A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As manifestações primarias, designam-se de erupções vulcânicas. Durante uma erupção, são emitidos, para o exterior da geosfera, materiais vulcânicos no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As manifestações primarias, designam-se de erupções vulcânicas. Durante uma erupção, são emitidos, para o exterior da geosfera, materiais vulcânicos no."— Transcrição da apresentação:

1

2 As manifestações primarias, designam-se de erupções vulcânicas. Durante uma erupção, são emitidos, para o exterior da geosfera, materiais vulcânicos no estado liquido, gasoso e sólido. Manifestações primarias Podem ser Vulcanismo central Vulcanismo fissural

3 As manifestações secundárias de vulcanismo designam-se pela emissão de vapor de água e/ou gases a temperaturas elevadas(fumarolas, sulfataras, mofetas, nascentes tremais e géiseres). Estas constituem uma importante fonte de energia geotérmica. Nascentes tremais fumarolas sulfataras géiseres

4 Actividade vulcânica nos Açores Vulcanismo primário Vulcões de grandes dimensões, no cimo dos quais existem grandes depressões - caldeiras - que correspondem a antigas crateras. Nas ilhas dos Açores existem numerosas caldeiras, como é o caso da caldeira das Sete Cidades, localizada na ilha de S. Miguel. Esta caldeira formou-se há cerca de anos e calcula-se que já tenham ocorrido cerca de 22 erupções após a sua formação.

5 Na zona do Vale das Furnas em S. Miguel, as fumarolas podem dar origem a nascentes termais, quando a temperatura baixa; Esta ilha é particularmente rica em nascentes de águas minero-medicinais com composições e temperaturas diferentes – águas hipossalinas, carbonatadas, férreas (quentes e frias). Há ainda águas minerais carbogasosas naturais. A elevada pressão a que a água se encontra faz aumentar o ponto de ebulição e a temperatura atinge um ponto crítico. O vapor de água obriga então a água a subir de forma violenta, em forma de jacto, dando origem aos géiseres. Vulcanismo secundário

6 Os Açores localizam-se na zona de junção tripla correspondente ao contacto das placas litosféricas Norte - Americana, Eurasiática e Núbia. As principais estruturas tectónicas existentes na Região dos Açores são a Crista Média Atlântica (CMA), o Rift da Terceira (RT), a Zona de Fractura Este dos Açores (ZFEA) e a Falha Glória (FG). A Crista Média Atlântica materializa a fronteira entre a placa Americana a oeste e as placas Eurasiática e Núbia a leste, cruzando os Açores entre as ilhas do Faial e das Flores. Trata-se de uma estrutura distensiva, afectada por diversas falhas transformantes. É muito activa do ponto de vista sísmico e vulcânico.

7 O Rift da Terceira é constituído por um complexo sistema de fracturas. No seu limite contacta com a Zona de Fractura Norte dos Açores, uma falha transformante que corta a Crista Média Atlântica. A Falha Glória, corresponde à Falha Açores-Gibraltar que se estende desde da ilha de Santa Maria. É uma estrutura linear e sismicamente activa, tem comportamento de falha inversa, na sequência da compressão. Hoje em dia ainda há inúmeras dúvidas quanto à localização exacta do ponto triplo dos Açores, eventualmente localizado perto da ilha do Faial.

8


Carregar ppt "As manifestações primarias, designam-se de erupções vulcânicas. Durante uma erupção, são emitidos, para o exterior da geosfera, materiais vulcânicos no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google