A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo"— Transcrição da apresentação:

1 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
Plano Nacional do Turismo Programa de Regionalização do Turismo Programa de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos Índice de Competitividade FGV + SEBRAE + INSTITUTO MARCA BRASIL + Min TURISMO + GG BROTAS Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

2 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
Por que um Índice de Competitividade? Criação de índices nos ajuda a conhecer as dificuldades do destino turístico. Os índices dão informações para a elaboração de planos de ação mais objetivos Os índices permitem que um destino se auto analise e desenvolva suas vantagens competitivas Por que temos um Estudo de Competitividade? Esta resposta acima deve ser reforçada com o fato de que o Estudo de Competitividade é uma ferramenta de gestão. Que em todas as reuniões do GG local o Estudo de Competitividade deverá estar presente. Fonte: Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo 2

3 Por que temos um Índice de Competitividade?
PLANEJAMENTO

4 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
Índice de Competitividade de Destinos Turísticos – FGV Dimensões Estudadas Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

5 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
Dimensões Estudadas Infraestrutura Turismo Políticas Públicas Economia Sustentabilidade 3.Serviços e equipamentos turísticos 1.Infraestrutura geral 12.Aspectos ambientais 11.Aspectos sociais 6.Política pública 9.Economia local 10.Capacidade empresarial 2. Acesso 4.Atrativos 5. Marketing e Promoção do Destino 7. Cooperação regional 8. Monitoramento 13.Aspectos culturais Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

6 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
1. Infraestrutura geral BROTAS 62,8 Média não Capitais – 58,9 Média Capitais 71,3 Média Brasil 64,6 (+) (-) Energia Elétrica sem interrupção na alta temporada Grupo de busca e salvamento Corpo Bombeiros Ausência de Bolsões de Estacionamento Falta de programa para conservação do mobiliário urbano e áreas verdes Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

7 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
2. Acesso BROTAS 68 Média não Capitais – 49,7 Média Capitais 69,9 Média Brasil 58,1 (+) (-) Existência de Terminal Rodoviário Ótimas das rodovias do destino até a capital Inexistência de congestionamentos na alta temporada Estrutura inadequada do Terminal Rodoviário Ônibus urbano de acesso aos atrativos Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

8 BROTAS 39 Média não Capitais – 37,9 Média Capitais 59,4
3. Serviços e equipamentos turísticos BROTAS 39 Média não Capitais – 37,9 Média Capitais 59,4 Média Brasil 46,8 (+) (-) Existência de PIT Agências receptivas, inclusive língua estrangeira Existência da associação do trade turístico ABROTUR Ausência de sinalização turística interpretativa Ausência de padronização da qualidade hoteleira Não cumprimento de quesitos de acessibilidade em restaurantes de meios de hospedagem

9 BROTAS 63 Média não Capitais – 60,2 Média Capitais 58,5
4. Atrativos turísticos BROTAS 63 Média não Capitais – 60,2 Média Capitais 58,5 Média Brasil 59,5 (+) (-) Atrativos Naturais Estudo de capacidade de carga na Areia que Canta Atrativo de realização técnica, CEU, gera atração de visitantes ao longo do ano Não cumprimento de quesitos de acessibilidade na maior parte dos atrativos

10 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
BROTAS 30,6 Média não Capitais – 36,5 Média Capitais 47,5 Média Brasil 41,1 5. Marketing e Promoção do Destino (-) Ausência de plano de marketing formal Não mensuração do resultado da participação em feiras e eventos Material institucional não alerta para a preservação ambiental Web site institucional não disponível em língua estrangeira e não demonstra preocupação com a exploração sexual e conservação do meio ambiente (+) Participação continua em feiras e eventos Existência de material promocional institucional Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

11 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
BROTAS 52,5 Média não Capitais – 50,2 Média Capitais 58,7 Média Brasil 53,7 6. Políticas Públicas (+) (-) Secretaria Municipal exclusiva para o Turismo Instância de governança em formato de Comtur Plano Diretor Municipal que contempla o turismo Secretaria não segue nenhum planejamento formal para o setor de turismo Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

12 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
BROTAS 43,3 Média não Capitais – 48,8 Média Capitais 47,1 Média Brasil 48,1 7. Cooperação Regional (+) (-) Gestor executivo com dedicação parcial à instância de governança regional Participação em eventos para promoção e comercialização da região que o destino faz parte Não representação no Conselho Estadual de Turismo Não há plano de desenvolvimento turístico integrado para a região na qual o destino está inserido Destino não integra roteiros regionais Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

13 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
8. Monitoramento BROTAS 31,6 Média não Capitais – 29,4 Média Capitais 41,8 Média Brasil 34,5 (+) (-) Ausência de pesquisa de demanda periódica Município não dispõe de modelos de análise das questões relacionadas ao desenvolvimento turístico Inexistência de monitoramentos dos impactos econômicos e sociais gerados pelo turismo Realização periódica de inventário da oferta turística Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

14 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
9. Economia Local BROTAS 48,8 Média não Capitais – 49,6 Média Capitais 67,6 Média Brasil 57,1 (+) (-) Locais públicos com acesso gratuito Acesso à internet em locais públicos Ausência de benefícios financeiros para atividades do turismo Ausência de isenção ou redução de impostos locais para o setor turístico Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

15 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
10. Capacidade Empresarial BROTAS 30,5 Média não Capitais – 39,8 Média Capitais 78,1 Média Brasil 55,7 (+) (-) Poucas barreiras à entrada de novos empreendimentos turísticos ) Carência de instituições de ensino para formação técnica e superior Carência de pessoal qualificado para trabalhar em hotelaria e alimentos & bebidas Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

16 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
BROTAS 58 Média não Capitais – 53,4 Média Capitais 63,1 Média Brasil 57,4 11. Aspectos Sociais (+) (-) Utilização de mão-de-obra informal na alta temporada pelo receptivo, hotéis e restaurantes População não se envolve na elaboração do orçamento do município Comunidade local participa das decisões em relação aos projetos por meio do Comtur Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

17 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
BROTAS 68,2 Média não Capitais – 58,1 Média Capitais 67 Média Brasil 61,8 12. Aspectos Ambientais (+) (-) Inexistência de Código Ambiental Inexistência de fundo municipal para o meio ambiente Ausência de estação de tratamento de água para reutilização, usina de compostagem e estrutura para incineração controlada de resíduos Existência de Secretaria do Meio Ambiente Estação de tratamento de água Destinação de resíduos para aterro sanitário e política de tratamento de resíduos hospitalares Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

18 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
13. Aspectos Culturais BROTAS 30,9 Média não Capitais – 48,7 Média Capitais 63 Média Brasil 54,6 (-) (+) Existência de grupo artístico de manifestação popular tradicional Existência de manifestações religiosas Existência de órgão da administração focado no desenvolvimento da cultura, embora não exclusivo Inexistência de culinária típica Inexistência de patrimônio artístico tombado único bem registrado pelo Estado como patrimônio histórico, não constitui atrativo turístico Destino não aderiu ao Sistema Nacional de Cultura Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

19 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
Este gráfico está disponível na última página do Estudo de Competitividade entregue a cada dos Destinos Turísticos. Deverá ser feito pelo consultor antes do envio para o Destino Indutor, pois o Grupo Gestor local irá providenciar as cópias. Este gráfico está disponível no Estudo de Competitividade entregue a cada dos Destinos Turísticos. ATENÇÃO: Sempre atualizar a fonte na lâmina. Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo 19

20 O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
Conclusões: -Brotas supera todos os 65 destinos pesquisados, em 2 dimensões bastante importantes: Atrativos Turísticos e Aspectos Ambientais. -Nas demais 11 dimensões, Brotas teve médias inferiores às alcançadas pelas Capitais. -Em comparação com as Não Capitais, Brotas tem posicionamento superior em 8 dimensões. Das 5 dimensões que Brotas teve médias inferiores as demais cidades Não Capitais, em 3 delas: -marketing e promoção do destino, -capacidade empresarial, -aspectos culturais, as pontuações foram de nível 2, ou seja inadequadas para a prática do turismo. Isso demonstra que a superação de Brotas pelo grupo de “Não Capitais” nessas 3 dimensões não se deve necessariamente a supremacia dos oponentes, mas sim, à nossa baixa performance. Grupo Gestor do BROTAS O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo

21 ggbrotas.wordpress.com


Carregar ppt "O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google