A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio"— Transcrição da apresentação:

1 Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO (TIG) Período de Jornalismo: 3° Profª. responsável: Wanir Terezinha Campelo Araújo Siqueira Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio GRUPO Asley Gonçalves Bruno Oliveira Carlos Daniel Cláudio Dornellas Helen Araújo Leandro Félix

2 O tema geral No ano em que completa 90 anos, o rádio continua despertando emoções e sentimentos em seus ouvintes. Aliando tudo isso a outra paixão do brasileiro, temos o pano de fundo ideal para um breve relato sobre o casamento perfeito que a tecnologia proporcionou: a transmissão de partidas de futebol pelo rádio.

3 Objetivo Principal Mostrar como a locução esportiva, por meio do rádio, desperta a fantasia no ouvinte de um modo particular e geralmente parcial dos narradores. Foram escolhidos para ilustrar esse universo, os narradores da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte:

4 Objetivo Principal Alberto Rodrigues, o “mais vibrante”.

5 Objetivo Principal Mario Henrique, o “Caixa”.

6 Objetivos secundários
Levar ao ouvinte um pouco da história das narrações, hábitos, uso de linguagem própria e expressões marcantes dos locutores. Fazer um trabalho de pesquisa sobre a história das narrações. Traçar um breve panorama histórico dos narradores que tiveram destaque no cenário nacional. Traçar um panorama histórico dos narradores de Minas Gerais, suas expressões mais conhecidas e maneiras peculiares de narrar partidas de futebol.

7 Interdisciplinaridade
Usando a disciplina de Fundamentos de cinema, pudemos entender um pouco da relação e interação das linguagens do cinema, principalmente da fase do cinema mudo, em que o ainda não havia o conjunto completo de imagem e som. Nesse quesito, o rádio funciona como o contraponto aos meios que se utilizam primordialmente da imagem. O rádio deve reproduzir fielmente o que se passa, sem a utilização de imagens, o que se torna difícil.

8 Interdisciplinaridade
Com a disciplina de Redação Jornalística, tentamos escrever melhor, de uma maneira objetiva, priorizando os itens mais importantes. A pirâmide invertida e uso de técnicas de redação são primordiais em todo o processo de escrita. Utilizamos a disciplina de Planejamento gráfico, ao final do processo de pesquisa e concepção do programa, para construir uma capa para o cd enviado para a Coordenação.

9 Entrevistas Alberto Rodrigues, narrador da rádio Itatiaia de Belo Horizonte: “Eu comecei a narrar meus jogos de botão” “O rádio a gente faz com amor” “Quando eu pego o microfone da rádio Itatiaia, para abrir uma jornada, é sempre aquela emoção”

10 Entrevistas Mário Henrique, narrador da rádio Itatiaia de Belo Horizonte: “Eu comecei na rádio Três Pontas, com 15 anos” “ Para mim, o maior de todos foi o Vilibaldo Alves, da Itatiaia” “A internet chegou, tomou seu espaço, mas não tirou o espaço do rádio. O rádio é eterno”

11 Atividades realizadas
Seleção do tema Reuniões de pauta Pesquisa sobre o assunto Entrevistas com fontes Confecção do programa de rádio “Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio ” Apresentação em sala de aula Apresentação no Circuito Acadêmico

12 Principais desafios Conseguir gerar um consenso em relação ao tema.
Entrevistar os narradores Mario Henrique e Alberto Rodrigues. Dificuldade em encontrar a interdisciplinaridade. Chegar a um acordo na edição final do programa. Compilação de várias informações em um programa de aproximadamente, 10 minutos apenas.

13 O produto gerado Programa de rádio “Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio ”

14 Conclusões Apaixonante, o futebol se torna ainda mais emocionante quando é transmitido pelo rádio. O locutor detém o poder de retratar a realidade que ele vê, despertando no ouvinte a sensação de muito mais do que escutar a narração, se sentir dentro (ou até mesmo parte) do próprio jogo tornando o Futebol e rádio um Casamento perfeito.

15 Conclusões A narração esportiva contribuiu para difusão do futebol no país, os narradores com criações de bordões, expressões marcantes, improviso, naturalidade humor e parcialidade tornaram-se parte do show que é o futebol deixando de ser meros transmissores das batalhas esportivas para serem símbolos do esporte.

16 Conclusões Os ouvintes durante uma partida de futebol são envolvidos ao máximo com a versão apresentada pelos narradores, transformando palavras em imagens. Ao ouvirem as narrações, podem apresentar sensações de alegria e tristeza em um curto espaço de tempo; sensações que, juntamente com as músicas, vinhetas e a vibração dos locutores, certamente vão proporcionar as mais variadas sensações nos amantes do futebol.

17 Referências BARBEIRO, Heródoto DE LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de Radiojornalismo: Produção, Ética e Internet. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001. SOARES, Edileuza. A bola no ar: O rádio esportivo em São Paulo. São Paulo: Summus Editorial, 1994. CAPINUSSÚ, J. M. A linguagem popular do futebol. São Paulo: EDITORA IBRASA, 1988. MARQUES, Ricardo Ribeiro. A razão e a emoção presentes no radiojornalismo esportivo. O imaginário popular e a emoção no jogo. BELO HORIZONTE, 2004.

18 Referências GUERRA, MARCIO. Você é a nossa meta: a importância do rádio no imaginário do torcedor de futebol. Rio de janeiro: ETC, 2001. SAMPAIO, F. M. História do rádio e da televisão no Brasil e no mundo: (memórias de um pioneiro). Rio de Janeiro: Achimé, 1984. GIACOMELLO, Sérgio Luis. Sintonizando emoções – o futebol e o rádio: uma viagem nas ondas da mídia radiofônica / Sérgio Luis Giacomello. Dissertação (Mestrado). Campinas, SP, 2008. ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus Editorial, 1985.

19 Referências PIOTTO, José Carlos. Apresentador do programa Itatiaia é a Dona da Noite. Entrevista concedida a Leandro Félix e Carlos Daniel em11/11/2011. GONSER, Willy Fritz. Narrador histórico de Minas Gerais, Entrevista concedida a Alexandre M. Guimarães Adão/ Maria Terezinha M. S. Vieira/ Raphael de Jesus Ramos, Em 2005. FEDERICO, M.E.B. História da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1982. TOSTÃO. Coluna do Tostão. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 17 de abril de Caderno de Esportes.

20 Referências Sites: < Acesso em 07/09/2012. < Acesso em 08/09/2012 <blogintercomradio.wordpress.com/especial-reporter-esso/>. Acesso em 01/10/2012.

21 OBRIGADO! GRUPO Asley Gonçalves Bruno Oliveira Carlos Daniel
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO (TIG) Período de Jornalismo: 3° Profª. responsável: Wanir Terezinha Campelo Araújo Siqueira OBRIGADO! GRUPO Asley Gonçalves Bruno Oliveira Carlos Daniel Cláudio Dornellas Helen Araújo Leandro Félix


Carregar ppt "Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google