A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OLIMPISMO. O QUE É? O Movimento Olímpico ou Olimpismo é a manifestação suprema do esporte internacional. Envolve toda a ética esportiva e é a principal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OLIMPISMO. O QUE É? O Movimento Olímpico ou Olimpismo é a manifestação suprema do esporte internacional. Envolve toda a ética esportiva e é a principal."— Transcrição da apresentação:

1 OLIMPISMO

2 O QUE É? O Movimento Olímpico ou Olimpismo é a manifestação suprema do esporte internacional. Envolve toda a ética esportiva e é a principal referência esportiva pela paz mundial.

3 SUA MISSÃO! a sua principal missão é de sedimentar e expandir a ética esportiva conhecida como espírito olímpico.

4 ORGANOGRAMA OLÍMPICO COI CONFEDERAÇÕES NACIONAIS COMITES NACIONAIS COMITÊS CONTINENTAIS FEDERAÇÕES INTERNACIONAIS

5 O LEMA OLÍMPICO: O lema olímpico baseia-se na idéia grega em que levava em consideração as características fisicas do ser humano, citius, altius, fortius (mais rápido, mais alto e mais forte).

6 Seus Símbolos A bandeira: A Bandeira Olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Este desenho é simbólico; representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquanto as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais até o presente momento.

7 A carta: A Carta Olímpica, atualizada pela última vez em 11 de fevereiro de 2010, é um conjunto de regras e guias para a organização dos Jogos Olímpicos, e para o comando do Movimento Olímpico.

8 A chama:A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo a Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, pela primeira vez ocorreu uma estafeta de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim, como uma maneira de promover a ideologia Nazista

9 Significado das cores olímpicas Anel Azul: Continente da Oceania, o continente das águas, por isso o azul que simboliza a água (Oceania, oceano, água). Anel Amarelo: Continente da Ásia, o continente do povo de pele amarela, os asiáticos. A argola amarela da Ásia está acima da argola azul da Oceania, assim como no mapa mundi. Anel Preto: Continente da África, o continente do povo de pele negra. Anel Verde: Continente da Europa, o continente que prosperou com o uso de florestas.A argola verde está acima da argola negra, assim como a Europa está acima da África no mapa mundi. Anel Vermelho: Continente da América, o continente dos índios, o povo pele vermelha. Branco: A paz entre os povos.

10 AS MEDALHAS MEDALHA DE PRATA – 2 LUGAR MEDALHA DE BRONZE – 3 LUGAR MEDALHA DE OURO – 1 LUGAR

11 A HISTORIA: Os jogos olimpicos são disputados a cada dois anos, alternando-se em jogos de verão e inverno. Os Jogos Olímpicos antigos foram uma série de competições realizadas entre representantes de várias cidades-estado da Grécia antiga, que caracterizou principalmente eventos atléticos, mas também de combate e corridas de brigas.

12 A lenda diz que Heracles, filho de Zeus criou uma competição que era realizada a cada quatro anos. Ele ainda caminhou cerca de 200 passos e denominou aquele percurso de estádio. Os indícios mostram que em 776 aC foi disputada uma corrida em Olímpia, mais tarde chamada de olimpíadas. Os Jogos Olímpicos chegaram ao seu apogeu entre os séculos VI e V a.C., mas, depois, perderam gradualmente em importância enquanto os romanos ganharam poder e influência na Grécia. Não há consenso sobre quando os Jogos terminaram oficialmente, a data mais comum, é 393 d.C., quando o imperador Teodósio I declarou que todas as práticas e cultos pagãos seriam eliminado.

13 JOGOS MODERNOS A primeira tentativa significativa de trazer de volta os antigos Jogos Olímpicos foi a L'Olympiade de la République, um festival olímpico nacional realizado anualmente de 1796 a 1798 na França revolucionária. Os primeiros jogos sob os auspícios do COI foram sediados no estádio Panathinaiko em Atenas, em Estes jogos trouxeram catorze nações e 241 atletas que competiram em 43 eventos.

14 JOGOS DE INVERNO Os Jogos Olímpicos de Inverno foram criados como um recurso aos esportes de neve e gelo que foram logisticamente impossibilitados de serem realizados durante os Jogos Olímpicos. Patinação artística (em 1908 e 1920) e hóquei no gelo (em 1920) foram apresentados como eventos olímpicos nos Jogos de Inverno. O COI então quis ampliar essa lista de esportes para abranger outras atividades do inverno. Em 1921, no Congresso Olímpico do COI, em Lausana, foi decidido realizar uma versão de inverno dos Jogos Olímpicos.

15 JOGOS PARAOLÍMPICOS Em 1948, Sir Ludwig Guttmann, determinado a promover a reabilitação dos soldados após a Segunda Guerra Mundial, organizou um evento multi- esportivo entre os vários hospitais, para coincidir com os Jogos Olímpicos de Verão de O evento de Guttman, conhecido depois como Stoke Mandeville Games, tornou-se um festival esportivo anual.


Carregar ppt "OLIMPISMO. O QUE É? O Movimento Olímpico ou Olimpismo é a manifestação suprema do esporte internacional. Envolve toda a ética esportiva e é a principal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google