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PublicouMatheushenrique De Araujo Alterado mais de 10 anos atrás
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City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos
Instituto Bola Pra Frente City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos Sávio Raeder (Doutorando em Geografia/UFRJ – Bolsista do CNPq) Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2010
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City-Marketing e Megaeventos Esportivos
Anos 80: nova agenda urbana; Escassez de Capitais Públicos, logo busca de Capitais Privados: turistas e investidores; Competição entre Cidades; Eventos efêmeros em tempos de aceleração dos tempos de circulação e consumo; Instrumentos de Promoção Urbana: Empreendedorismo Urbano.
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City Marketing ou Marketing Urbano
Instrumento informativo utilizado no planejamento urbano; Referência às vantagens que uma Cidade apresenta; Potencialização de capitais simbólicos com ganhos para o turismo da Cidade; Difusão, interna e externa, de símbolos atraentes para investidores e consumidores; Marcos arquitetônicos e valores culturais como referenciais; Múltiplos veículos de difusão da imagem; Eventos como estratégia de marketing urbano;
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City Marketing: exemplos
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Capitais Simbólicos
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RIO 2016
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Legados dos Megaeventos
Esportivo (estímulo à prática, arenas esportivas); Social (redução de desigualdades, novas representações sociais); Cultural (valorização da memória esportiva; fortalecimento de identidades territoriais); Ambiental (redução da poluição, práticas sustentáveis inovadoras); Econômico (geração de empregos, atração de investidores); Governança (cooperação dos atores governamentais, democratização das instâncias decisórias) Urbanístico (equipamentos públicos, estruturas de transportes, oferta de moradias);
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MUITO OBRIGADO!!! raeder@ufrj.br
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Megaeventos Esportivos
curto período de realização; alta visibilidade; investimentos elevados; participação de diversos países; periodicidade na realização; competição para a escolha da cidade sede; legitimidade para intervenções; custeados majoritariamente com recursos públicos; Copa, Jogos Olímpicos e versões Regionais.
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Intervenções Urbanas nos Jogos: Tipologia
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Legados da Candidatura 2016
Ganho de imagem com exposição do Rio e do Brasil na imprensa internacional (primeira página em mais de 150 grandes jornais de todo o mundo); Centro Olímpico de Treinamento; Aceleração da revitalização da Zona Portuária; Classificação dos hotéis; Aceleração de investimentos em transporte; Aceleração de incentivos para o meio ambiente. Fonte: Comitê Organizador Rio 2016
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RIO 2016
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Agenda de Megaeventos No Brasil: No Mundo:
Jogos Mundiais Militares – Rio ; Copa das Confederações – 2013; Copa do Mundo – 2014; Jogos Olímpicos – Rio ; No Mundo: Copa do Mundo – África do Sul – 2010; Jogos Olímpicos – Vancouver – 2010; Jogos Pan-americanos – Guadalajara – 2011;
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COPA 2014
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IDH da Cidade do Rio de Janeiro
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Mapa da Barra da Tijuca
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COPA 2014
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