A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O professor e a problemática da in/disciplina na sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer? Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O professor e a problemática da in/disciplina na sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer? Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)"— Transcrição da apresentação:

1 O professor e a problemática da in/disciplina na sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer? Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)

2 Prevenção e enfrentamento da violência A escola pode e deve ser um loco de promoção de uma cultura de paz! -Construindo um bom ambiente de aprendizagem - Prevenindo os comportamentos menos graves: indisciplina

3 Quais características dos professores estão associadas a uma melhor ou a uma pior ação disciplinar em sala de aula?

4 Observações preliminares:

5 O professor não é a única causa da disciplina/indisciplina: Seu efeito é sempre limitado.

6 Sociedade Família Escola Sala de aula Professores: tipos de alunostipos

7 A disciplina é inerente ao trabalho escolar:

8 a) Fim educativo: a disciplina escolar é uma forma de ensinar o aluno a viver num mundo social pautado por regras. b) Meio educativo: garantir a realização do trabalho pedagógico Duplo caráter da Disciplina:

9 Indisciplina e violência são fenômenos diferentes

10 Violência: - Viola regras sociais gerais (atos infracionais); - Atinge fisicamente, moralmente, psicologicamente ou economicamente os sujeitos; -Apresenta grande gravidade intrínseca. - Pouco intensa Indisciplina: - Viola regras estritamente escolares; - Não tem efeito direto sobre os sujeitos; -Pouca gravidade intrínseca. - Muito freqüente

11 A indisciplina é um fenômeno muito relevante

12

13 O professor X In/disciplina

14 Estudante: Ah, não sei… porque a Professora de Matemática só dela falar todo mundo já fica quieto. Agora os outros, o Professor de História, faz muito... não deixa ele dar aula. A professora de Português também não deixa ela dar aula. Eles só querem saber de brincar nas outras aulas. Mas na aula da professora de Matemática, não sei por que! Ela coloca moral mesmo (…). Agora, na aula do professor de História... eles sempre fazem bagunça, o professor fala pra parar, mas ninguém pára.

15 Eficácia disciplinar: 1- Características Pedagógicas 2- Características disciplinares/exercício da autoridade 3) Características relacionais

16 1- Professores com baixo nível de indisciplina 2- Professores com níveis elevados de indisciplina (…) Tem algo especial nela que faz com que os cara senta lá e presta atenção na aula. Tipos de professores: Margareth: (…) Mas agora essas outras aulas que vamos supor… não é que eu não goste, mas acho que a professora de Geografia, aquela mulher é lerda. Não é falando mal não, mas ela é lerda porque os meninos faz o quer na aula dela (…). Previnem a indisciplina e conseguem suavizá-la. Não previnem a indisciplina e costumam torná-la mais grave.

17 1- Integra as regras de forma explícita num sistema de trabalho desde o início do ano. (Não se aprende regras num passe de mágica).início do ano. 2- Comunica as regras de forma clara permitindo ao aluno conhecer suas expectativas (Consistência: firmeza, exigência, igualdade, cumprir as ameaças).firmeza, exigência, igualdade, cumprir as ameaças). Professor : Prevenção 4- Prepara a aula antevendo problemas que possam ocorrer. (preparação, pontualidade, organização, explicitação de objetivos) 3- Possui regras limitadas e não demasiadamente arbitrárias.

18 4- Possui imagem positiva enquanto autoridade (sem moral, frouxo, babaca, lerdo, autoritário). 5- Demonstra aos alunos que sabe o que acontece em sala de aula. (testemunhação de Kounin) 6- Apresenta expectativa positivas em relação aos alunos. Acredita no desenvolvimento intelectual e comportamental dos alunos (Possui expectativas positivas).

19 8- Cria uma relação calorosa e de respeito com os alunos. 9- Intervenção disciplinar: a)Intervenção precoceIntervenção precoce b)Breve, c)Privada e não focada na individualidade do aluno d)Evita adjetivos, carga emocional e sermões).Evita adjetivos, carga emocional e sermões). 7- Consegue prender os alunos à atividade: explicita objetivos, evita saltos bruscos e estrutura as atividades.

20 FIM!


Carregar ppt "O professor e a problemática da in/disciplina na sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer? Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google