A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FERROESTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FERROESTE."— Transcrição da apresentação:

1 FERROESTE

2 FERROESTE A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A., ou Ferroeste, é uma ferrovia estatal brasileira criada em 15 de março de 1988 e que tem como principal acionista o estado do Paraná.

3 FERROESTE Por meio de um leilão público realizado em 10 de dezembro de 1996, a empresa privada Ferrovia Paraná S.A. - Ferropar, adquiriu uma subconcessão da Ferroeste por trinta anos, comprometendo-se a investir na ampliação da frota e atender a demanda de transporte.

4 FERROESTE O Governo do Estado do Paraná reavaliou o contrato entre a Ferroeste e Ferropar alegando que "jamais foi cumprido (o contrato) pela referida empresa privada" e retomou o controle da ferrovia em 18 de dezembro de 2006. Fonte: Wikipedia

5 FERROESTE

6 FERROESTE

7 30 de abril Dia do ferroviário é comemorado nesta data
O ferroviário, isto é, o trabalhador das estradas de ferro, também tem o seu dia. É o 30 de abril. Por quê? Porque em 30 de abril de 1854 inaugurou-se a primeira linha ferroviária do Brasil, numa viagem que contou com a ilustre presença do imperador dom Pedro 2º e da imperatriz Tereza Cristina.

8 “Baroneza” a primeira locomotiva a circular no Brasil

9 “Baroneza” a primeira locomotiva a circular no Brasil

10 30 de abril A Estrada de Ferro Petrópolis, que tinha cerca de 14km de trilhos, ligava o Rio de Janeiro a Raiz da Serra, na direção da cidade que batizou a ferrovia. Ela foi um empreendimento do empresário Irineu Evangelista de Sousa, que por isso recebeu do governo imperial o título de barão de Mauá. Hoje, pode não parecer, mas as estradas de ferro e seus trabalhadores já foram muito importantes para o desenvolvimento de nosso país. A história do Brasil, em diversos sentidos, caminhou sobre os trilhos dos trens, puxada pelas locomotivas.

11 30 de abril Os ingleses e o futebol
As duas primeiras bolas de futebol trazidas para o Brasil, que introduziu aqui esse esporte britânico, foram utilizadas numa partida entre os funcionários da São Paulo Railway (= estrada de ferro).

12 30 de abril Na verdade, assim como o futebol, a ferrovia é uma invenção dos ingleses. A primeira locomotiva da história foi projetada pelo engenheiro George Stephenson ( ). Seus resutados para o transporte de carga e passageiros foram surpreendentes. Afinal, os transportes terrestres da época tinham tração animal e a locomotiva (de "locomotion", locomoção, movimento) atingia uma velocidade incrível: 20 quilômetros por hora.

13 A locomotiva da história
Em 1930, Getúlio Vargas pegou um trem no Rio Grande do Sul e seguiu para o Rio de Janeiro, conduzindo as tropas gaúchas que iriam depor o presidente Washington Luís e começar um novo período da história nacional. Da mesma maneira, viajavam de trem as tropas paulistas que se insurgiram contra Getúlio em 1932, lutando pela promulgação de uma nova Constituição.

14 A locomotiva da história
Na década de 1950, o trem era o principal meio de transporte entre as duas maiores cidades do país: São Paulo e o Rio de Janeiro. A ponte aérea só surgiria em Contudo, não foi o avião, mas a indústria automobilística, que o presidente Juscelino Kubitschek trouxe para o Brasil, na virada da década de 50 para a de 1960.

15 A locomotiva da história
Com isso, as estradas de ferro entram em decadência. Infelizmente, pois se trata de um meio de transporte eficiente, barato e limpo, no que se refere à poluição ambiental. Hoje em dia, a malha ferroviária do país chega somente a cerca de 30 mil quilômetros, utilizada em sua maioria para o transporte de carga. Fonte: UOL Educação:

16 FERROESTE

17 A ferrovia e a música popular
Ói, ói o trem, vem surgindo de trás das montanhas azuis, olha o trem Ói, ói o trem, vem trazendo de longe as cinzas do velho éon Ói, já é vem, fumegando, apitando, chamando os que sabem do trem Ói, é o trem, não precisa passagem nem mesmo bagagem no trem. Os geólogos se referem a um Éon como a maior subdivisão de tempo na escala de tempo geológico. O trem das 7 – Raul Seixas

18 A ferrovia e a música popular
Quem vai chorar, quem vai sorrir ? Quem vai ficar, quem vai partir ? Pois o trem está chegando, tá chegando na estação É o trem das sete horas, é o último do sertão, do sertão O trem das 7 – Raul Seixas

19 A ferrovia e a música popular
Só amanhã de manhã. Além disso, mulher Tem outra coisa, Minha mãe não dorme Enquanto eu não chegar, Sou filho único Tenho minha casa para olhar Não posso ficar nem mais um minuto com você Sinto muito amor, mas não pode ser Moro em Jaçanã, Se eu perder esse trem Que sai agora às onze horas Trem das onze – Adoniran Barbosa

20 FERROESTE

21 Nos trilhos da FERROESTE
Concurso de Redação Nos trilhos da FERROESTE Serão sete redações escolhidas (4 na modalidade narrativa e 3 na modalidade artigo de opinião), os autores ganharão uma viagem de ida e volta a Guarapuava, sendo que a ida será em um ônibus ou van e a volta para Cascavel será realizada no vagão turístico da FERROESTE. Todos os professores que orientarem os alunos participarão de um sorteio a ser realizado em 26/04/2011, no qual 2 (dois) professores receberão a mesma premiação dos finalistas.

22 Nos trilhos da FERROESTE
Concurso de Redação Nos trilhos da FERROESTE Alunos de Ensino Médio: Produzir um artigo de opinião sobre a importância da Ferroeste para a economia da região Oeste do Paraná.

23 FERROESTE

24 Artigo de opinião Artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final. Fonte:

25 Artigo de opinião Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe: a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver. b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor. c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os. Fonte:

26 Artigo de opinião Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe: d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender. e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido. f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor. g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto). Fonte:

27 Artigo de opinião Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe: h) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo. Fonte:


Carregar ppt "FERROESTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google