A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jogos Olímpicos Pequim 2008 David Lopes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jogos Olímpicos Pequim 2008 David Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 Jogos Olímpicos Pequim 2008 David Lopes

2 Origem das Olimpíadas Há cerca de 2500 a.C., os gregos realizavam festivais desportivos em honra a Zeus no santuário de Olímpia - o que originou o termo olimpíada. O evento era tão importante que interrompia até as guerras. Os nomes dos vencedores das competições começam a ser registados a partir de 776 a.C. Participavam apenas os cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores recebiam uma coroa de louros.  Mais tarde, os atletas profissionalizaram-se e passaram a receber prémios em dinheiro. As Olimpíadas perdem prestígio com o domínio romano na Grécia, no século II a.C. Em 392, o imperador Teodósio I converte-se ao cristianismo e proíbe todas as festas pagãs, inclusive as Olimpíadas. 

3 Começo dos Jogos Olímpicos
Os jogos Olímpicos irão começar no dia 8 de Agosto, às 20:08 em PEQUIM!!!

4 Os Símbolos Olímpicos De todos os símbolos olímpicos, a Bandeira Olímpica é o mais importante. Foi adoptada por Coubertin nos jogos de Antuérpia, em 1920, para simbolizar a união dos 5 continentes. É composta por cinco anéis de cores diferentes interligados entre si. As cores dos aros simbolizam os cinco continentes. Assim, o azul seria a Europa, o amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceânia e o vermelho a América. A Chama Olímpica é outro dos símbolos dos jogos e tem origem na Grécia Antiga - a chama sagrada era acendida e assim ficava até ao final dos jogos, para marcar a paz.

5 MODALIDADES DE VERÃO Andebol Atletismo Badmington Basebol Basquetebol
Boxe Canoagem Ciclismo Equestre Esgrima Futebol Ginástica Halterofilismo Hóquei Judo Lutas Amadoras Natação Pentatlo Moderno Remo    Softbol Taekwondo Ténis Ténis de Mesa Tiro Tiro com Arco Triatlo Vela Voleibol

6 Atletas Portugueses e suas Modalidades
Atletismo Jéssica Augusto, Clarisse Cruz, Sara Moreira, Ana Dias, Inês Monteiro, Leonor Carneiro, Marisa Barros, Elisabete Ansel, Sandra Tavares, Naide Gomes, Vânia Silva, Sílvia Cruz, Ana Cabecinha, Inês Henriques, Maribel Gonçalves, Susana Feitor, Vera Santos,Francis Obikwelo, Arnaldo Abrantes, Paulo Gomes, Hélder Ornelas, Edivaldo Monteiro, Rui Pedro Silva, Nélson Évora, Marco Fortes, João Vieira, Sérgio Vieira, António Pereira, Augusto Cardoso e Miguel Longras. Badmington Ana Moura e Marco Vasconcelos. Canoagem Teresa Portela, Helena Rodrigues, Joana Sousa e Emanuel Silva. Ciclismo André Cardoso, Nuno Ribeiro e Sérgio Paulinho Hipismo Carlos Pinto, Daniel Pinto e Miguel Ralão Duarte.

7 Continuação Esgrima Judo Natação Remo Taekwondo Ténis de Mesa Tiro
Débora Nogueira e Joaquim Videira. Judo Ana Hormigo, Telma Monteiro, Pedro Dias, João Pina e João Neto. Natação Tiago Venâncio, Diogo Carvalho, Fernando Costa, Diana Gomes, Carlos Almeida, Sara Oliveira, Pedro Oliveira, Simão Morgado, Daniela Inácio, Arsenyi Lavrentyev. Remo Nuno Mendes e Pedro Fraga Taekwondo Pedro Póvoa Ténis de Mesa João Pedro Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia Tiro João Costa Tiro com arco Nuno Pombo Trampolins Ana Rente e Diogo Ganchinho Triatlo Vanessa Fernandes, Bruno Pais e Duarte Marques Vela Afonso Domingos, Bernardo Santos, Álvaro Marinho, Miguel Nunes, Jorge Lima, Francisco Andrade, Gustavo Lima e João Rodrigues.

8 As mascotes Fuwa é o nome do grupo dos mascotes olímpicos das olimpíadas de Beijing Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini são as mascotes que simbolizam os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim. Em inglês, são chamados The Friendlies (Os Amistosos) e em chinês usa-se o termo Fúwá, que quer dizer "Crianças de boa sorte". Foram apresentados publicamente a 11 de Novembro de 2005, a dias exactos do início dos Jogos. O nome das mascotes corresponde a uma repetição das sílabas da frase "Běijīng huānyíng nǐ" (Pequim dá-vos as boas-vindas). Houve acesa polémica em relação a que animal deveria representar o país (consideravam-se as opções do panda, macaco, tigre e dragão, entre outras) e foram escolhidos cinco animais característicos do país. A eleição destes animais tem muito simbolismo já que representam as cinco cores dos anéis olímpicos e os cinco elementos tradicionais chineses (metal, madeira, água, fogo e terra). Cada mascote representa um continente diferente, de acordo com sua cor, que são as mesmas utilizadas nos Aros Olímpicos. Beibei representa a Europa; Jingjing representa a África; Huanhuan representa a América; Yingying representa a Ásia; e Nini representa a Oceânia.

9 Beibei Feminino, Azul, Peixe, Água, Generosidade, Pureza, Prosperidade
Desportos aquáticos : Natação, Pólo aquático Imagens decorativas do Ano novo chinês; Desenhos em artefactos neolíticos Na cultura tradicional chinesa, o peixe representa prosperidade já que o seu ideograma se assemelha ao de abundância.

10 Jīngjing Masculino, Preto, Panda, Madeira, Honestidade, Optimismo,
Felicidade Desportos que usam a força: Halterofilismo, Judo Dinastia Song, porcelanas antigas O panda é um dos símbolos nacionais da China e da protecção ambiental

11 Huanhuan Masculino, Vermelho, Chama Olímpica Fogo, Entusiasmo, Paixão
Desportos que usam a bola : Futebol, basquetebol, Voleibol Desenhos de chamas nas Grutas Mogao Representa o Lema Olímpico «Citius, Altius, Fortius» (Mais rápido, mais alto, mais forte)

12 Terra, Vivacidade, Astúcia, Saúde Costumes do Tibete e Xinjiang
Yingying Masculino, Amarelo, Antílope-tibetano Terra, Vivacidade, Astúcia, Saúde Atletismo Costumes do Tibete e Xinjiang O antílope é um dos animais mais velozes. É símbolo do planalto tibetano

13 Nīni Feminino, Verde Andorinha, Ar Inocência, Boa sorte Ginástica
Pipa ou papagaio As andorinhas são vistas como "mensageiras da Primavera" e simbolizam a boa sorte. O seu ideograma é usado no antigo nome de Pequim, Yanjing.


Carregar ppt "Jogos Olímpicos Pequim 2008 David Lopes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google