A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe de monitoria Aula prática 1. Necessidade de modelagem Ferramenta utilizada Descrição Instalação Funcionalidades Exemplo prático.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe de monitoria Aula prática 1. Necessidade de modelagem Ferramenta utilizada Descrição Instalação Funcionalidades Exemplo prático."— Transcrição da apresentação:

1 Equipe de monitoria Aula prática 1

2 Necessidade de modelagem Ferramenta utilizada Descrição Instalação Funcionalidades Exemplo prático

3 Segundo Paulo Cougo, o mundo é:...cheio de coisas que possuem características próprias e que se relacionam entre si Uniformizar é necessário: Representação dos conceitos e características observados no ambiente; Ignorar particularidades de implementação. Uso de uma ferramenta: Manutenabilidade

4 brModelo Ferramenta free (http://www.sis4.com/brModelo/)http://www.sis4.com/brModelo/ Criada para ensinar os conceitos de modelagem em banco de dados relacional. Trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em banco de dados (UNVAG – MT e UFSC) Instalação: 1. Realizar download do arquivo brModelo.exe no site oficial, no menu lateral Download 2. Extrair o arquivo em uma pasta qualquer. 3. Executar o arquivo brModelo.exe.

5

6

7

8 Para um modelo conceitual, podemos: Criar uma entidade. Criar um relacionamento Criar uma agregação Criar uma especialização/herança Exclusiva Não-exclusiva

9 Para um modelo conceitual, podemos (cont.): Criar um atributo Chave Não chave Composto Não obrigatório Multivalorado Criar um auto-relacionamento Criar um relacionamento

10

11 Aplicação para uma Federação de Futebol Armazenamento de dados relevantes a uma aplicação de controle. Jogadores Técnicos Times Campeonatos Gols Marcados Cartões Patrocinadores Estádios Jogo Substituições Passes Árbitros

12 Dado o minimundo, encontrar: Entidades Relacionamentos Atributos Modelando sempre...

13 Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos, porém um jogo pertence a um único campeonato. Para cada campeonato deseja-se saber: nome, ano e seus jogos.

14

15 Para cada time é desejado saber: nome, cidade, número de cadastro, estádio, os times rivais (nem todo time tem um rival, mas pode ter vários), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada jogo, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já trabalharam pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os jogadores dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes) e um jogador pode ter passe livre.

16

17

18 Para cada jogo deseja-se saber seu número, data, horário, os membros da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico, mas nem todos os jogadores atuam em todos os jogos)

19

20 Para cada jogador é desejado saber o número de cadastro, seu nome, apelido e idade. Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram.

21

22 Para os técnicos deseja-se saber o número de cadastro, nome, idade. Para jogadores, o número de cadastro, nome, apelido e idade. Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

23 Para os técnicos deseja-se saber o número de cadastro, nome, idade. Para jogadores, o número de cadastro, nome, apelido e idade. Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

24 Para cada árbitro, deseja-se saber o número de inscrição e nome. Para cada estádio, deseja-se saber seu nome, capacidade e endereço, composto por logradouro, numero, bairro, cidade e estado).

25 Para cada árbitro, deseja-se saber o número de inscrição e nome. Para cada estádio, deseja-se saber seu nome, capacidade e endereço, composto por logradouro, numero, bairro, cidade e estado.

26 Muito obrigado!

27 Site Oficial do brModelo: Conceitos de Modelagem cionamentos cionamentos Aulas da disciplina de Gerenciamento de Dados e Informação do Centro de Informática – UFPE Aulas da disciplina de Banco de Dados


Carregar ppt "Equipe de monitoria Aula prática 1. Necessidade de modelagem Ferramenta utilizada Descrição Instalação Funcionalidades Exemplo prático."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google