A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Legado dos Megaeventos esportivos no Brasil Profa. Dra. Katia Rubio EEFE-USP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Legado dos Megaeventos esportivos no Brasil Profa. Dra. Katia Rubio EEFE-USP."— Transcrição da apresentação:

1 Legado dos Megaeventos esportivos no Brasil Profa. Dra. Katia Rubio EEFE-USP

2 O que você estará fazendo em ?

3 O que você espera da sua cidade depois dos Jogos Militares, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos?

4 Participação cidadã

5 Por que educar para o esporte? O termo Educação Olímpica tem como pressupostos os valores e idéias presentes no Olimpismo Uma de suas metas é tornar o esporte parte da rotina escolar, inserindo uma filosofia de educação pelo esporte

6 A função dos valores olímpicos A função do esporte não é ser apenas uma competição. Princípios éticos, pedagógicos e morais: – estímulo à participação da mulher no esporte – proteção ao atleta – desenvolvimento sustentável –promoção da cultura e da educação olímpica – o multiculturalismo

7 O fair play O fair play, ou jogo limpo, ou ética esportiva um conjunto de princípios éticos que orientam a prática esportiva. Presume uma formação ética e moral daquele que pratica e se relaciona com os demais atletas na competição Entende que este atleta não fará uso de outros meios que não a própria capacidade para superar os oponentes.

8 O espírito de superação A excelência, ou espírito de superação, está presente no lema olímpico Citius, Altius, Fortius. Com o objetivo de atingir os melhores resultados, a competição deve ser um espaço de realização e de confirmação de competências pessoais e sociais. Além disso, a superação é tida como característica inerente do esporte, que se materializa na forma de recordes.

9 A busca da excelência A síntese dos valores olímpicos está na busca do melhor de si, não apenas no âmbito da competição esportiva, mas nas ações cotidianas. O lema o importante não é ganhar, mas participar foi criado a partir desse pensamento, que resume a busca da excelência com ética e compromisso.

10 O direito à igualdade O direito de igualdade e de justiça são os motivos educacionais por excelência do Movimento Olímpico. A igualdade entre os competidores é condição para a manifestação da disputa justa e por isso a condenação de quaisquer meios que impeçam essa prática como a deslealdade, o doping ou a conduta antiesportiva.

11 Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano


Carregar ppt "Legado dos Megaeventos esportivos no Brasil Profa. Dra. Katia Rubio EEFE-USP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google