A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGMENTO DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE METALURGIA E DE MATERIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGMENTO DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE METALURGIA E DE MATERIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 SEGMENTO DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE METALURGIA E DE MATERIAIS
61º Congresso Anual da ABM - 6º ENEMET Palestra Especial SEGMENTO DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE METALURGIA E DE MATERIAIS por Carlos Bruno Eckstein

2 Objetivo Apresentar a engenharia de inspeção de equipamentos industriais, e o perfil técnico do profissional para trabalhar neste segmento.

3 O que é a Engenharia de Inspeção de Equipamentos?
É a conjugação do uso das técnicas de inspeção (destrutivas e não destrutivas), do conhecimento dos mecanismos de deterioração dos materiais e da mecânica da fratura para determinar a integridade estrutural e a vida residual dos equipamentos em operação nas plantas industriais.

4 Como atua a Engenharia de Inspeção de Equipamentos?
Programa planos de inspeção que permitem o estabelecimento da integridade estrutural e do tempo de vida residual de cada equipamento Com base nestes dados, pode-se programar de forma otimizada intervenções de manutenção que recomponham e adeqüem a integridade estrutural dos equipamentos à campanha operacional programada. Desta forma evita-se perda de produção por falha estrutural e, conseqüentemente, a ocorrência de acidentes.

5 Falha em Vaso de Pressão

6 Falha em Vaso de Pressão

7 Quem regulamenta esta atividade?
A Norma Regulamentadora 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão do Ministério do Trabalho Revisada em Dezembro de 1994 Define que o “Profissional Habilitado” é aquele com competência legal para o exercício da profissão de engenheiro nas atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento de operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no País.

8 Como garantir Integridade Estrutural?
A estrutura da NR-13 mostra como garantir a integridade estrutural dos equipamentos: Projetando adequadamente Fabricando segundo as recomendações de projeto Operando dentro dos limites de projeto Inspecionando periodicamente, para definir de forma otimizada as intervenções de manutenção

9 Onde está a Engenharia de Inspeção no contexto da indústria?
As indústrias precisam maximizar sua produção, para tal, necessitam de confiabilidade operacional nas suas plantas. Para atingir esta confiabilidade, aplica-se inspeções para avaliar o acúmulo de danos no material. A demanda por confiabilidade é cada vez mais exigente, o que promove o desenvolvimento de técnicas não intrusivas que permitam realizar as inspeções em serviço.

10 Onde está a Engenharia de Inspeção no contexto da indústria?
A Engenharia de Inspeção pode estar inserida na Manutenção das plantas, ou destacada numa gerência ligada ou não ao Gerente Geral da planta No Refino da PETROBRAS, a Engenharia de Inspeção teve seu reconhecimento como atividade de segurança, o que conduziu-a para estar ligada diretamente ao Gerente Geral nas refinarias

11 Formação do Engenheiro de Inspeção
Perfil de Conhecimento para o Profissional da Área de Engenharia de Inspeção: Mecanismos de deterioração dos materiais (seleção de materiais, corrosão, deterioração metalúrgica, processamento industrial) Técnicas de ensaios destrutivos e não destrutivos Avaliação de Integridade Estrutural (soldagem, propriedades mecânicas, cinética de transformação de fases, mecânica da fratura, análise de tensões) Inspeção Baseada em Risco (estatística e probabilidade de falha)

12 Formação do Engenheiro de Inspeção
Conhecimento dos Mecanismos de Deterioração Metalúrgico Perda de Massa Trincamento

13 Formação do Engenheiro de Inspeção
Mecanismos de Deterioração Metalúrgicos: Grafitização Esferoidização Fragilização ao Revenido Fragilização ao 475ºC Fragilização pela Fase Sigma Fluência Fadiga Etc...

14 Formação do Engenheiro de Inspeção
Mecanismos de Deterioração por Perda de Massa: Corrosão atmosférica Corrosão pelo CO2 Oxidação Sulfidação Corrosão por Cinzas Fundidas Etc...

15 Formação do Engenheiro de Inspeção
Mecanismos de Deterioração por Trincamento Assistido pelo Meio: Corrosão Sob Tensão por Cl- (A) Corrosão Cáustica Corrosão Fadiga Fragilização pelo Hidrogênio (B) Corrosão Sob tensão por Amônia Etc... (B)

16 Conhecimento em Ensaios não Destrutivos:
Formação do Engenheiro de Inspeção (B) (A) Conhecimento em Ensaios não Destrutivos: Líquido Penetrante (A) Partícula Magnética, Gamagrafia Ultra som (B) Termografia Correntes Parasitas (C) Emissão Acústica Réplica Metalográfica (D) Etc... (C) (D)

17 Formação do Engenheiro de Inspeção
Conhecimento em Avaliação de Integridade Estrutural Perda de Espessura (A) Fratura Frágil (B) Trincamento (C,D) Fadiga Fluência Incêndio (E) Etc... (A) (B)

18 Formação do Engenheiro de Inspeção
Conhecimento em Avaliação de Integridade Estrutural Perda de Espessura (A) Fratura Frágil (B) Trincamento (C,D) Deformações Geométricas Fadiga Fluência Incêndio (E) Etc... (C) (D)

19 Formação do Engenheiro de Inspeção
Conhecimento em Avaliação de Integridade Estrutural Perda de Espessura (A) Fratura Frágil (B) Trincamento (C,D) Deformações Geométricas Fadiga Fluência Incêndio (E) Etc... (E)

20 Formação do Engenheiro de Inspeção
Como o risco se distribui numa Planta?

21 RBI – Inspeção Baseada em Risco
calcula o risco da ocorrência de uma falha estrutural em equipamentos de processo permitindo o gerenciamento do risco global da unidade através do estabelecimento de planos de inspeção projetados especificamente para as características de acúmulo de danos de cada equipamento E, através do histórico operacional da unidade atualiza o risco de acordo com o cenário operacional futuro.

22 INSPEÇÃO BASEADA EM RISCO – RBI
Formação do Engenheiro de Inspeção INSPEÇÃO BASEADA EM RISCO – RBI Permite a definição de planos de inspeção adequado para minimizar o risco e otimizar os intervalos entre inspeções/manutenções. Matrizes de Risco apresentando a esquerda os equipamentos sem inspeção, e à direita os equipamentos com o plano de inspeção aplicado.

23 Programa de Inspeção para Equipamentos em Serviço
Banco de Dados da Unidade Priorização pela Inspeção Baseada em Risco Plano de Inspeção Resultados da Inspeção Adequação ao Uso Atualização dos Dados de Inspeção Auditoria do Sistema Processo de Melhoria Contínua da Qualidade

24 PROMINP (Programa de mobilização da Indústria do Petróleo)
Hoje há um programa do governo em andamento para treinar profissionais para suprir a demanda das indústrias ligadas ao petróleo. Nos próximos 5 anos (até 2010) haverá uma demanda por engenheiros e técnicos em todos os níveis da cadeia de produção na indústria do petróleo.

25 MUITO OBRIGADO


Carregar ppt "SEGMENTO DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE METALURGIA E DE MATERIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google