no projeto, totalizando 29 municípios. Ampliação para 90 o grupo de monitores responsáveis pelo projeto. Encontro com os monitores realizado no Refugio Biológico Bela Vista em Foz do Iguaçu e apresentação do projeto da Linha.

6 Os monitores da Linha Ecológica são representantes das secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Ongs, Emater, Capa, IAP, Universidades e outros.

7 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE FORMAL DE ENSINO. Distribuição dirigida de 90 mil cartilhas Mundo Orgânico nas 318 escolas dos 29 municípios. Distribuição dirigida de 90 mil cartilhas Mundo Orgânico nas 318 escolas dos 29 municípios. 232 apresentações da Peça Teatral A Matita, uma aventura orgânica. 232 apresentações da Peça Teatral A Matita, uma aventura orgânica. Implantação de 124 hortas escolares e hortas familiares. Implantação de 124 hortas escolares e hortas familiares. Realização da I Mostra de Educação Ambiental. Realização da I Mostra de Educação Ambiental.

8 FORMAÇÃO DE EDITORES AMBIENTAIS: Formação de 377 professores e professoras no Curso de Agricultura Orgânica e Plantas Medicinais; Formação de 377 professores e professoras no Curso de Agricultura Orgânica e Plantas Medicinais; Curso Básico de Educação Ambiental em 3 Módulos: Curso Básico de Educação Ambiental em 3 Módulos: I: Educação Ambiental para a Sustentabilidade; II: Educação Ambiental em Gestão por Bacia Hidrográfica; III: Educação Ambiental em Redes de Conexões. Participação em Congressos Estaduais e Nacionais. Participação em Congressos Estaduais e Nacionais.

9 APRESENTAÇÃO DA PEÇA TEATRAL A MATITA UMA AVENTURA ORGANICA EM TODAS AS ECOLAS MUNICÍPAIS DA BPIII.

10 PARTICIPAÇÃO DOS MONITORES EM CONGRESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ITAJAÍ – SC 2003 ERECHIM – RS 2004 GOIÂNIA – GO 2004 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – PR 04

11 Nos Congressos de Educação Ambiental, o objetivo da participação dos Monitores Ambientais da Linha Ecologica foram: Divulgar os projetos ambientais que são desenvolvido em seus municípios; Representar o município e integrar a região para buscar alternativas que melhoram a qualidade de vida da população; Formação e capacitação para desenvolver projetos em seus municípios; Conexão através da Rede Regional de Educação Ambiental – Linha Ecologica com a Rede Paranaense (REA –PR), Rede Sul Brasileira (REASUL) e Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA).


Carregar ppt "PROJETO LINHA ECOLÓGICA. PROJETO LINHA ECOLÓGICA.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google