A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 27º. Congresso Internacional FIEP V Jornada de Educação Física e Esporte III Seminário sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica Prof. Dr. Otávio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 27º. Congresso Internacional FIEP V Jornada de Educação Física e Esporte III Seminário sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica Prof. Dr. Otávio."— Transcrição da apresentação:

1 1 27º. Congresso Internacional FIEP V Jornada de Educação Física e Esporte III Seminário sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica Prof. Dr. Otávio Tavares ARETE Centro de Estudos Estudos Olímpicos UFES

2 2 Olimpismo e Educação Física Escolar Pierre de Coubertin, o criador do Movimento Olímpico e dos Jogos Olímpicos entendia que a prática esportiva poderia ser uma forma de educação e reforma social. Portanto, uma questão pedagógica.

3 3 Ainda agora, como no passado, se seus efeitos serão benéficos ou prejudiciais, depende de como ele é tratado, e da direção para qual ele é apontado. A atividade atlética pode incitar as mais nobres assim como as baixas paixões. Ela pode alimentar abnegação e honra, ou o amor pelo ganho. Ela pode ser cavalheiresca ou corrupta, humana ou bestial. Finalmente, ela pode ser usada para solidificar a paz ou preparar para a guerra. Pierre de Coubertin, 1894

4 4 Olimpismo e Educação Física Escolar Valores educacionais tradicionais do esporteDesenvolvimento... da personalidade; da personalidade; da capacidade de rendimento geral; da capacidade de rendimento geral; da saúde e do bem-estar da saúde e do bem-estar do fair play, do respeito, da consideração, da tolerância, integração e capacidade de convivência; do fair play, do respeito, da consideração, da tolerância, integração e capacidade de convivência; de um estilo de vida que desempenhe uma função relevante de prevenção de comportamentos desviantes. de um estilo de vida que desempenhe uma função relevante de prevenção de comportamentos desviantes.

5 5 Documentos nacionais e internacionais sobre esporte e educação (TUBINO, 2010) Carta Brasileira do Esporte na Escola, 1985 Carta dos Direitos da Criança no Esporte - Panathlon, 1995 World Summit on Physical Education (Agenda de Berlim) – ICSSPE, 1995 Manifesto Mundial FIEP 2000 Carta Brasileira da Educação Física – CONFEF, 2000.

6 6 Supercomercialização

7 7 Violência

8 8 Ameaças a dignidade humana

9 9 Nacionalismo excessivo

10 10 Semana Olimpíca como possibilidade Olimpismo e Educação Física Escolar

11 11 Semana Olimpíca como possibilidade 1.Um evento que, se possível, envolva toda a escola; 2. Que permita, se possível, atividades transdisciplinares; 3. Que tenha como foco a excelência pessoal;

12 12 Semana Olimpíca como possibilidade Na Educação Física escolar... 1.Pesquisa sobre história dos Jogos Olímpicos. 2.Pesquisa sobre história do esporte olímpico. 3.Estudos e exposições sobre símbolos olímpicos. 4.Debates sobre valores olímpicos. 5.Pesquisas e entrevistas com atletas-modelo.

13 13 Semana Olimpíca como possibilidade 1.Educação Artística / artes Criar bandeiras, diplomas, cartazes, mascotes 2. Língua Portuguesa Produzir um jornal do evento, organizar um concurso de poesia sobre esporte 3. Matemática Tematizar pesos, medidas, pontuações 4. Geografia Tematizar localização, características dos países; 5. História Tematizar o esporte e suas relações com processos históricos; 6. Ciências Nutrição; condições de saúde; física aplicada

14 14 III Seminário sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO Prof. Dr. Otávio Tavares


Carregar ppt "1 27º. Congresso Internacional FIEP V Jornada de Educação Física e Esporte III Seminário sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica Prof. Dr. Otávio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google