A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2010 City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos Sávio Raeder (Doutorando em Geografia/UFRJ – Bolsista do CNPq)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2010 City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos Sávio Raeder (Doutorando em Geografia/UFRJ – Bolsista do CNPq)"— Transcrição da apresentação:

1 Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2010 City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos Sávio Raeder (Doutorando em Geografia/UFRJ – Bolsista do CNPq) Instituto Bola Pra Frente

2

3 City-Marketing e Megaeventos Esportivos Anos 80: nova agenda urbana; Escassez de Capitais Públicos, logo busca de Capitais Privados: turistas e investidores; Competição entre Cidades; Eventos efêmeros em tempos de aceleração dos tempos de circulação e consumo; Instrumentos de Promoção Urbana: Empreendedorismo Urbano.

4 City Marketing ou Marketing Urbano Instrumento informativo utilizado no planejamento urbano; Referência às vantagens que uma Cidade apresenta; Potencialização de capitais simbólicos com ganhos para o turismo da Cidade; Difusão, interna e externa, de símbolos atraentes para investidores e consumidores; Marcos arquitetônicos e valores culturais como referenciais; Múltiplos veículos de difusão da imagem; Eventos como estratégia de marketing urbano;

5 City Marketing: exemplos

6

7 Capitais Simbólicos

8

9 RIO 2016

10 Legados dos Megaeventos Legados: Esportivo (estímulo à prática, arenas esportivas); Social (redução de desigualdades, novas representações sociais); Cultural (valorização da memória esportiva; fortalecimento de identidades territoriais); Ambiental (redução da poluição, práticas sustentáveis inovadoras); Econômico (geração de empregos, atração de investidores); Governança (cooperação dos atores governamentais, democratização das instâncias decisórias) Urbanístico (equipamentos públicos, estruturas de transportes, oferta de moradias);

11 MUITO OBRIGADO!!!

12 Megaeventos Esportivos curto período de realização; alta visibilidade; investimentos elevados; participação de diversos países; periodicidade na realização; competição para a escolha da cidade sede; legitimidade para intervenções; custeados majoritariamente com recursos públicos; Copa, Jogos Olímpicos e versões Regionais.

13 Intervenções Urbanas nos Jogos: Tipologia

14 Legados da Candidatura 2016 Ganho de imagem com exposição do Rio e do Brasil na imprensa internacional (primeira página em mais de 150 grandes jornais de todo o mundo); Centro Olímpico de Treinamento; Aceleração da revitalização da Zona Portuária; Classificação dos hotéis; Aceleração de investimentos em transporte; Aceleração de incentivos para o meio ambiente. Fonte: Comitê Organizador Rio 2016

15 RIO 2016

16 Agenda de Megaeventos No Brasil: –Jogos Mundiais Militares – Rio ; –Copa das Confederações – 2013; –Copa do Mundo – 2014; –Jogos Olímpicos – Rio ; No Mundo: –Copa do Mundo – África do Sul – 2010; –Jogos Olímpicos – Vancouver – 2010; –Jogos Pan-americanos – Guadalajara – 2011;

17 COPA 2014

18 IDH da Cidade do Rio de Janeiro

19 Mapa da Barra da Tijuca

20 COPA 2014


Carregar ppt "Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2010 City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos Sávio Raeder (Doutorando em Geografia/UFRJ – Bolsista do CNPq)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google