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O Reverso da Mídia (A Era da Insensatez).

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Apresentação em tema: "O Reverso da Mídia (A Era da Insensatez)."— Transcrição da apresentação:

1 O Reverso da Mídia (A Era da Insensatez)

2 Mude para nossa operadora, temos os melhores planos.
Troque de carro! Troque de tevê! Troque de celular! Mude para nossa operadora, temos os melhores planos. Beba mais cerveja! horas por dia, 07 dias da semana.

3 pois vivemos na Era da Insensatez.
Não estranhe se amanhã, na abertura do Jornal Nacional, anunciarem o velório da coerência, pois vivemos na Era da Insensatez.

4 Na sociedade consumista, quem não consome não existe.
“Consumo, logo existo.” Na sociedade consumista, quem não consome não existe.

5 William Bonner, certa vez, equiparou o telespectador do Jornal Nacional a Homer Simpson,
um sujeito burro e preguiçoso, cujo passatempo preferido consiste em ficar no sofá assistindo tevê, comendo rosquinhas e bebendo cerveja. Segundo Bonner, o brasileiro médio teria dificuldade de "entender notícias complexas e pouca familiaridade com siglas como BNDES”. Fonte: Folha Online, 06/12/2005

6 O mais preocupante, porém, não é o fato de termos como editor-chefe e apresentador do maior telejornal do país alguém que nivela milhões de telespectadores com “Homer Simpson”...

7 E se William Bonner tiver razão?
A pergunta que devemos nos fazer é: E se William Bonner tiver razão? Como foi que alcançamos tal condição? A quem interessa que continuemos assim...?

8 A televisão amolece o corpo. A televisão amolece o espírito.

9 No Brasil, segundo o Almanaque Ibope, as pessoas veem, em média, 5 horas de tevê por dia.

10 que compra quando e o que lhe mandam comprar...
O sonho dos atuais diretores televisivos é ter como audiência uma imensa massa acrítica, sem uma real capacidade de análise. Um público que não pensa, que não questiona, que é facilmente manipulado, que compra quando e o que lhe mandam comprar...

11 Propagandas Propagandas Propagandas: Compre Beba Consuma Exista!

12 E chega mais um domingo, e o que já era ruim consegue a proeza de ficar ainda pior... O que dizer do Domingão do Faustão?

13 tombos que machucam... E o que dizer de suas vídeo-cassetadas?
Pancadas que ferem, tombos que machucam...

14 e já tinha inventado a televisão, que ensina a desprezar o distante.”
“O ser humano ainda não tinha aprendido a amar o próximo e já tinha inventado a televisão, que ensina a desprezar o distante.” Millôr Fernandes Escritor e cartunista

15 ATENÇÃO: Esta apresentação será interrompida por alguns minutos.
Voltaremos logo após os “Reclames do Plim-Plim”...

16 Beba com moderação.

17 “Uma série de estudos demonstra que, no Brasil, os jovens bebem cada vez mais e, ainda por cima, começam mais cedo. “É simplesmente risível imaginar que eles (os jovens) teriam mais cautela apenas ouvindo aquela rápida frase de alerta depois do sensualíssimo anúncio com mulheres estupendas.” Gilberto Dimenstein Colunista da Folha de SP e Rádio CBN

18 Embriague-se “com moderação”...

19 E o que dizer de Pedro Bial,
quando se dirige aos participantes do Big Brother chamando-os de “nossos heróis” e “nossos mártires”? Quão deturpados os conceitos de heroísmo e martírio transmitidos. A que ponto chegamos!

20 Escola pública localizada no sertão pernambucano:
Não há acabamento nas paredes. Há um ano sem merenda escolar. O banheiro está interditado.

21 Não seria mais sensato qualificar de heróis e mártires os nossos professores...?

22 Eles que, quase sem nenhum reconhecimento, e em condi- ções tão adversas, tentam manter acesa a chama do saber e do conhecimento.

23 Heróis e heroínas são também os pequeninos alunos com seus chinelos gastos,
muitas vezes obrigados a percorrer longas distâncias a pé para chegar à sala de aula...

24 É o mínimo que um formador de opinião deveria fazer.
Bial, junte a produção do BBB e vá assistir ao documentário “Pro Dia Nascer Feliz”, que aborda a situação da educação no Brasil. É o mínimo que um formador de opinião deveria fazer.

25 seja nas periferias de qualquer capital.
Quem sabe o próximo “reality show” possa mostrar a dura realidade de muitos professores e alunos da rede pública: seja no sertão nordestino, seja nas periferias de qualquer capital. Aí, sim, teríamos um show de realidade.

26 Enquanto professores e escolas se esforçam para formar cidadãos,
a televisão fabrica consumidores, fabrica tolos.

27 Em outubro*, mês das crianças, o valor gasto no Brasil em publicidade dirigida ao público infantil foi de, aproximadamente, R$ 210 milhões. * (ref.:2006) Neste mesmo período, foram investidos no Programa Federal de Desenvolvi- mento da Educação Infantil (FNDE), cerca de R$ 28 milhões. FONTE: Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente

28 A televisão transforma crianças da mais tenra idade em consumidores.

29 Os olhos, por exemplo, praticamente não se mexem.
Diante da tevê, o telespectador está fisicamente inativo. Dos seus sentidos, trabalham somente a visão e a audição, mas de maneira extremamente parcial. Os olhos, por exemplo, praticamente não se mexem.

30 Os pensamentos estão praticamente inativos:
não há tempo para raciocínio consciente e para fazer associações mentais, já que a atividade cognitiva está muito lenta. Isso ficou evidenciado em pesquisas sobre os efeitos neurofisiológicos da tevê (SETZER,2005).

31 O eletro-encefalograma e a falta de movimento dos olhos de uma pessoa vendo televisão indicam um estado de desatenção, de sonolência, de semi-hipnose.

32 fazem com que o cenário seja semelhante a uma sessão de hipnose.
O piscar da imagem, os estímulos visuais exagerados e contínuos, e a passividade física do telespectador, fazem com que o cenário seja semelhante a uma sessão de hipnose.

33 Na leitura, é preciso produzir uma intensa atividade interior:
num romance, imaginar o ambiente e os personagens; num texto filosófico ou científico, associar constantemente os conceitos descritos.

34 A tevê, pelo contrário, não exige nenhuma atividade mental:
as imagens chegam prontas, não há nada para associar. Não há possibilidade de pensar sobre o que está sendo transmitido...,

35 ... porque a velocidade das mudanças de imagem, de som e de assunto impedem que o telespectador se concentre e acompanhe a transmissão conscientemente.

36 e não nas crianças ou no futuro da nação.
Infelizmente, a televisão vem ocupando um crescente papel na transmissão dos caminhos da infância. As emissoras e os anunciantes assumiram tal incumbência pensando no seu próprio lucro imediato, e não nas crianças ou no futuro da nação.

37 Mude de operadora: nós temos os melhores planos.
Troque de carro. Compre outro celular. Mude de operadora: nós temos os melhores planos. Beba mais cerveja.

38 Compre!

39 Beba!

40 E agora... Rede Bobo e você, tuuuudo a ver!
Um show de bola pelas eliminatórias da Copa 2014: Uzbequistão x Nicarágua! Rede Bobo e você, tuuuudo a ver!

41 E no horário nobre: Deborah Secco de calcinha e sutiã,
dá recorde de audiência à novela "Paraíso Tropical" (Fonte: Folha de SP)

42 E no nobre horário: Com a “Dança do Poste” de Flávia Alessandra,
a novela “Duas Caras” alcança 40 pontos no Ibope pela primeira vez.

43 “Zorra Total”: o segundo programa mais assistido pelo público infantil
“Zorra Total”: o segundo programa mais assistido pelo público infantil... há dez anos no ar!

44 Propagandas Propagandas Propagandas: Compre! Consuma! Possua!

45 E agora... vamos dar aquela espiadinha...

46 É dia de paredão: “Se você quer eliminar fulaninho, ligue...
Se você quer eliminar fulaninha, ligue...” Maldade tirar assim o dinheiro dos pobres e dos pouco instruídos!

47 “Passarinho quer dançar,
o rabicho balançar porque acaba de nascer... Tchu, tchu, tchu, tchuuu!”

48 ...

49 Quão vazia uma vida pode se tornar...

50 Que infância estamos construindo?
Que juventude estamos formando? Pense nisso.

51 ADAPTAÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS
Formatação: peregrino & cabeça de ovo Tema musical: Insensatez (Tom Jobim)


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