A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conjunto de competições esportivas do qual participam atletas de diversas países, reunidos a cada quatro anos em uma cidade-sede. É o maior e mais prestigioso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conjunto de competições esportivas do qual participam atletas de diversas países, reunidos a cada quatro anos em uma cidade-sede. É o maior e mais prestigioso."— Transcrição da apresentação:

1 Conjunto de competições esportivas do qual participam atletas de diversas países, reunidos a cada quatro anos em uma cidade-sede. É o maior e mais prestigioso evento esportivo mundial, em disputa há mais de cem anos.

2 A bandeira olímpica representa essa união dos povos por meio do esporte ostentando cinco anéis entrelaçados, com as cores que compunham as bandeiras de todas as nações olímpicas do início do século (azul, amarelo, preto, verde e vermelho). A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.

3 No ano de 2008, ocorrerão, na cidade chinesa de Pequim (Beijing), os XXIX Jogos Olímpicos. A abertura será no dia 08 de agosto (cerimônia às 20 horas) e deve durar 3 horas e meia. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 24 do mesmo mês. O lema dos jogos será O mundo, um sonho!

4 As olimpíadas acontecerão num momento de grande desenvolvimento da economia da China. Milhões de dólares estão sendo investidos na construção de complexos esportivos, sistemas de transporte, alojamentos para atletas, entre outros. Serão realizados 302 eventos esportivos, sendo 165 provas masculinas, 127 femininas e 10 mistas.

5 A Tocha Olímpica, feita em alumínio, pesa 985 gramas e sua altura é de 72 cm. O propano é o combustível do fogo da tocha. Seu design é baseado nos conceitos de "Olimpíada verde, high-tech e do povo". Ela foi acesa na Grécia (cidade de Olimpia) em 24/03 e deverá percorrer diversos países do mundo até chegar em Pequim, em 08/08 (dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos).

6 Nas Olimpíadas de Pequim, as medalhas que já foram confeccionadas com peso de 150 gramas, têm características ligadas à cultura chinesa. Além dos metais tradicionais (ouro, prata e bronze) foram produzidas com detalhas em jade (pedra comum na China). A medalha de ouro apresenta um círculo de jade branco na parte de trás, enquanto a de prata o detalhe será de jade verde claro e a de bronze de jade verde escuro.

7 Na parte de trás das medalhas há o símbolo das Olimpíadas de Pequim, a inscrição "Beijing 2008" e o símbolo olímpico com os cinco arcos entrelaçados. Na parte da frente há um desenho do espírito olímpico. A fita é de cor vermelha (cor predominante na bandeira chinesa).

8 Ao todo serão disputadas 34 modalidades esportivas: * Arco e flecha * Badminton * Basquetebol * Canoagem * Esgrima * Ginástica artística * Ginástica rítmica desportiva * Atletismo * Beisebol * Boxe * Ciclismo * Futebol

9 * Halterofilismo * Handebol * Hóquei na grama * Luta (livre e greco-romana) * Nado Sincronizado * Saltos Ornamentais * Pólo Aquático * Pentatlo Moderno * Remo * Softbol * Taekwondo * Tiro * Tênis * Tênis de Mesa * Trampolim acrobático * Triatlo * Vela * Voleibol * Vôlei de Praia * Hipismo * Judô * Natação

10 A palavra mascote surgiu na década de 1860 e vem do provençal "masco", que significa mágico. Atualmente as mascotes fazem parte do merchandising das olimpíadas. O objetivo principal que é criar um laço afetivo, agregar valores e otimizar o processo de comunicação do evento. Em 11 de Novembro de 2005 as mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim foram apresentadas ao público. A data da revelação das mascotes olímpicas não foi escolhida por acaso. Faltavam exatos mil dias para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim.

11 Os "Fuwa" são as mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão de Pequim Fuwa significa "Crianças de boa sorte" em mandarim. O nome das cinco mascotes (Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini) são repetições das sílabas da frase "Be(iji-ng hua-nyíng ni" (Pequim lhes dá as boas-vindas). Cada uma das mascotes representa um dos elementos tradicionais chineses (metal, madeira, água, fogo e terra), além das cinco cores dos anéis olímpicos (amarelo, azul, verde, vermelho e preto) e figuras e animais característicos da China. Clique na imagem e descubra curiosidades sobre as mascotes das Olimpíadas de 2008.

12 O problema do uso de substâncias ilícitas para promoverem o aumento da performance física não é novo. Nunca em toda a história esportiva houve tanto consumo de drogas, principalmente por praticantes de modalidades não olímpicas. Paralelamente observamos na população em geral o uso descontrolado de medicamentos e drogas estimulantes e alucinógenas.

13 A partir da década de oitenta, houve um grande estímulo à prática de exercícios físicos, que culminou na imensa procura por academias de ginástica. A valorização da estética muscular desenvolvida ou hipertrofiada inclusive para mulheres, passou a ser bem vista e explorada pela mídia. Existe hoje um comércio paralelo que vende drogas anabolizantes e outros ergogênicos, o qual é denunciado constantemente por matérias televisivas. A busca desequilibrada por um corpo escultural, e o baixo nível de conhecimento dos praticantes de musculação e outras atividades físicas, mantém o presente mercado negro em plena ascensão.

14 Devemos tomar muito cuidado no trato com as novidades que surgem no mercado de suplementos alimentares. Os produtos anunciados pelo fabricante são muitas vezes colocados como verdadeiros os efeitos que promovem sobre a performance e estética. Trazem ainda declarações de usuários e afirmações não concluídas por meio de pesquisas cientificamente desenvolvidas. Os volumes para ingestão e os possíveis efeitos das substâncias contidas nos produtos, mesmo que indicadas para suplementação alimentar, variam de um indivíduo para outro, as recomendações terão que ser ajustadas e feitas por médico ou nutricionista, para que não haja dano ou mesmo efeito tóxico sobre o organismo.

15 O cuidado para não confundir substâncias dopantes com suplementos alimentares faz-se urgente. O doping é considerado proibido pelos comitês esportivos, quando constata-se o uso inadequado de substâncias artificiais que promovem o aumento da performance dos atletas. Os anabolizantes esteróides são manipulações químicas sintéticas de substâncias que promovem o anabolismo tecidual orgânico, tais como a testosterona, e são usados por atletas ou praticantes de esportes de força e visam principalmente aumentar a massa muscular.

16 Os anabolizantes podem ser ingeridos por via oral (anabólicos alquilados) ou por via intramuscular (anabólicos ésteres). Os pais e ou responsáveis precisam ficar atentos aos recursos que estão sendo usados no treinamento. É possível o indivíduo estar usando recursos ergogênicos dopantes, afirmando serem de procedência natural e inócuos. O uso de qualquer substância ou suplemento deve ser verificado pelos pais e pesquisado sempre junto a um nutricionista ou médico.

17 Algumas drogas são lícitas e nem por este motivo são menos degradantes da saúde, como exemplos temos o tabaco e o álcool. Fique sempre atento!!! Abaixo encontra-se uma lista contendo algumas substâncias dopantes e as categorias ou classes a que pertencem. As mesmas só podem ser administradas por médicos e estão restritas no uso para tratamento de doenças.

18 _ Drogas anabólicas: Nandrolona, 19-norandrostenediol, 19-norandrostenediona, oxandrolona, androstenediol, androstenediona, dehidroepiandosterona ou DHEA, testosterona etc. _ Outras: Maconha, álcool, tabaco, insulina, HGH etc. _ Drogas estimulantes: Anfetaminas, cafeína em altas dosagens, cocaína, efedrina, salbutamol e outras.

19 Alguns efeitos colaterais sobre o organismo e saúde estão relacionados ao câncer de fígado, hipertrofia cardíaca, hipertensão arterial, dores ósseas, hipertrofia da próstata, cefaléia grave, redução grave dos níveis de colesterol HDL, aumento do colesterol LDL e morte.

20 mpiadas.htm mpiadas.htm ortes/olimpiadas_2008.htm ortes/olimpiadas_2008.htm -Q3/olimpiadas-mascotes.html -Q3/olimpiadas-mascotes.html adas/jogos-olimpicos-pequim- 2008/mascotes-olimpiadas-pequim htm adas/jogos-olimpicos-pequim- 2008/mascotes-olimpiadas-pequim htm


Carregar ppt "Conjunto de competições esportivas do qual participam atletas de diversas países, reunidos a cada quatro anos em uma cidade-sede. É o maior e mais prestigioso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google