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PRÓ-REITORIA de ADMINISTRAÇÃO (PRA) DEPARTAMENTO de GESTÃO AMBIENTAL - DGA Universidade Federal de Minas Gerais Setembro 2012 Belo Horizonte, MG – Belém,

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1 PRÓ-REITORIA de ADMINISTRAÇÃO (PRA) DEPARTAMENTO de GESTÃO AMBIENTAL - DGA Universidade Federal de Minas Gerais Setembro 2012 Belo Horizonte, MG – Belém, PA

2 Estrutura da PRA 8/5/ Imprensa Universitária DGA Departamento de Gestão Ambiental DLO Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais Assessoria Pró-reitoria de Administração

3 Objetivos Possibilitar a realização das atividades universitárias de forma integra- da com condicionantes ambientais e em sintonia com os interesses da administração central da UFMG e da sociedade Gerir os sistemas de infraestrutura sanitária: água (potável e não), esgotamento sanitário e drenagem pluvial Gerir os resíduos sólidos Manejar e conservar as áreas verdes Apoiar a atividades de regularização da UFMG junto aos órgãos ambi- entais Gerar e difundir informações Colaborar para sustentabilidade da Instituição DGA – Departamento de Gestão Ambiental

4 Ações transversais da PRA Ações estruturais e administrativas 8/5/ Consolidação do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) Efetivação da equipe (professores/servidores, estagiários) Nova sede; infraestrutura operacional Abordagem sistêmica das questões ambientais nos diversos campi da UFMG (ex: desinsetização de unidade)

5 Ações transversais da PRA Ações estruturais e administrativas 8/5/ Consolidação do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) Geração e difusão de informações pertinentes Exigências legais (divulgação, observância) Campanhas provisórias e permanentes (Bocados de gentileza) Envolvimento discente (LEV – SLU) Parceria com PBH\zoonoses (treinamentos, mutirões) Apoio no licenciamento ambiental junto a PBH Campus Pampulha como um todo (em curso) Exigências de outros órgãos (BHTrans, Sudecap) Caso particular: PRECEND da Copasa-MG Participação em comitês de bacias hidrográficas

6 DGA – Departamento de Gestão Ambiental Equipe: 1 Diretor 6 servidores do quadro permanente 5 terceirizados administrativos 110 terceirizados operacionais 8 – 10 estagiários

7 Bacia córrego do Engenho Nogueira 300 hectares 5,5 km de extensão 75% canalizado 25% em leito natural Fonte: M. Baptista DGA – Departamento de Gestão Ambiental

8 Campus Pampulha -UFMG Belo Horizonte Córrego Engenho Nogueira Bacia córrego do Engenho Nogueira DGA – Departamento de Gestão Ambiental

9 Antes da bacia de detenção: Lâmina de 1,10 m sobre a Av. Reitor Mendes Pimentel Bacia córrego do Engenho Nogueira Convênio UFMG e PBH/Sudecap(dez/09): UFMG autoriza uso da área pela Sudecap PBH: responsabilidades de manutenção permanente Bacia executada pela PBH (1ª etapa do Drenurbs) operação em 2010/2, inaugurada em dez/10 Antes da balâmina de 1,10m sobre pista da Av. Mendes Picia: mentel Depois da bacia 2 eventos (23/11/10 e 15/01/2011) lâmina de 20 cm sobre pista temporada 2011/12: até 11/09, sem problemas... Convênio UFMG – PBH (dez 2009): UFMG: autoriza o uso da área pela PBH/Sudecap. PBH: responsabiliza pela execução e manutenção permanente da bacia Conclusão pelo DRENURBS e operação da 1ª etapa da bacia em 2010 Depois da bacia: 2 eventos – 23/11/2010 e 15/01/ com lâmina de 20 cm sobre a pista Sem ocorrência nas temporadas de 2011 e DGA – Departamento de Gestão Ambiental

10 Gestão da PRA diante da bacia de detenção: estudos hidrológicos (PRA e DERH/Escola de Engenharia), com levantamento topográfico do DRENURBS\PBH simulações desempenho satisfatório para chuvas com TR = 10 anos (projeto: desempenho para chuvas com TR = 50 anos) necessidade de ampliar volume sistema de alerta (na página de internet da UFMG) em curso: licitação para PBH contratar empresa responsável pela manutenção da bacia (sem informação em set/12) DGA – Departamento de Gestão Ambiental

11 Paralelo à Av. Antonio Carlos (simétrico ao campus Pampulha da UFMG) Influência no aeroporto da Pampulha (risco de alagamento ao se juntar com córrego Engenho Nogueira) Proposta de bacia (Sudecap) X parque [população (OP 2006); SMMA]: pedido de vistas no COMAM, dez/11; e set12 PBH: implantação do parque em andamento DGA participa do comitê da microbacia Negociação com outros atores (stakeholders) Bacia córrego do São Francisco/Brejinho Córrego UFMG DGA – Departamento de Gestão Ambiental

12 Estudo para economia de água e de outros insumos Comparação entre o CONSUMO de água e CUSTOS (água e esgoto) 8/5/ Tarifa média: tarifa no contrato entre UFMG e COPASA (30/3/06). Implantada em dez/10, após conclusão dos sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário do campus Tarifa pública: onde UFMG se enquadrava, antes da assinatura do contrato com a Copasa DGA – Departamento de Gestão Ambiental

13 Mês de Pagamento Custo (R$) Mês de Consumo Consumo Medido (m ³ ) Demanda Contratada (m ³ ) Custo/m ³ jan/ ,80dez/ ,88 fev/ ,31jan/ ,79 mar/ ,78fev/ ,86 abr/ ,18mar/ ,89 mai/ ,03abr/ ,02 jun/ ,53mai/ ,01 jul/ ,15jun/ ,05 ago/ ,75jul/ ,97 set/ ,07ago/ ,08 out/ ,54set/ ,94 nov/ ,30out/ ,10 dez/ ,75nov/ ,53 Total , Comparação entre o CONSUMO de água e CUSTOS (água e esgoto) DGA – Departamento de Gestão Ambiental

14 CUSTO COPASA (água e esgoto) - por unidade acadêmica (abr/11) DGA – Departamento de Gestão Ambiental

15 Unidades acadêmicas e administrativas - Consumo de água e Custo COPASA (ág+esg) - maio/10-abril/11 DGA – Departamento de Gestão Ambiental

16 Comparação entre o CONSUMO de água e CUSTOS (água e esgoto) possibilidade de uso de poço profundo do campus, que tem outorga: irrigação de avenida principal (planejado) economia do consumo de água em usos menos nobres estudos sobre consumo de água (conservação, racionalização) acompanhamento das leituras mensais da Copasa-MG (75 hi- drômetros) leitura intermediária (a cada 15 dias) DGA – Departamento de Gestão Ambiental

17 PRECEND (Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não-Do- mésticos) Objetivos: proteger sistemas e trabalhadores prevenir poluentes atender padrões viabilizar reuso da água Ações Elaborar projetos prediais com segregação e pré-tratamento Elaborar projetos de END e executar obras de adequação de END Consolidar os procedimentos de gestão de resíduos sólidos Monitorar qualidade dos END: estabelecer procedimentos de rotina custos pessoal DGA – Departamento de Gestão Ambiental

18 Ações Desenvolvimento de hábitos da comunidade acadêmica Atendimento a exigências legais Demandas próprias à Instituição Necessidade de servir como exemplo Geração e difusão de material informativo Coleta seletiva de resíduos sólidos Animais sinantrópicos e zoonoses 8/5/ DGA – Departamento de Gestão Ambiental

19 Coleta seletiva / reciclagem Panorama geral Orçamento 2012 DGA (R$20.000,00 para coleta com Cooperativa – Decreto 5.940/2006) comissões de coleta seletiva: em processo de renovação dificuldades de constituição e de movimentação Cooperativa - COMARP (2011): média = 6,5 t/mês 2% de rejeitos (ótimo) estimativa GERLU e COMARP: t/mês, sem cantinas 2012: nova mensuração SLU: provável aumento da produção maior custo de coleta DGA – Departamento de Gestão Ambiental

20 Levantamentos: Serviços Gerais das unidade X questão dos RS adequação ao Decreto Federal 5.940/06 nova campanha de pesagem dos RS do campus final de 2012 (greve retardou pesagem) levantamento nas 23 cantinas e Rest. Setorial II (primeiras avaliações, geração de indicadores unitários, gasto de insumos, produção de RS) possível alteração de contratos estudo: LEV da Reitoria (com SLU e alunos de Ciências Soc-Amb) participação no Fórum lixo&cidadania DGA – Departamento de Gestão Ambiental

21 (re)adaptar o projeto de coleta seletiva à realidade em todas as unidades do campus monitoramento dos projetos (em cada unidade) material informativo: cartilhas, arquivos eletrônicos (tudo que você queria saber sobre RS...) revisão de contrato com empresa de limpeza Definição de formas de ação X fiscalização utilizar sacos plásticos de cor diferente planejamento para armazenamento e transporte favorecendo escoamento dos RS recicláveis para as cooperativas DGA – Departamento de Gestão Ambiental

22 Zoonoses no campus definição de fronteiras; limitar uso de substâncias químicas co-responsabilização na geração: prevenção (lei PNRS) sensibilização da comunidade e transformação de seus hábitos dever de todos - dispersão de vetores (escorpiões, roedores, pombos, gam- bás, cães e gatos) material informativo: cartilha, arquivo eletrônico manutenção de criadouros e situações de risco obras corretivas evitando criadouros acompanhamento nas vistorias do agente da PBH DGA – Departamento de Gestão Ambiental

23 Zoonoses no Campus Recursos de mídia: mensagem eletrônica para todos os departamentos, ser- vidores, alunos e professores da UFMG notícias sobre dengue e ações de combate aos focos nos sítios do DLO e da UFMG reportagens sobre DENGUE na rádio e na TV UFMG, no Boletim UFMG, jornal semanal Pinga-Fogo faixas e banners de alerta sobre a dengue nos principais pontos de circulação panfletos na semana do calouro e na matrícula teatro sobre dengue na Praça de Serviços, nas portarias DGA – Departamento de Gestão Ambiental

24 Resíduos Químicos – dezembro/2011- (campus Pampulha) DGA – Departamento de Gestão Ambiental

25 Departamento de Gestão Ambiental Resíduos Químicos – Logística da coleta RQs gerados nos laboratórios Transporte Externo Transporte Interno Unidade de Tratamento de Destinação adequada Coleta Especializada Abrigo de RQs Previsão de 3 coletas anuais no contrato, a cada 4 meses, sobretudo nas maiores unidades geradoras (ICB, DQ, FF, EV e EE) Melhorar segurança e capacidade dos abrigos nas unidades

26 Descontaminação de lâmpadas fluorescentes licitação, modalidade tomada de preço (desde ago/11; R$0,74/unidade; S. Catarina) DGA – Departamento de Gestão Ambiental

27 Divisão de Áreas Verdes estudo de alteração da contratação dos serviços por m 2 (avaliação da produtividade) ampliação dos plantios ( manu- tenção) Aceiros no campus Pampulha ( > 30 km) BHTec (> mudas em como compensação ambiental): correção de plantio anterior Atenção a áreas dos campi Pampulha, Montes Claros etc DGA – Departamento de Gestão Ambiental

28 Divisão de Áreas Verdes ampliação/melhoria da composta- gem (agregar aos resíduos verdes os restos de alimentos) Cantinas Restaurante Setorial II necessidade de área /// apropriação de custos /// impactos X aceitabilidade Exemplo para comunidade acadêmica e para cidades DGA – Departamento de Gestão Ambiental

29 Estudo e implantação de programas de eficientização energética Dispêndio anual da UFMG: > R$11 milhões Apoio do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia 8/5/ Ações transversais da PRA Ações estratégicas – Projetos Especiais

30 Ações transversais da PRA Ações estruturais e administrativas 8/5/ Outras questões em pauta: Campus Montes Claros: adequações generalizadas – água, esgoto, áreas verdes Boas práticas (uso de papel reciclado, cópias frente e verso, centrais de impressão) Aproveitamento das águas pluviais Rega com utilização de água de poços artesianos Hidrometração individualizada – otimização do consumo Apoio ao projeto Bebedouros do DESA Quarteirão X (projeto integrado visando a sustentabilidade)


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