A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7.000 Km: da Colômbia até Cabo Horn Quatro principais conjuntos geográficos no que se refere à paisagem natural: Guianas Países andinos: Colômbia, Venezuela,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7.000 Km: da Colômbia até Cabo Horn Quatro principais conjuntos geográficos no que se refere à paisagem natural: Guianas Países andinos: Colômbia, Venezuela,"— Transcrição da apresentação:

1

2 7.000 Km: da Colômbia até Cabo Horn Quatro principais conjuntos geográficos no que se refere à paisagem natural: Guianas Países andinos: Colômbia, Venezuela, Chile, Bolívia, Peru e Equador. Países platinos: Argentina, Uruguai e Paraguai (banhados, em grande parte, pelos rios formadores da bacia do Prata). Brasil (47% das terras da América do Sul).

3

4 AMÉRICA ANDINA (seis países)

5 Semelhanças: presença da Cordilheira dos Andes e traços humanos e culturais. Do ponto de vista fisiográfico, três paisagens principais: Montanhosa: formada pela cordilheira dos Andes, onde as altitudes são elevadas e a temperatura normalmente baixa. Litorânea: faixa de terra dos Andes até o mar. Áreas florestais: floresta equatorial Extrativismo mineral: em todos os países Grande parte população: concentração litoral

6 Venezuela: em espanhol significa pequena veneza (havia habitações sobre estacas) País andino com melhor nível de vida(ver IDH) Petróleo: grande riqueza do país (corresponde a 95% das exportações) Lago Maracaibo e delta do Rio Orinoco – principais pontos da região litorânea de concentração da atividades petrolíferas (extração, refino e exportação). 6º lugar no mundo em reservas petrolíferas e 9º lugar em produção.

7 Possui questões de fronteiras com os vizinhos: Guiana (território de Essequibo) e com a Colômbia (ex.: Golfo de Coquibacoa) 4 regiões perfeitamente definidas: Região costeira Região montanhosa (Cordilheira de Mérida) Região dos lhaños (planícies, região central) Região guiana (Planalto das Guianas)

8 Independência 1830 Instabilidade política (guerras civis) Movimentos guerrilheiros (o mais importante: FARC- Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, desde 1955) Segunda colocada na produção de café Relevo: Nó do Pasto (ver ramificações) Principais cidades: Bogotá, Medelín e Cali, estão localizadas nas cordilheiras.

9 Primeiro lugar na produção de cocaína (sustenta o narcotráfico internacional e financia os diferentes grupos guerrilheiros) Possui duas saídas marítimas diferentes: Antilhas e Pacífico Esmeraldas: 95% da produção mundial

10 Relevo: costa, serra e selva. Menor país da América andina Um dos principais produtores mundiais de banana Cordilheira do Condor: conflito fronteiriço com o Peru (acordo de paz assinado em 1998, mediado pelo Brasil)

11 Centro do Império Inca (a partir século XII) Incas: organizaram o mais extenso dos impérios pré-colombianos, com mais de 4 mil Km de extensão. Construíram redes de estradas que cobria quase todo o território andino Plantação de alimentos (terraços) Primeiros a utilizar o sistema de irrigação

12 Um dos maiores produtores mundiais de pescado (causa: corrente de Humboldt) Ao sul: pequena parte do deserto de Atacama Extrativismo mineral: petróleo, ferro, prata e ouro. Agricultura: principal produto, açúcar da cana.

13 Independência: 1825 La Paz (3600m): capital administrativa Sucre: capital institucional, sede da Suprema Corte de Justiça País mais pobre da América Andina Não tem saída para o mar Jazidas minerais: estanho, cobre, prata, zinco e chumbo. Titicaca: lago de maior altitude do mundo, na divisa com o Peru

14 Extrativismo mineral (base da economia): Estanho: principal produto de exportação, seguido do petróleo e gás natural. Gás natural: exportado por gasoduto até Canoas-RS (compradores Brasil e Argentina) Segundo produtor e exportador de cocaína e de maconha, perdendo apenas para a Colômbia Ao sul:surge o Chaco, importante região alagada e de baixas altitudes que se estende do Paraguai até o Brasil, onde recebe o nome de Pantanal

15 Independência: 1818 Importante produtor e exportador de minérios, principalmente o cobre. Deserto de Atacama: causado por corrente marítima fria (corrente de Humboldt ou corrente do Peru)

16

17 A massa de ar úmida deslocando-se em direção ao continente, resfria-se ao passar sobre a corrente marítima de Humboldt que é fria (com uma temperatura aproximadamente de 7 a 8ºC inferior à temperatura média do oceano na mesma latitude), provocando chuvas. Continuando seu deslocamento, chega ao continente como massa de ar seco, porque descarregou a umidade sobre o oceano.

18

19 América Platina: Paraguai, Argentina e Uruguai – são banhados pelos rios formadores do rio da Prata. Século XVIII : faziam parte do vice-reinado do Prata, pertencente à coroa espanhola. Argentina e Uruguai: - maioria da população formada por descendentes de espanhóis e italianos. - ausência do escravo africano (clima temperado e subtropical, não era adequado ao cultivo de produtos tropicais – plantation)

20 Industrialização: é a 3ª economia mais industrializada (após Brasil e México) Quatro regiões naturais: - Cordilheira dos Andes - Planícies (ao norte:Chaco; leste:mesopotâmia) - Pampas - Patagônia (ao sul do rio Colorado)

21 Cordilheira dos Andes: - Aconcaguá (6.959m): 2º do mundo - Na base da cordilheira: extração de petróleo, cultivo irrigado de frutas e famosos vinhedos da província de Mendoza. Chaco: mais ao norte, clima semiárido, savana é a vegetação característica Mesopotâmia: planície úmida; entre os rios Paraná e Uruguai (algodão, milho e erva- mate; pecuária extensiva de bovinos)

22 Pampas (centro e ao redor do Rio da Prata): - clima temperado - solos escuros (muito fértil) - rebanho bovino e ovino (exportação/carne) - mecanização da agricultura (terreno plano e pouco ondulado) - trigo, milho, soja e algodão Obs.: mesopotâmia – termo usado nas descrições geográficas para denominar terra entre rios.

23 Patagônia : - pecuária ovina (criação de ovelhas) - petróleo e gás natural – principais riquezas da região. População (40,7 milhões habitantes-2010) - maioria nos Pampas (incluindo Buenos Aires) - baixa densidade demográfica ( Patagônia e Cordilheira dos Andes)

24 População: - maioria descendentes de italianos e espanhóis - quase todos os povos indígenas nativos foram exterminados durante a colonização, restando apenas algumas comunidades ao norte e nas zonas andinas. Indústria - maior complexo industrial (região Buenos Aires) - Rosário, Santa Fé e Córdoba

25 Conflitos territoriais recentes: - Canal de Beagle (disputa com o Chile pelas ilhas de Picton, Nueva e Lennox: questão resolvida em 1984 com mediação do Vaticano) - Malvinas ou Ilhas Falkland (conflito com o Reino Unido; guerra em 1982)

26 Bacia do Prata: maior parte do território País do Cone Sul: juntamente com Chile, Argentina, Paraguai e o sul do Brasil (desde o estado de São Paulo) Relevo: baixa altitude (ondulações suaves denominadas de cuchillas) Rios: Rio Negro e Rio Uruguai Clima: temperado Cobertura vegetal: predomina campos, continuação da Campanha Gaúcha-RS.

27 Base da economia: criação de bovinos e ovinos Área: Km² (menor que o estado do Paraná) População: - 3,4 milhões de Hab.(2010) - descendentes de espanhóis, italianos e portugueses - 92% urbana

28 Motivos da pequena participação de eurameríndios e afrodescendentes na população uruguaia: Eurameríndios: praticamente exterminados durante o processo de colonização. Afrodescendentes: - por não haver produtos tropicais e metais preciosos que interessassem à metrópole espanhola, não foi necessário mão de obra escrava para sua exploração.

29 Economia baseada na agropecuária: - cultivo de trigo, soja, arroz e frutas temperadas - criação de ovinos e bovinos (maior parte do PIB nacional) - tradicional exportador de carne bovina, couro e lã, esta obtida do rebanho de ovinos Turismo: Punta del Leste

30 Localiza-se no centro da Bacia do Prata. Clima tropical, Desprovido de recursos naturais Rio Paraguai divide o país em duas regiões distintas: Ocidental e Oriental. Região Ocidental:savana (quebracho) Região Oriental: principais atividades econômicas (agricultura e pecuária) e concentração da maior parte da população.

31 População: 90% eurameríndios Línguas oficiais: guarani e espanhol Economia: - base é a agropecuária (soja- principal produto de exportação, carne bovina, cana- de-açúcar, entre outros). - venda de energia elétrica de Itaipu (usina mais potente do mundo) para o Brasil (Paraguai consome apenas 10% da metade que tem direito). - venda de importados

32 Emprego: boa parte no setor primário Apenas 55% da população vive nas cidades Setor industrial: pouco expressivo Indicadores sociais: - elevadas taxas de mortalidade infantil e analfabetismo - baixa expectativa de vida

33 Saídas fluviais para o Atlântico: por meio do Rio Paraguai, afluente do Rio Paraná, passando pelo território argentino. Brasil ofereceu uma saída para o mar: - construção da Ponte da Amizade sobre o Rio Paraná (inaugurada em 1965); e - construção da rodovia que liga Assunção até o porto de Paranaguá (BR-277), no estado do Paraná. No porto, o Paraguai possui um terminal de uso exclusivo.

34

35 Não foram colonizados nem por espanhóis, nem por portugueses. Colonização: - Guiana (Ingleses )......independência: Suriname (holandeses )...independência: Guiana Francesa (não é um país, mas um departamento ultramarino da França) Falta de integração entre as Guianas e o restante da América do Sul: a colonização e o meio físico.

36 Clima equatorial Cobertura vegetal dominante: Floresta Amazônica Guiana e Suriname a economia tem por base o setor primário: - cana-de-açúcar, arroz, entre outros. - bauxita (minério de alumínio) Guiana Francesa (setor primário): cana-de- açúcar, banana e pesca. Não há mineral.

37 Guiana Francesa - Possui Centro Espacial de Korou, que pertence à Agência Espacial Europeia, destinado ao lançamento de foguetes e satélites artificiais, por estar próxima à linha equatorial. A região se transformou em polo de tecnologia avançada e responde por cerca de 25% do PIB da Guiana Francesa.

38


Carregar ppt "7.000 Km: da Colômbia até Cabo Horn Quatro principais conjuntos geográficos no que se refere à paisagem natural: Guianas Países andinos: Colômbia, Venezuela,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google