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O Reverso da Mídia (A Era da Insensatez) Troque de carro! Troque de tevê! Mude para nossa operadora, temos os melhores planos. Beba mais cerveja! Troque.

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2 O Reverso da Mídia (A Era da Insensatez)

3 Troque de carro! Troque de tevê! Mude para nossa operadora, temos os melhores planos. Beba mais cerveja! Troque de celular! horas por dia, 07 dias da semana.

4 pois vivemos na Era da Insensatez. Não estranhe se amanhã, na abertura do Jornal Nacional, anunciarem o velório da coerência,

5 Consumo, logo existo. Na sociedade consumista, quem não consome não existe.

6 William Bonner, certa vez, equiparou o telespectador do Jornal Nacional a Homer Simpson, um sujeito burro e preguiçoso, cujo passatempo preferido consiste em ficar no sofá assistindo tevê, comendo rosquinhas e bebendo cerveja. Segundo Bonner, o brasileiro médio teria dificuldade de "entender notícias complexas e pouca familiaridade com siglas como BNDES. Fonte: Folha Online, 06/12/2005

7 O mais preocupante, porém, não é o fato de termos como editor-chefe e apresentador do maior telejornal do país alguém que nivela milhões de telespectadores com Homer Simpson...

8 A pergunta que devemos nos fazer é: E se William Bonner tiver razão? Como foi que alcançamos tal condição? A quem interessa que continuemos assim...?

9 A televisão amolece o corpo. A televisão amolece o espírito.

10 No Brasil, segundo o Almanaque Ibope, as pessoas veem, em média, 5 horas de tevê por dia.

11 O sonho dos atuais diretores televisivos é ter como audiência uma imensa massa acrítica, sem uma real capacidade de análise. Um público que não pensa, que não questiona, que é facilmente manipulado, que compra quando e o que lhe mandam comprar...

12 Propagandas Propagandas: Compre Beba Consuma Exista!

13 E chega mais um domingo, e o que já era ruim consegue a proeza de ficar ainda pior... O que dizer do Domingão do Faustão?

14 E o que dizer de suas vídeo-cassetadas? Pancadas que ferem, tombos que machucam...

15 O ser humano ainda não tinha aprendido a amar o próximo e já tinha inventado a televisão, que ensina a desprezar o distante. Millôr Fernandes Escritor e cartunista

16 ATENÇÃO: Esta apresentação será interrompida por alguns minutos. Voltaremos logo após os Reclames do Plim-Plim...

17 Beba com moderação.

18 Uma série de estudos demonstra que, no Brasil, os jovens bebem cada vez mais e, ainda por cima, começam mais cedo. É simplesmente risível imaginar que eles (os jovens) teriam mais cautela apenas ouvindo aquela rápida frase de alerta depois do sensualíssimo anúncio com mulheres estupendas. Gilberto Dimenstein Colunista da Folha de SP e Rádio CBN

19 Embriague-se com moderação...

20 E o que dizer de Pedro Bial, quando se dirige aos participantes do Big Brother chamando-os de nossos heróis e nossos mártires? Quão deturpados os conceitos de heroísmo e martírio transmitidos. A que ponto chegamos!

21 Escola pública localizada no sertão pernambucano: Não há acabamento nas paredes. O banheiro está interditado. Há um ano sem merenda escolar.

22 Não seria mais sensato qualificar de heróis e mártires os nossos professores...?

23 Eles que, quase sem nenhum reconhecimento, e em condi- ções tão adversas, tentam manter acesa a chama do saber e do conhecimento.

24 muitas vezes obrigados a percorrer longas distâncias a pé para chegar à sala de aula... Heróis e heroínas são também os pequeninos alunos com seus chinelos gastos,

25 Bial, junte a produção do BBB e vá assistir ao documentário Pro Dia Nascer Feliz, que aborda a situação da educação no Brasil. É o mínimo que um formador de opinião deveria fazer.

26 seja no sertão nordestino, seja nas periferias de qualquer capital. Quem sabe o próximo reality show possa mostrar a dura realidade de muitos professores e alunos da rede pública: Aí, sim, teríamos um show de realidade.

27 Enquanto professores e escolas se esforçam para formar cidadãos, a televisão fabrica consumidores, fabrica tolos.

28 Em outubro*, mês das crianças, o valor gasto no Brasil em publicidade dirigida ao público infantil foi de, aproximadamente, R$ 210 milhões. * (ref.:2006) Neste mesmo período, foram investidos no Programa Federal de Desenvolvi- mento da Educação Infantil (FNDE), cerca de R$ 28 milhões. FONTE: Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente

29 A televisão transforma crianças da mais tenra idade em consumidores.

30 Diante da tevê, o telespectador está fisicamente inativo. Dos seus sentidos, trabalham somente a visão e a audição, mas de maneira extremamente parcial. Os olhos, por exemplo, praticamente não se mexem.

31 Os pensamentos estão praticamente inativos: não há tempo para raciocínio consciente e para fazer associações mentais, já que a atividade cognitiva está muito lenta. Isso ficou evidenciado em pesquisas sobre os efeitos neurofisiológicos da tevê ( SETZER,2005 ).

32 O eletro-encefalograma e a falta de movimento dos olhos de uma pessoa vendo televisão indicam um estado de desatenção, de sonolência, de semi-hipnose.

33 O piscar da imagem, os estímulos visuais exagerados e contínuos, e a passividade física do telespectador, fazem com que o cenário seja semelhante a uma sessão de hipnose.

34 Na leitura, é preciso produzir uma intensa atividade interior: num romance, imaginar o ambiente e os personagens; num texto filosófico ou científico, associar constantemente os conceitos descritos.

35 A tevê, pelo contrário, não exige nenhuma atividade mental: as imagens chegam prontas, não há nada para associar. Não há possibilidade de pensar sobre o que está sendo transmitido...,

36 ... porque a velocidade das mudanças de imagem, de som e de assunto impedem que o telespectador se concentre e acompanhe a transmissão conscientemente.

37 Infelizmente, a televisão vem ocupando um crescente papel na transmissão dos caminhos da infância. As emissoras e os anunciantes assumiram tal incumbência pensando no seu próprio lucro imediato, e não nas crianças ou no futuro da nação.

38 Troque de carro. Compre outro celular. Mude de operadora: nós temos os melhores planos. Beba mais cerveja.

39 Compre!

40 Beba!

41 Um show de bola pelas eliminatórias da Copa 2014: Uzbequistão x Nicarágua! E agora... Rede Bobo e você, tuuuudo a ver!

42 Deborah Secco de calcinha e sutiã, (Fonte: Folha de SP) dá recorde de audiência à novela "Paraíso Tropical" E no horário nobre:

43 Com a Dança do Poste de Flávia Alessandra, a novela Duas Caras alcança 40 pontos no Ibope pela primeira vez. E no nobre horário:

44 Zorra Total: o segundo programa mais assistido pelo público infantil... há dez anos no ar!

45 Propagandas Propagandas: Compre! Consuma! Possua!

46 aquela espiadinha... E agora... vamos dar

47 Se você quer eliminar fulaninho, ligue... Maldade tirar assim o dinheiro dos pobres e dos pouco instruídos! É dia de paredão : Se você quer eliminar fulaninha, ligue...

48 Passarinho quer dançar, Tchu, tchu, tchu, tchuuu! o rabicho balançar porque acaba de nascer...

49 ...

50 Quão vazia uma vida pode se tornar...

51 Que infância estamos construindo? Que juventude estamos formando? Pense nisso.

52 Formatação: peregrino & cabeça de ovo Tema musical: Insensatez (Tom Jobim) ADAPTAÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS


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