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PublicouLiliana Monteiro Franco Alterado mais de 6 anos atrás
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Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
O letramento digital e a instrumentalização do professor da EaD: reflexões ainda necessárias Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
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O artigo apresenta reflexões sobre os resultados da pesquisa realizada com um grupo de professores da Educação à Distância do ensino superior, relacionando os pressupostos sobre a instrumentalização e o letramento digital no que tange o uso das Tecnologias Digitais (TDs) na atuação docente.
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INSTRUMENTALIZAÇÃO DIGITAL e LETRAMENTO DIGITAL
Que entendimentos temos? Como se dá formação docente para o uso de Tecnologias Digitais?
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Ser letrado digital inclui, além do conhecimento funcional sobre o uso da tecnologia possibilitada pelo computador, um conhecimento crítico desse uso.
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Assim, tornar-se digitalmente letrado significa aprender um novo tipo de discurso e, por vezes, assemelha-se até a aprender outra língua.
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“A pesquisa identificou nos professores da EaD a sua relação com diferentes recursos disponibilizados para as suas práticas pedagógicas.”
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A contextualização da pesquisa: Identificando cenários
Cibercultura; Professores da EaD; Tecnologias Digitais Capacitação e habilidades naturais; Uso das TD´s como recursos pedagógicos; Formação Docente; = Letramento Digital
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A metodologia da pesquisa valeu-se de um questionário eletrônico de perguntas estruturadas e objetivas e enviadas por a cada entrevistado.
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A pesquisa desenvolvida:
Validação: GRUPO DE PROFESSORES DO EaD; Amostragem: PROFESSORES IDADES ENTRE 32 e 55 ANOS; Atividade: USO DE RECURSOS DIGITAIS (SOFTWARES); Conteúdos abordados: SOFTWARES COMERCIAIS (PACOTE OFFICE), REDES SOCIAIS, SITES DE PESQUISA, PROGRAMAS DE EDITORAÇÃO, APRESENTAÇÃO e GRÁFICOS. Tecnologias adotadas: EQUIPAMENTOS DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS; Dispositivos de pesquisa GOOGLE DOC´S NECESS
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Dados avaliados: NECESS
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Dados avaliados: NECESS
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Dados avaliados: NECESS
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Algumas Reflexões a partir da pesquisa:
podemos encontrar no ensino atual a figura do professor instrumentalizado na prática digital, mas ainda não podemos definir que este conhecimento inove a prática docente. NECESS
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Algumas Reflexões a partir da pesquisa:
Relembrando... “Ser letrado digital inclui, além do conhecimento funcional sobre o uso da tecnologia possibilitada pelo computador, um conhecimento crítico desse uso” NECESS
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Algumas Reflexões a partir da pesquisa:
As definições de letramento digital mais amplas supõem esses aspectos ao não prescindirem dos sentidos social e cultural. NECESS
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Algumas Reflexões a partir da pesquisa:
Nesta investigação nos deparamos com um quadro positivo sobre a inserção no mundo digital de todos os professores da pesquisa, onde a maioria são usuários de tais recursos. NECESS
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Algumas Reflexões a partir da pesquisa:
Mas os dados não nos trazem informações relevantes sobre os aspectos do entendimento sócio cultural destes professores quando contextualizados sobre o que é a cultura digital em si e a sua aplicação didática pedagógica. NECESS
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Algumas Reflexões a partir da pesquisa:
A partir do exposto, compreende-se que letramento digital implica em associar ideias e informações, utilizando-as de modo estratégico e de maneira crítica por meio do uso dos computadores e outras plataformas digitais similares. NECESS
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Algumas Reflexões a partir da pesquisa:
Embora indiquem um considerável avanço dos professores quanto a sua capacitação e as ações autodidatas para a sua inclusão digital, bem como o domínio no uso das tecnologias da informação e da comunicação, ainda percebesse que o estudo é inconclusivo quando pensamos no enquadramento destes professores como letrados digitais. NECESS
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Algumas Reflexões a partir da pesquisa:
De posse desta leitura, e conservando as referências adotadas, talvez tenhamos condições de identificar brevemente o professor letrado digital quando despontado em uma prática docente inovadora, atribuindo em suas ações os entendimentos racionais e objetivos destas tecnologias não apenas pelo uso do meio, mas nos efeitos sociais e culturais causados frente aos seus alunos. NECESS
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Referencias: FREITAS (2010) GILSTER (2000) LÈVY (1998)
POOL e GIRAFFA (2013) SELFE (1999) SMITH (2000) SOUZA (2007) NECESS
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Mario Augusto Pires Pool
MUITO OBRIGADO! Mario Augusto Pires Pool Unilasalle - Canoas PUCRS - Escola de Humanidades Programa de Pós Graduação Stricto Sensu 2016 NECESS
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